Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sexta-feira, 24 de junho de 2011

FESTEJOS JUNINOS


As festas juninas são celebrações que acontecem em vários países. Historicamente estão relacionadas com a festa pagã do solstício de verão, que era celebrada em 24 de junho, segundo o calendário juliano (pré-gregoriano) e foi cristianizada na Idade Média como "Festa de São João".

Este ano está bastante movimentado nesse quesito. Eu, que nem sou muito fã de São João (principalmente por causa das fogueiras e bombas), estou um verdadeiro folião junino! xD Tudo graças à minha profissão!

Já se foram três festas. A primeira delas aconteceu dia 17 último, no Colégio APAP - Associação Potiguar de Aulas Particulares (Em Nova Parnamirim). O Colégio foi todo decorado para receber alunos, familiares,  funcionários, Professores e amigos. A celebração realizada anualmente recebe o nome de "Festa da Colheita" e com tudo que tem direito: comidas típicas, pescaria, recadinhos do coração, quadrilha improvisada...

Festa da Colheita - APAP 2011

Muita dança e forró matuto!

Já nos dias 21 e 22, aconteceu o III Sarau Junino do Colégio CAdE - Centro Avançado de Ensino (Unidade de Parnamirim). O tema deste ano foi: "ELINO JULIÃO - Raízes do Meu Chão: Música, Dança e Poesia."
Os alunos decoraram toda a escola e fizeram um grande trabalho sobre a vida e obra do saudoso Elino Julião, como forma de ajudar no resgate da cultura norte-riograndense, tão esquecida por muitos.

Os estudantes prepararam peça teatral, coral, banda, dança, cordel e até uma sessão de cinema que contava um pouco da história deste artista filho do RN. Claro que a quadrilha improvisada, o traje matuto e as comidas típicas também não podiam faltar!!

Coral de alunos


Quadrilha improvisada!

Barraca do Pré de Comidas Típicas

E para finalizar tanta festança, no último dia 23, véspera de São João, aconteceu o 10º Arraiá do CAdE. Este serve, na verdade, como um pretexto para reunir uma equipe tão boa e numerosa das três unidades desse Colégio (Centro - Zona Norte - Parnamirim). Professores, funcionários e agregados se reuniram para uma grande festa na Fazenda Jucá! Teve muita comida, show de mamulengo com artista da terra, quadrilha improvisada, passeio de cavalo, charrete, etc.


Marília (Profª de Português) e eu!

 Festa na Fazenda Jucá, do mestre Kokinho! ^^

 Centro - ZN - Parnamirim - Uma grande família CAdE

Entenderam por que este ano está tão movimentado para mim, em termos de festas juninas? Não podia faltar em nenhuma! E todas foram muito boas! Espero que estejam aproveitando suas festas também!

Boa semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário