Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 23 de maio de 2009

DICA DE LIVRO #1

A LIÇÃO FINAL





Eu fui aluno dele.
Randolph Pausch (ou simplesmente, “Randy”) foi um professor. Randy foi meu professor, apesar de nunca o ter encontrado pessoalmente em minha vida. Dr. Pausch foi professor na Carnegie Mellon University (CMU), nos Estados Unidos e morreu no ano de 2008.
Era uma vez um homem, aparentemente, comum. Um professor como muitos outros que são encontrados por aí. Acontece que algo o diferenciava de muitos outros professores, algo que chegou em hora inesperada (se é que alguém, algum dia, espera por isso), algo que não estava nos planos. Algo que faz com que apenas 04% dos que passam pela experiência possa contar a história, e ainda assim, não por muito tempo. Quatro por cento! Sinto dizer que o que diferenciava o professor Randy dos outros professores era um câncer em estado terminal em seu pâncreas; e sinto dizer ainda que ele faz parte dos 95%.
Ao saber que sua vida estava prestes a ter seu desfecho, seu ato final, o professor tomou uma atitude difícil, entretanto, bastante acertada: resolveu proporcionar uma “Lição Final” na Universidade em que ensinava. Uma última aula para os amigos, alunos, ex-alunos, professores... Uma aula para quem quisesse assistir. Randy não esperava que o auditório da Universidade alcançasse sua capacidade máxima, a saber: em torno de 400 lugares. Não só isso. Ele não esperava que outras pessoas tivessem que assistir do lado de fora, através de um telão. Ainda mais: ele não esperava que milhões de pessoas assistissem a sua palestra ao redor do mundo pelo You Tube (página da internet onde são postados vídeos diversos).
Sim. Ele não esperava a repercussão de sua “Lição Final” e logo tornou-se conhecido no mundo. Teve que conciliar seus últimos momentos de vida com seus filhos e esposa, e com o assédio da imprensa. Ah, os filhos... A parte mais triste da história. Três crianças. Dylan, Logan e Chloe. Seis, quatro e um anos respectivamente. É consenso que o sonho de qualquer pai é acompanhar o crescimento de seus filhos. Randy foi privado deste sonho. Teve a difícil missão de ensinar em uma palestra de pouco mais de uma hora de duração, o que pretendia ensinar a seus filhos nos próximos vinte anos.
A palestra do professor Randy teve como tema: “Como realizar os sonhos de infância” e foi direcionada, principalmente, para seus três filhos. Da palestra “A Lição Final”, surgiu também o livro homônimo. Já vendeu milhões de cópias. O livro abarca muita da palestra e a palestra muito do livro. São complementares. Fonte de aprendizado. Fonte de Sabedoria. As crianças logo saberão quem foi seu pai. Saberão e aprenderão muito com seu legado. Serão, outrossim, seus alunos.
Eu assisti a uma aula sua. A última, a propósito. Mas vi. Isso me faz aluno de Randy. Ele ensinou-me em uma aula, coisas que não se aprende após anos de Universidade.
Tive muitos bons professores em minha vida. Tive poucos professores/educadores que expandiram minha mente para fora do universo escolar e acadêmico, e me fizeram entender que sou eterno aprendiz, e que a vida é a melhor Escola. Tenho orgulho de poder ter sido aluno do professor Randy Pausch, que nunca tive o prazer de conhecer em minha vida.

“Não podemos trocar as cartas que recebemos,
mas apenas pensar como jogar.”
(Randy Pausch)

Por fim, algumas fotos interessantes de meu professor:














Logan, Chloe, Jai, Randy e Dylan.


Nenhum comentário:

Postar um comentário