Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

FIAT VOLUNTAS TUA, SICUT IN CÆLO ET IN TERRA

    É tão estranho, os bons morrem jovens… Assim parece ser, quando me lembro de você, que acabou indo embora cedo demais...” (Legião Urbana)


Deus tem seus desígnios... e (in)felizmente, nem sempre esses desígnios são iguais aos nossos. Esforço-me para aceitar o que Cristo aceitou, não sem dificuldade, quando ele disse: “Pai, afasta de mim este Cálice; contudo, que seja feita a Tua vontade, não a minha.” Acontece, que não sou Cristo. Nem tenho a pretensão de ser. Simplesmente dói tentar entender tudo isso.
Antônio Carlos Barros Júnior, ou simplesmente “Chapinha”, foi/é um Homem jovem que conseguiu obter uma sabedoria em seus 23 anos de existência que se eu pudesse alcançar, ainda que no final da minha vida, estaria satisfeitíssimo. Um jovem Homem que eu aprendi a admirar. Alguém que simplesmente não possuía inimigos, ou mesmo desafetos. Daqueles que conquistam todos ao seu redor, apenas com o seu sorriso.

Um Homem com uma Fé inabalável, apesar de todos os pesares. Um Homem com uma facilidade imensa para fazer amigos. Um Homem inspirador. Não! Eu não tinha tanto contato com ele. Creio até que nos vimos pela última vez há mais de anos. Isso é o bastante para provar como ele pode marcar a vida de uma pessoa. Tive ainda a oportunidade de conversar um pouco com ele antes de receber dolorosa notícia. Tive a oportunidade de dizer que o amava. Tive a oportunidade de fazê-lo esquecer por um segundo que seja, o problema pelo qual passava, nem que fosse ao ler um comentário meu em seu Blog "Júnior Contando Histórias". Isso me conforta. Sinto por não ter podido ter feito mais.
Júnior como sempre - rodeado de amigos.
Dono de vários talentos, Chapinha foi o responsável por contar a piada que mais ri na minha vida. Ele tinha me dito que me nos encontraríamos para me contar outras, na última vez que nos falamos (pela internet). Jogava futebol como poucos.

Hoje a natureza enlouqueceu. Perdeu seu ritmo. Hoje vi cenas que não deveriam existir no mundo. Vi pais enterrando seu filho. A Lei da natureza não deveria permitir isso. Os filhos devem enterrar seus pais. Vi placas de mármore na grama que indicavam nascidos nos anos 1920, 1930, 1940... Entre elas, a do meu nobre amigo parecia deslocada. Nascimento na década de 1980, assim como eu. A quem deveria dizer que isso está errado? A quem deveria reclamar? Não faço ideia. Talvez nem deva reclamar, contudo, ficar em silêncio também dói.
Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,
porque tu estás comigo." (Salmo 23.4)
Ontem a noite fiz alguns pedidos a Deus antes de dormir. Três, na verdade. No último eu pedia a Cura para meu amigo. Pedi que seu dia tivesse sido bom... Pedi que o dia seguinte fosse melhor. Mais ou menos nesse mesmo instante, Deus levava esse mesmo amigo para perto de si. Não sei se fui atendido. Quero acreditar que sim. Meu amigo não sente mais dor. Seu dia, não é mais triste. Talvez tenha obtido a Cura. Seu Espírito descansa. Um descanso merecido.
Vivemos em um mundo diferente do de décadas atrás. Em outros tempos, minhas lágrimas que agora escorrem, manchariam um pedaço de papel e talvez até borrassem a tinta da caneta. Hoje está tudo tão perfeito. Não há dificuldade em ler estas palavras. Está tudo legível. Com um Professor aprendi que atualmente os homens perderam até a dignidade de morrer, pois morrem em alas hospitalares, cheios de fios e tubos, sem poderem dizer as últimas palavras e, muitas vezes, longe das pessoas que amam. Até nisso, Chapinha foi diferente. Soube sair do palco com dignidade, tal qual um grande ator interpretando o ato final da mais bela das peças. Chamou a família para perto, despediu-se de todos. Fez últimos desejos. Escreveu uma poesia... [A poesia na íntegra está ao final deste post]

Antônio Carlos Barros Júnior influenciou vidas e continuará a influenciar. Os exemplos que deixou não foram poucos, e são todos bons. Ele era/é bom. Gosto de pensar que quando as pessoas se tornam tão boas... tão superiores se comparadas às outras, é chegada a hora dela ir para outro plano. Este no qual estamos, temporariamente, nem sempre é adequado a esse tipo de pessoa. Geralmente quando estão por aqui, fazem porque querem, não porque precisam!
Aprendi com um Professor a ler Sêneca. Aprendi com Sêneca (que viveu há 2.000 anos) algumas coisas importantes. Citarei algumas:

1 - Não os anos nem os dias, mas o Espírito é que nos diz se vivemos o suficiente;
2 - Caso tivesses perdido um amigo, a maior das perdas, deverias ainda assim ficar feliz porque o tiveste, e não porque o perdeste;
3 - O tempo que passou nos pertence, e nada está em lugar tão seguro como aquele que já se foi.

Essas palavras, escritas há tanto tempo, me dão forças.
Hoje também foi um dia que tomei uma decisão da qual me orgulho. Uma pequena decisão que me seguirá pelo resto da vida. Tomei a decisão de cabeça erguida, e não estaria bem agora se tivesse tomado outra diferente. Hoje me orgulhei um pouco mais de mim mesmo!

Chapinha, o pensamento de todos que você cativou, estão te guiando para teu lugar de origem!
Meu muito obrigado pela sua existência.
Meu muito obrigado pelo seu sorriso.
Meu muito obrigado pelas suas piadas.
Meu muito obrigado pela nossa curta (e Eterna) amizade.
Meu muito obrigado pelas coisas que me ensinou.
Meu muito obrigado pela sua demonstração de Fé.
Meu muito obrigado pelo seu bom coração.
Meu muito obrigado por ser quem você foi.
Meu muito obrigado por me fazer crescer.
Meu muito obrigado por sua inspiração.
Meu muito obrigado por fazer do mundo um lugar melhor.
Meu mundo obrigado por reforçar minha esperança na bondade humana.
Meu Eterno e simples...

MUITO OBRIGADO!

Eu sei que você sabia, mas... EU TE AMO!



“- Quando olhares o céu de noite, eu estarei habitando uma delas [estrela], e de lá estarei rindo; então será, para ti, como se todas as estrelas rissem! Desta forma, tu, e somente tu, terás estrelas que sabem rir! (...) E quando estiveres consolado (a gente sempre se consola), tu ficarás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo. Terás vontade de rir comigo. E às vezes abrirás tua janela apenas pelo simples prazer...”
(O Pequeno Príncipe)



Poesia escrita por ele (talvez dia antes de "viajar"):

Libertei-me do medo do inferno

Libertei-me do medo do inferno, e da pressão de ir para o céu.
Descobri que ganhei isso de presente
Mas também descobri que esse não é o maior presente
O maior presente não foi esta passagem gratuita para o novo mundo
Mas o AMOR
A oportunidade de:
Chorar com os que choram
Sorrir com os que sorriem
Valorizar os pais e amigos
Abraçar os doentes, prostitutas, homossexuais
Conversar com os alcoólatras
Acreditar nos meninos de rua
E se tornar uma pessoa extraordinária como Jesus, não em busca do céu ou para escapar do inferno
Mas em busca desse EXTRA, que também podemos chamar de AMOR
Fé + Perseverança + Flexibilidade = pessoas extraordinárias = AMOR
Fé para acreditar em algo difícil, impossível para as pessoas comuns
Perseverança para persistir e não desistir no primeiro obstáculo
Flexibilidade para entender que as pessoas são diferentes, e amá-las mesmo assim.

(Antônio Carlos Barros Júnior)

-------------
Chapinha mantinha um Blog no qual depositava um pouco de suas experiências (nem sempre boas) com seus colegas e amigos. Segue o link desse Blog, gostaria que dessem uma lida, se possível, ao menos em alguns posts!

Júnior Contando Histórias:


-----------
Texto escrito em 09.12.2010
Em Memória de Antônio Carlos Barros Júnior "Chapinha".
Seus Eternos admiradores:
Anderson Felipe (Tronn)
Carlos Henrique (Riquinho)
Leonardo Madeira (Léo)
Ovídio Cabral
Rodrigo Cavalcanti (Moore)

11 comentários:

  1. Sou irmã de Antônio Carlos. Que homenagem linda, q palavras cheias de sentimento, os mais lindos sentimentos!! Obrigada Rodrigo. Meu irmão falava de vc, ficava bem feliz com o que vc escrevia pra ele...
    Deus te proteja sempre!
    Grande bjo

    ResponderExcluir
  2. Maravilhosa homenagem pra um cara espetacular. Sei que todos os que o conheceram, todos, sem exceção, só guardam lembranças incríveis dele. Gostaria demais de poder ser assim como ele, com certeza um grande exemplo pra mim. Interessante quando você falou da piada, a piada que mais ri na vida ele também me contou, lá na praia do meio, a noite.. rsrs... minha irmã tinha 10 anos de idade e foi junto nesse dia, ela até hj dizia que era o dia mais feliz da vida dela! Parabéns Rodrigão meu amigo e PARABÉNS meu amigo CHAPINHA! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo, fiquei emocionada com sua justa homenagem.
    Deus o conforte, bem como a família de seu amigo.
    bjs Cris/Kika - Cativar

    ResponderExcluir
  4. Moore, que mensagem perfeita, eu queria ter o seu dom para poder escrever assim, mas não tenho, então cabe a mim apenas concordar e admirar o que você escreve, todos os dias tenho chorado, e hj mais um pouco com essa mensagem, mas de certa forma trouxe um pouco de alívio ao meu coração!

    Parabens pelas palavras vc como pouco sabe escrever bem!!!!!

    E ao meu amigo Antonio Carlos, onde ele estiver, que nos guie que nos ilumine com aquela tranquilidade e paz de espírito que sempre teve, sorrindo e gargalhando com aquela sua risada única e inesquécivel só em pensar parece q estou ouvindo!!
    Com aquele humor que lhe era peculiar, amigo esteja conosco para tentar atingir um pouco di que você foi!!!!

    Abraços Moore

    ResponderExcluir
  5. Brilhante homenagem Moore. Você sintetizou tudo aquilo que gostaríamos de dizer, mas não temos o dom de colocá-la no papel como você. Antonio Carlos foi/é um cara que levaremos pro resto da vida como exemplo de fé,perseverança,paciência,alegria e principalmente.....AMOR AO PRÓXIMO. Junto com ele, vai um pedaçinho de cada um de nós pois dentro da gente, é como se um pedaço do nosso coração estivesse faltando.
    Meu amigo Chapinha,apesar de não termos sido tão próximos, você me ensinou a viver melhor, aproveitar mais cada momento nesse período em que passamos na Terra, viver feliz, AMAR AO PRÒXIMO!
    Onde estiveres, estarás levando a sua peculiar felicidade pois é o que fica guardado dentro de cada um de nós que conviveu contigo.
    Eternas saudades..... do seu amigo e admirador

    Marcos Allyson

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo....lindas palavras suas sobre o nosso amigo é amais pura essência do que le é.....tenho certeza que pessoas como ele sãoAMJOS enviados por DEUS e que a sua estadia na terra foi teve amissão de confortar os corações dos mais nescessitados com a sua alegria....DEUS com certeza precisou deum anjo a mais no ceu....eternas saudades....Fabrisia Alves

    ResponderExcluir
  7. Rodrigo, somente o tempo conseguirá transformar a dor da perda em uma saudade boa. Mas tenha a certeza de que um dia se encontrarão.Pois as pessoas não surgem em nossas vidas por acaso,e os laços que nos unem não são quebrados nem com a morte.
    Hoje eu vi uma nova estrela no céu, e ela sorriu pra mim e mandou te dizer que basta olhar o céu a noite e voce também a verá.
    "Eternamente responsável por aquilo que cativas..."

    Beijo grande

    ResponderExcluir
  8. Que linda homenagem... É tão forte quando leio palavras como essas, que traduzem sentimentos puros, que conseguem nos fazer sentir o que é uma AMIZADE VERDADEIRA.
    Tenho certeza de que o nosso amor nos guia ao encontro dos que em nossa vida se tornam especiais. Nossa memória nos permite reviver os melhores momentos, nossa saudade mantém os que amamos para sempre vivos dentro de nós. Nossa amizade nos eterniza. Nosso sofrimento nos edifica.

    Amigo, fica bem... Oro por você, sinto saudades e espero por um dia que possa te encontrar outra vez.

    Te amo pra sempre. (L'

    ResponderExcluir
  9. Moore, na vida todos precisam de amigos e sem eles a vida fica um vazio... Amigos como vocês (Tronn, Moore, Negão, Ovídio, Léo, Rodrigo, Marcão e Paulinho) eu jamais quero perder, seja de vista ou mesmo do coração. Amo todos vocês!
    A respeito de Chapinha, eu não tive muito relacionamento (infelizmente), mas eu tenho certeza que ele era um homem diferente (pra melhor) e de uma incrível capacidade de fazer os outros rirem, quando eu vi e conheci as coisas que ele fazia, fiquei impressionado, que coisa linda!
    Eu tenho certeza que esse mundo não merecia um rapaz como ele, Deus viu toda a sua tristeza, e, no tempo dele (que não é o nosso) achou melhor levá-lo, e tenho certeza que Chapinha cumpriu a missão dele aqui na Terra. Um abraço grande pra família dele!
    É isso...
    Abraço Moore! Riquinho

    ResponderExcluir
  10. Linda homenagem e super merecida!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Vim até aqui através da comunidade do Pequeno Príncipe (CATIVAR).
    Confesso que fiquei emocionada com o post! Lembrei de um amigo que perdi há uns anos. Tão triste tão as partidas!
    "Vi pais enterrando seu filho. A Lei da natureza não deveria permitir isso. Os filhos devem enterrar seus pais."
    Tb concordava com isso, até o dia em que este amigo morreu, acredito veemente que DEus sabe de todas as coisas, e que se Ele permitiu que algo acontecesse é porque era o certo! Cada um tem o seu destino a trilhar na Terra, um dia simplesmente as cortinas se fecham e os espectadores devem aceitar o final que lhes foi oferecido!
    Seu amigo está bem, onde quer que ele esteja!
    A morte é algo misterioso e extremamente doloroso, só com a morte pude entender o que seria a dor no coração, antes eu pensava que fosse apenas uma hipérbole, mas não é.
    Seu amigo está bem! Tenha certeza!
    =)
    Fique bem tb :)
    E no fim, o que resta, são as boas lembranças!
    Um abraço :)

    Ps: Perdão por ter escrito tanto!

    ResponderExcluir