Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 25 de dezembro de 2010

NATAL - 411 ANOS DE HISTÓRIA

 Bandeira da Cidade do Natal

Hoje, 25 de dezembro de 2010, comemoramos, nós natalenses, além do Natal (nascimento de Cristo), o aniversário de nossa linda cidade. Fundada em 25 de dezembro de 1599, a cidade conta com duas hipóteses de fundação, a primeira diz que "o sítio primitivo da cidade foi demarcado por Jerônimo de Albuquerque no dia 25 de dezembro de 1599, e a outra é que um capitão chamado Manuel de Mascarenhas chegou aqui com a missão de construir um forte e uma cidade para assim fortalecer a posição de Portugal e afastar qualquer possibilidade de invasão."
Fortaleza dos Santos Reis - Praia do Forte


O marco de fundação e colonização dessa localidade é a Fortaleza dos Santos Reis (Forte dos Reis Magos). Ponto obrigatório de visitação para nossos estudantes (principalmente do Enisno Fundamental). É comum, nós daqui da cidade, termos, pelo menos uma vez, ter feito uma visitação à Fortaleza com nossa escola! Confesso que nos dias atuais não sei se essa Tradição permanece, mas espero que sim! É nossa História!
Costa de Natal

Fortaleza dos Santos Reis
(Na época do domínio holandês, ficou conhecida como Castelo Keulen)
Nossa Natal, muitas vezes encarada como ainda muito provinciana, possui 803.811 habitantes (IBGE/2010). Tem suas qualidades e seus defeitos, como cada cidade. Entre 1633 e 1654, passou a se chamar Nova Amsterdã, visto que o território estava sob domínio holandês.

Natal nos anos 1950

Natal nos anos 1950


 Natal nos anos 1950

Natal é conhecida como "Cidade do Sol", "Noiva do Sol" (por ter quase 300 dias de sol por ano), "Capital Espacial do Brasil", devido às operações da primeira base de foguetes da América do Sul, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno no município limítrofe de Parnamirim; tem o ar considerado o mais puro da América Latina e devido à sua posição geográfica, chegou a ser considerada pelo Departamento de Guerra dos EUA como "um dos quatro pontos mais estratégicos do mundo".


 Pôr-do-sol em Natal

Ponte Newton Navarro

Possui bairros históricos como a Cidade Alta e a Ribeira, que muitas vezes não recebem os devidos cuidados que merecem. Prova disso foi a chamada "Revitalização da Ribeira", quando houve uma reconstrução de parte do local sem a preocupação de se realizar uma restauração do meio, mantendo assim as características históricas. Isso reflete um pouco algo muito comum em Natal: a aparência. Aqui na capital do estado do Rio Grande do Norte, na maior parte das vezes o que importa não é ser, e sim ter. Soube que temos, comparativamente, a maior frota de carros importados do Brasil. Acontece que é muito comum as pessoas terem o celular de ponta, mas não ter créditos para fazer ligações. É um defeito das pessoas daqui, que também são muito pacatas e conformadas.

Calma! Não estou "detonando" Natal e seu povo! Eu amo minha cidade. Acontece que é uma realidade percebida por muitos que aqui vivem e que compartilho com vocês, leitores, assim como compartilho as coisas boas.

Morro Careca - Praia de Ponta Negra

 Rua Chile - bairro da Ribeira
Parte do Centro Histórico da Cidade

É um lugar turístico disputado pelos estrangeiros ou de outros estados. É incrível como há pessoas que quando passam por Natal sempre querem voltar. Fora aquelas que sentem vontade de se mudar para cá. Tenho muitos amigos filhos de militares e é praticamente unânime o gosto que tomam pela cidade. Muitos preferem até ficar por aqui do que voltar para sua cidade de origem. E realmente, comparado a grandes centros urbanos, Natal é bastante tranquila, com violência e trânsito insuportáveis para quem é daqui, e bastante tranquilos para quem vem de fora. xD

Proximidade do bairro de Potilândia

Pórtico da Cidade do Natal

Arco do Sol na entrada de Ponta Negra
(Construído em comemoração aos 400 anos da Cidade)

 A Cidade conta com belíssimas vistas, seja de paisagens naturais ou criadas pelo homem. Vale a pena nos fazer uma visita!

 Bairro do Tirol

 Zona Sul de Natal

  

Mirante da Gente - Redinha

Enfim, há muitas coisas mais para mostrar, mas não quero prolongar sua leitura. Por isso, segue abaixo o link de um vídeo da Prefeitura do Natal. Creio que foi premiado em algum festival ou coisa do gênero. Altamente recomendado o vídeo:


E quem sabe um dia, vocês que moram longe, possam vir passar um Natal em Natal! O convite está feito!


Nossa árvore de Natal!

UM FELIZ NATAL A TODOS!
E MEUS PARABÉNS A MINHA CIDADE!

3 comentários:

  1. Natal pra mim eh um caso de amor, cidade onde nasceram e se criaram meus pais e que por 26 anos tem sido minha primeira escolha em todos os feriados, rsrs. Eh o lugar onde tô com minha família, onde também me sinto em casa. E que muito em breve, espero, será minha nova casa. Enfim, mais um natal em Natal. E não poderia ter sido melhor... Bela postagem, primo! Os pernambucanos também adoram sua cidade!

    ResponderExcluir
  2. É Moore... Natal, pra mim, só tem um grande problema... O CALOR!!! rsrsrs... lembra, ne? Mas mesmo assim a gente pega qualquer busão e chega na praia em 5 minutos.. então... Parabéns pra melhor cidade!!!

    ResponderExcluir