Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 27 de maio de 2012

A POSTAGEM QUE QUASE ATRASOU


O título desta postagem é bem diferente, mas tem uma intenção. :)

Há anos este Blog é alimentado com postagens semanais, e quase a totalidade dessas postagens ocorrem nos sábados ou domingos. Este final de semana não foi diferente, mas por pouco. Acontece que no nosso mundo atual, as maravilhas e avanços tecnológicos nos faz passar mais tempo de frente a um aparelho eletrônico do que com amigos no dia a dia. Mesmo quando estamos com amigos, é comum cada um passar um tempo no telefone, no netbook, com mp3, 4, 5... escutando músicas, enfim... perde-se CONTATO.

Quando passamos mais de um ou dois dias sem olhar nossa caixa de e-mail, o número de e-mails não lidos pode passar de três dígitos, e aí se exige ainda mais tempo para selecioná-los, lê-los, respondê-los... E esse tempo é tomado da convivência social, em boa parte das vezes. Não me eximo desse grupo. Já não é de hoje que gosto de passar bastante tempo na internet, seja conversando ou trabalhando, ou mesmo procurando besteiras para me divertir. Mas será que um vídeo de diversão é tão eficaz quanto uma tarde com amigos? Basta você realizar esta última atividade para perceber que não. Fico me perguntando o quanto se perde de bons momentos por causa do avanço tecnológico. Para quem cresceu nos anos 1980 e 1990, como é o meu caso, é só lembrar de nossas infâncias. Não havia praticamente NADA de tudo isso. Nossa diversão se resumia em brincar na rua, em reunir os amigos em casa ou no colégio.

Este final de semana foi intenso. Com meu primo (que mora no Pará) e minha prima que vive em Recife passando esses dias conosco, reunimos amigos, assistimos coisas bacanas, corremos de kart, comemos fora, jogamos cartas, até umas aulinhas de forró com a amiga Helena eu tive (xD), e outras coisas mais... Praticamente sem internet e derivados (praticamente... hehehehe). Sobrou tempo para o convívio, para o contato! :)

A postagem desta semana do Blog quase atrasa, mas pergunto-me se haveria realmente algum problema se ela atrasasse por esses motivos...

Fiquem com um vídeo bacana para reflexão:

domingo, 20 de maio de 2012

POLITICAMENTE CORRETO



 Não é de hoje que escrevo, falo e comento, sobre como o "Politicamente Correto" está a estragar o mundo. A ideia de dominar o que as pessoas dizem ou pensam, travestida com uma capa de democracia e respeito, está tomando conta das pessoas (arquitetada pelos governos, os mais interessados em manipular o que todos dizem ou pensam). Ninguém se dá conta de que é justamente dessa forma que a liberdade de expressão vem sendo podada e vigiada de perto. Com diz um Amigo meu, estamos à mercê da "Patrulha Ideológica". 

Na França revolucionária de 1789, ninguém podia se vestir ou falar da forma que não fosse a favor da Revolução (que diga-se de passagem foi uma das maiores carnificinas protagonizadas pelos homens, e nos faz refletir até que ponto se pode chegar em uma luta por "liberdade, igualdade e fraternidade". Perguntem ao Robespierre, defensor árduo da justiça, sobre seus atos no período denominado Terror). Quem demonstrasse qualquer afeição ao sistema derrubado, era sumariamente preso e condenado à guilhotina. Será mera coincidência qualquer semelhança com nossos atuais dias?



Um grave problema enfrentado por nossa sociedade, é que quando alguém aparece para dizer coisas como essa, algo que parece longínquo e utópico, não se dá a devida atenção, até perceberem o que está em sua frente, e aí é tarde demais para reverter sem uma grande revolução. As gerações vão crescer dentro do "politicamente correto", sem poder fazer comentários sem antes consultar um manual de "ética" e "bons costumes". Ora, acaso há alguma ética e bons costumes na forma de governar dos nossos representantes? Será que eles são exemplos em cima do que pregam? É óbvio que não, e nem me arriscarei a citar exemplos disso, visto que estão cheios por aí. 

Estamos vivendo em um país onde as leis e regras são criadas para que os cidadãos "comuns", passem a respeitá-las, mas sabemos que o governo não as segue. Repito: é uma maneira espetacular de dominação, e como em muitos casos o brasileiro é acomodado, isso vai passando despercebido. Não são todos, claro. Em casos mais específicos de censura a algum comportamento ou frase, já vejo correntes em redes sociais que compartilham as mesmas ideias que as minhas, ao mesmo tempo que outras pessoas (querendo ou não a maioria ligadas a partidos políticos) que defendem as ideias de censurar pensamentos e ações.

 

A patrulha ideológica está em todos os locais: nas escolas, universidades (principalmente), no condomínio... enfim, ela está começando a se tornar um grande Big Brother (alusão ao personagem fictício da obra 1984, do escritor inglês George Orwell) que a tudo vigia. Se eu sou contra a união homossexual, sou homofóbico; se sou contra cotas para negros nas universidades, sou preconceituoso e racista; se sou contra uma política pública de bolsas não sei mais o quê, sou um burguês-branco-contra-divisão-de-renda; se sou contra o aborto, sou religioso radical ou machista; se sou contra o atual partido que manda no país, sou sem dúvida ligado ao partido de oposição... 

Ou seja, as minhas escolhas (sendo diferentes daquelas que representam o interesse dos que estão no poder) voltam contra mim com um peso enorme, algumas vezes em forma de perseguição (reitero aqui a questão da universidade, pois isso é muito comum lá). Eu tenho peito para enfrentar esse tipo de gente, que domina a mente dos mais "fracos" com ideologias bonitas transformando-os em massa de manobra, e nada mais que isao; mas e quem não tem? E aqueles que não seguram sua opinião e sua ideia? São ganhos para o famoso "sistema". Se tornam peças de xadrez, não os jogadores... Se tornam omissos. 

E eis o grande mal do século: a omissão. O mundo não tem mais pessoas ruins do que boas... O que acontece que é as ruins tem iniciativa, e as boas não.

domingo, 13 de maio de 2012

APENAS MINHA MÃE...



             Apenas minha mãe.
   
    Você que me deu (nem que seja por nove meses) o melhor lugar pra se viver.
    Você que segurou minha mão nos meus primeiros passos.
    Você que é meu porto seguro em grandes tempestades.
    Você que me sustenta quando meus pés não agüentam mais andar.
    Você que é o primeiro ser na Terra a quem aprendi a amar.
    Você que me deu a vida, e sei que morreria por mim.
    Você que brilha mais que qualquer estrela do céu.
    Você que me é fonte segura de inspiração.
    Você que é mais bela poesia do que o mais belo dos sonetos de Camões.

    Também quero ser teu porto seguro na mais grandiosa tempestade.
    Ser suas pernas quando as suas estiverem fracas.
    Ser não o primeiro ou o último, mas o único a ser amado do início ao fim.
    Serei sempre grato, não por ter me dado a vida, mas por me fazer viver.
    Você que me é a pessoa mais cara neste mundo frio.
    Você que é apenas minha mãe!
    Por mais que eu tente fazer a poesia perfeita
    Com estrofes e versos metrificados
    Não existirá algo mais belo comparado ao teu sorriso.

    Eu te amo desde onde chegam os raios de sol
    Até onde reina a penumbra da noite.
    Te amo pelo simples fato de você ser apenas minha mãe!


________
Dedicado a minha mãe.
Feliz Dia das Mães a todos!

domingo, 6 de maio de 2012

UM POETA AMIGO


Uma das mais lindas manifestações a qual um ser humano pode se valer é, indubitavelmente, a Poesia. Não é de hoje que escrevo e que gosto de ler os escritos de outras pessoas. Falem eles sobre dores, alegrias, tristezas, amores... enfim, trazem algum conforto, algum sentimento que apenas os que sabem sentir, podem usufruir.

E quando nos deparamos com uma Poesia inesperada? E quando tomamos um susto, mas um susto de palavras bem escritas e bem intencionadas? E quando a Poesia faz você esquecer do resto (por alguns segundos ou minutos) e te transporta para um mundo tão distante? Eis que há alguns dias, deparei-me com este sentimento.

Sabe aquele Amigo de mais de uma década? Sabe quando você o encontra em situações raras, mas que quando o encontra, nada mudou? Sabe quando vez por outra você lembra dele e se pergunta que estará fazendo nesses dias? Pois é... Nesses dias esse Amigo deixou algo escrito... Algo que só poderia ter nascido de um Poeta Amigo. Um presente... (Segue)

Um poema do presente autor para o presente amigo! Abraços!

> O livro magnífico do invisível, de Marcos Guerra

E na intenção
De versos
Mais belos
Puxei sete raios
Do céu
Pra me varar
A cabeça
E soltar dela
Um fogo
Mais humano
Do que destas armas
Que cospem
E foi no estrondo
De mil silêncios
Que me repartiu
A testa
Um olho dágua
Com mais de três pés
Dançando
Músicas
Cantadas por nuvens,
Grávidas da chuva

Agarrei o veio
Nas mãos
Pra me dar de beber
Da cabeça
Esquecendo
Que só tocam os dedos
Aquilo que ao mundo se dá

E não há
O que se dê ao mundo
Dum juízo feito o meu

Eu, num viver
De pensar
Mundos
Que cá não cabem
Insistentes que são
Em ser pensados

Só tocam os dedos
Aquilo que ao mundo se dá

E não estou
A pensar
Algo menor
Que o espírito,
Livro magnífico do invisível!
E o que dirão
As pedras, as fontes
E o ar

Sem o invisível
A lhes dar a forma fundamental?

Na intenção
De versos
Mais belos
Puxarei mais sete raios
Do céu
Pra me varar 
A cabeça
E lançar dela
O fogo, a água
E um delírio:
O livro magnífico do invisível!

Pois quero de tudo
Aquilo do tudo
Que se encontra ausente

Vim dar-lhe uma cara!

Diante de tão belo presente, não poderia agradecer de uma forma diferente...


> Que mais?
                               (Resposta ao “O Livro magnífico do invisível" de Marcos Guerra)

Que mais espero eu
Dum Poeta Amigo,
Além do poder de criar palavras
De forma mágica?
Como se um novo idioma estivesse nascendo...

 
Que mais posso eu esperar
Dum Espírito que reconhece o meu,
Ainda que longínquo,
Ainda que distante,
Se não sete raios do Céu,
A cortar a mente e o pensamento?

Que mais eu deveria esperar dele?
Um telefonema, uma carta,
Ou mesmo um e-mail, criação da vida contemporânea?
Nenhum...
Espero consonância.
A mesma que faz o parto de uma nuvem grávida
Se derramar no campo certo.
 
Que mais posso eu fazer,
Além de responder versos...
Com versos.
E eis o que faz a Amizade entre dois Amigos Poetas...
E eis o que nasce de Poesia entre dois Poetas Amigos...
 (Nem preciso dizer que a postagem vai em homenagem ao meu Amigo Poeta que sempre me incentivou a escrever: Marcos Neves - o Guerra)