Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 2 de junho de 2012

SE TIVER VONTADE DE CANTAR... CANTE!

 Dado Villa Lobos - Wagner Moura - Marcelo Bonfá

Quem é fã da Legião Urbana ficou sabendo sem dúvida!

A Mtv Brasil promoveu nos dias 29 e 30 de maio um grande show ao estilo Tributo ao grupo Legião Urbana. Até aí, tudo ótimo. A grande jogada, na minha opinião, foi o convite feito ao excelente ator Wagner Moura para que ele fosse o vocalista do show. No mínimo... estranho.

O que pouca gente sabe é que o ator que imortalizou o Capitão Nascimento do longa nacional Tropa de Elite, também tem um projeto dentro da música. Desde 1992, Wagner Moura é vocalista em sua banda "Sua Mãe". Entretanto, sua intimidade com o microfone não foi suficiente para disfarçar sua pouca aptidão para o vocal. Não é que ele canta ruiiiiiim... mas o cara não é dos melhores. O que ninguém entendeu foi o por que dele ter sido o convidado para reviver os sucessos de uma das bandas de maior sucesso da história musical do país. Há duas teorias minhas que se encaixam: a primeira é que o cara é um fanzaço da banda. A segunda é inegavelmente o marketing que isso trouxe consigo.

Em seu último filme mais famoso, "O Homem do Futuro", o ator cantou junto com a atriz Aline Moraes, o sucesso "Tempo Perdido". Creio que a Mtv acertou na escolha se o objetivo fosse chamar a atenção.

Clip de Tempo Perdido (O Homem do Futuro), 
interpretado por Aline Moraes e Wagner Moura.

Além de Wagner Moura e um ou outro convidado, o palco teve a presença de Dado Villa Lobos e Marcelo Bonfá, guitarrista e baterista do Leigião Urbana, respectivamente. Fato é que Wagner Moura mostrou-se muito desafinado, e isso foi a primeira coisa que me chamou a atenção. Fiquei insatisfeito com sua performance vocal e até critiquei sua participação. Todavia, pensando com mais calma, entendi que quem estava ali no palco não era o cantor, muito menos o ator... era o fã. Wagner foi escolhido para cantar as músicas nesse Tributo e CORAJOSAMENTE aceitou. Não tenho certeza se ele sabe que não canta muito bem, mas depois do show, depois das críticas que choveram em cima dele, acredito que ele faria de novo sem nem pensar duas vezes, e é para essa atitude que tiro meu chapéu.

 

 Acredito que a Mtv errou sim, ao convidá-lo. Por ser possivelmente a última vez que os integrantes originais da banda (resumindo a Dado e Bonfá), tocariam juntos, acredito que os fãs (principalmente os que pagaram caro pelo show), deveriam ter tido um show inesquecível em todos os aspectos. Acredito que muitos artistas da época e do mesmo estilo do Legião, deveriam ter sido convidados. Mas... vamos tentar ver a metade cheia do copo.

O que faltou em voz para Wagner, sobrou em emoção. Poucas vezes vi alguém se entregar a um show assim como ele o fez. Era de fato um fã que estava ali cantando, sem se importar muito com a técnica. Na verdade, o próprio Wagner disse algo parecido antes do dia do show, vejam no link abaixo:


Pois bem... eu sempre tive vontade de cantar, mas sempre fui muito desafinado! Calma... não vou começar a cantar (kkkkkk). Ou melhor, vou cantar sim, mas num evento específico. Sempre quis cantar em eventos de anime (desenhos de cultura japonesa), mas nunca cantei por vergonha da minha voz. Fico pensando o quanto de coisas que não fazemos, mesmo com vontade, por causa de vergonha. Assistam abaixo Wagner cantando "A Via Láctea", música que nunca foi interpretada ao vivo por Renato Russo, pois este faleceu logo após o lançamento do CD, em 1996. Visivelmente emocionado, o fã da banda até que não cantou mal.


 A coragem de Wagner Moura me inspirou, hehehehehehe. Decidi cantar num próximo evento. Uma música que seja, mas irei satisfazer essa vontade! xD Quem sabe eu gravo esse momento épico e posto depois? hahahahahahha



Que fique então essa bonita lição! "Faz o que tu queres, pois é tudo da lei!" Que não nos arrependamos ao final da vida por não termos feito algo que queríamos fazer. Principalmente se o único obstáculo é uma pequena vergonha por você não ser dos melhores naquilo que gosta.
 
Vivas à Legião Urbana!

3 comentários:

  1. Amei a postagem.
    Realmente, devemos fazer aquilo que temos vontade de fazer enquanto há tempo, viver intensamente e aproveitar cada segundo que estamos respirando.. Afinal ninguém sabe quando será o ultimo suspiro!

    ResponderExcluir
  2. Não vi o show, mas ao ver o vídeo que você postou também senti a emoção transmitida pela Wagner. Sou fã do trabalho dele e ainda mais do da Legião Urbana, pois as músicas do Renato marcaram a minha vida.

    ResponderExcluir
  3. Como sempre, suas postagens são de alta qualidade, um dia vc ganha muito dinheiro com isso, de verdade, viu? rsrs

    Bom, não acho que a MTV errou ao convidar o Wagner, ao contrario, foi muito feliz com a escolha e não só pelo marketing e sim pelo fã que ele é, como vc já disse acima. Não tinha como ser diferente, pelo que eu entendi, eles(MTV) não estavam à procura de um substituto no vocal(impossível) ou alguém que cante bem, isso já foi feito no Rock in Rio passado e achei muito mais marketing do que uma homenagem, queriam um fã que transmitisse o que acontecia no palco para o público.

    Imagine ai, um fã "cantando" as músicas junto com outros fãs... quer dizer que vc tbm não iria cantar? Tem que fazer igual a Wagner, foda-se as criticas, estou cantando com a Legião kkkk...

    Se existe vida após a morte, o Renato ficou muito feliz com essa homenagem de um fã, não de um cantor tentando se promover.

    Parabéns ao Wagner e aos musicos Dado e Marcelo por não fugirem dos arranjos originais de todas as músicas tocadas nesse dia.

    ResponderExcluir