Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

O ÚLTIMO DIA DO ANO

Saudações, caros leitores...

Enfim é chegado o último dia do ano.
Como um amigo meu me disse, certa vez, no Ensino Médio:
"Nós vivemos bem até os 14 anos. Sem responsabilidades grandes, e a vida não exige tanto da gente. A partir dos 15 anos, nossa vida acaba." É claro que eu não vou ser tão rigoroso... A vida não acaba aos 15, entretanto ela, definitivamente, passa muito mais depressa.

Este último dia do ano, é dia de promessas e juras, a maioria nunca cumpridas. É dia de desejar o melhor e abraçar até mesmo aquela pessoa que você não gosta muito. Na verdade, a virada simbólica do ano (lembrando que o Tempo é criação humana) traz algo como que uma renovação. Morremos e ressuscitamos. É a chance de fazer de novo, e desta vez não errar tanto. Poucos percebem, e ainda menos são os que o fazem, em qualquer época do ano. A mudança está dentro de cada um, não nos fogos de artifício que dão boas vindas ao ano novo que começa.

2012 foi um ano bom. Não muito mais que isso. Tive saúde e força para trabalhar, isso já faz dele um bom ano para se lembrar. Mas anos anteriores conseguiram ser melhores. Prevejo coisas boas para 2013, assim como outras que aparecerão como grandes obstáculos e mudanças. Mas tudo isso faz parte da vida, não?

O Blog Sensei Que Nada Sei continuará e entrará pelo seu quarto ano de vida em maio. Sempre com postagens semanais sobre diversos assuntos.

No mais, eu desejo a todos os que acompanham este pequeno, mas aconchegante espaço, muitas felicidades! Que em 2013, possamos estar juntos, ainda que nas postagens. E que todos vocês sejam muito felizes. Principalmente isso.

                                       Feliz Ano Novo!

domingo, 23 de dezembro de 2012

A ÁRVORE DE NATAL



A árvore de Natal é uma das mais populares tradições associadas com a celebração do Natal. É normalmente uma árvore conífera de folhas perenes, ou uma árvore artificial. É costume enfeitá-la com bolas coloridas e outros adornos natalinos. As maiores árvores de Natal do mundo se localizam nas Américas e hemisfério oeste, principalmente nas latitudes centrais entre o Norte da América do Sul e o Sul da América do Norte.

Civilizações antigas que habitaram os continentes europeu e asiático no terceiro milênio antes de Cristo já consideravam as árvores como um símbolo divino. Eles as cultuavam e realizavam festivais em seu favor. Essas crenças ligavam as árvores a entidades mitológicas. Sua projeção vertical desde as raízes fincadas no solo, marcava a simbólica aliança entre os céus e a mãe terra.

Entre os egípcios, o cedro se associava a Osíris. Os gregos ligavam o loureiro a Apolo, o abeto a Átis, a azinheira a Zeus. Os germânicos colocavam presente para as crianças sob o carvalho sagrado de Odin.

Nas vésperas do solstício de inverno, os povos pagãos da região dos países bálticos cortavam pinheiros, levavam para seus lares e os enfeitavam de forma muito semelhante ao que faz nas atuais árvores de Natal. Essa tradição passou aos povos Germânicos. A primeira árvore de Natal foi decorada em Riga, na Letônia, em 1510.

No início do século XVIII, o monge beneditino São Bonifácio tentou acabar com essa crença pagã que havia na Turíngia, para onde fora como missionário. Com um machado cortou um pinheiro sagrado que os locais adoravam no alto de um monte. Como teve insucesso na erradicação da crença, decidiu associar o formato triangular do pinheiro à Santíssima Trindade e suas folhas resistentes e perenes à eternidade de Jesus. Nascia aí a Árvore de Natal.

Há outras versões, porém, a moderna árvore de natal teria realmente surgido na Alemanha entre os século XVI e XVIII. Não se sabe exatamente em qual cidade ela tenha surgido. Durante o século XIX a prática foi levada para outros países europeus e para os Estados Unidos. Apenas no século XX essa tradição chegou à América Latina.

Atualmente essa tradição é comum a católicos, protestantes e ortodoxos.



FELIZ NATAL!!
Árvore de Natal da minha casa.

domingo, 16 de dezembro de 2012

A TRAVESSIA


 "A TRAVESSIA", ou "OS ÚLTIMOS PRIMEIROS", eram as possíveis escolhas para entitular esta postagem. Decidi pela primeira opção, mas explicarei a outra.

O Tempo vai seguindo seu curso inexoravelmente, e, mais cedo ou mais tarde, vão se encerrando nossas novidades em determinadas áreas. Explico. Dou aulas em escolas desde o ano de 2008, mas empregado em uma empresa mesmo, como funcionário/Professor, desde 2009. Para mim, tudo era novidade: voltar à escola, sentar na Sala dos Professores, discutir projetos com coordenadores e diretores, o contato com os alunos, as aulas, os momentos de brincar, os momentos de falar sério, as broncas... tudo parecia novo e gostoso. Como sentir o cheiro de um livro novo e esperar por uma nova e encantadora história fantasiosa nas páginas da imaginação.

Acontece que muita coisa foi tendo a sua primeira vez, e quando se repetia era bom, mas já não tinha a mesma mágica. E uma das "últimas primeiras coisas" a acontecer, acabou de acontecer! :)
Pela primeira vez, eu dei aula por todo o Ensino Médio para uma mesma turma. E foram logo três!

A minha "famosa" Primeira Turma, de quem tanto falo e motivo de ciúmes de parte dos meus atuais alunos, durou dois anos: 2009 e 2010. Em 2009 eram uma só turma de 1ª série, em 2010 se transformaram em duas turmas de 2ª série. Em 2011 eles estiveram no Pré vestibular, e eu já não fui seu Professor. Mas em 2012, assumi o Pré nessa mesma escola, e daí completei a série das turmas anteriores. Ou seja, dei aula para duas turmas na 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. O mesmo aconteceu em outra escola. E essa postagem é justamente para eles!

Três anos, galerinha... três anos que se passaram com uma rapidez assustadora. Olhando as fotos de vocês na 1ª Série, vi o quanto estão diferentes... mais maduros, mais formados... verdadeiramente Homens e Mulheres. Lembro-me dos primeiros dias de aula, em 2010. Aqueles rostos apreensivos, outros nem tanto. Uma escola nova para alguns, professores novos, o tão aguardado Ensino Médio... A primeira coisa que eu disse a todos, foi que eu não os trataria como crianças. Para mim, vocês já tinham abandonado aquela fase e agora tinham o meu respeito enquanto pessoa que acreditava (e continuo a acreditar) que vocês poderiam mudar tudo. Mudar o bairro, a cidade, o país... Mudar o mundo! Mas ainda assim... eram tão "menores".

A medida que o tempo foi passando, vocês foram mudando o modo de pensar e, principalmente o modo de agir (graças a Deus, pois isso foi facilitando o meu trabalho)! Talvez a insistência dos "Momentos de Reflexão" tenham contribuido para a mudança de alguns, para outros talvez não... Mas sempre insisti, e sempre insistirei nisso! Sei o quanto serviu para muitos.

Não era mais apenas a minha fala que os transformavam em homens e mulheres... seus corpos mudavam junto com suas mentes. Os meninos ganhavam mais músculos, altura, e uma voz mais marcante... As meninas ficavam cada vez mais vaidosas, mais bonitas, mais... mulheres. E eu percebia um cidadão nascendo.

Disse ainda, certa vez, que vocês estavam grávidos de vocês mesmos! Que estava chegando o dia em que dariam a luz a um novo Ser. Alguém que ficaria até o final da vida nesse mundo, e como era importante cuidar dessa gestação própria. Dessa gravidez interior. Para que o novo Ser nascesse bem, com um caráter e personalidade próprios e que fossem, acima de tudo, humanos! Pois bem, vocês nasceram!

Tenho certeza que nenhum de vocês imaginam o quanto tenho orgulho de poder ter contribuído, ainda que minimamente, com esse parto natural. Não imaginam o que cada palavra emotiva e carinhosa nesse final de ano, vinda de cada um de vocês, fazia meu coração sorrir... Não imaginam como torço por vocês e como continuarei torcendo mesmo quando o tempo me fizer esquecer de alguns nomes. Perdoem este futuro velho Professor. :) Peço adiantadas as desculpas pelo meu Eu futuro. Ele não terá culpa...

Eu sou apenas um guia temporário. Sou apenas um barqueiro que os ajuda na Travessia de uma caminho que, nessa fase da vida de vocês, pode ser confuso. Muitos são os percalços, as artimanhas, as pedras no caminho, os caminhos dúbios a serem seguidos... muitos são os erros e estamos, infelizmente, passíveis a cometê-los. Mas talvez por eu já ter percorrido este caminho, ainda posso dizer que há bem pouco tempo, fui encubido dessa tarefa. A tarefa de ajudá-los.

A minha ajuda acaba quando vocês chegam do outro lado. Já tive muita vontade de, sem olhar para trás, acompanhar pelos caminhos à frente, visto que ainda são novos para vocês. Mas aprendi, não sem alguma dorzinha no peito, que não posso. Vocês devem continuar por si mesmos. Vocês devem tropeçar com as próprias pernas, e aprender a lidar com as próprias dores. Não posso sair empurrando cada pedrinha ou te ajudar a desviar de cada estrada esburacada sempre. Eu pisei em algumas das pedras, fui machucado em determinados momentos, mas fui aprendendo a lidar com isso. E não posso querer tirar isso de vocês. O aprendizado também acontece no próprio erro.

O maior e melhor argumento que aceitei para perder a ânsia de acompanhá-los, foi justamente o "olhar para trás". Certa vez, olhei para trás e vi outras turmas... vi outras "pessoinhas" ainda não totalmente formadas, olhando um caminho do seu início... um caminho longo, com pedras e outras armadilhas. Com lágrimas nos olhos, despedi-me dos primeiros. Abracei-os e os fiz entender que podiam e deviam continuar sem mim. Lembro-me até de dizer a eles, com a voz embargada, que outros que nem eles anteriormente, estavam à espera de uma ajudinha para fazer a mesma travessia. Esses outros pelos quais voltei, eram vocês! E sem dúvida alguma, o Tempo me mostrou que fiz a decisão certa! Voltei por vocês... e vejo hoje, o quanto valeu a pena deixar os Primeiros irem, e segurar nas mãos de vocês. Meus últimos primeiros...

Quis o Destino que com vocês eu pudesse ir até um pouco além. Mas mesmo agora, chegamos a um ponto onde não mais posso ir. Gostaria que nunca esquecessem que os admiro! Que tenho orgulho de ter feito parte da vida de vocês! Gostaria que levassem um pouquinho de mim. Apenas do que pode haver de melhor, pois sei que tenho mutios defeitos. Mas quão melhor seria o mundo se as pessoas levassem apenas o que as outras têm de bom, não é mesmo?

Mais uma vez, obrigado por TODO o carinho demonstrado para comigo. Pelas palavras que encheram meu coração de alegria e sentimento de dever cumprido. Gostaria de não esquecê-las jamais!

Obrigado!

Sigam suas vidas, pois há novas "pessoinhas" um tanto perdidas, olhando para os lados e com medo de arriscar uma caminhada mais longa, por não conhecer o caminho direito. Elas precisam que eu fique. E eu ficarei por elas! Se os deixo, não é porque não os gosto, mas porque tenho plena consciência de que já são Homens e Mulheres que, no seus tempos, ajudarão da forma de vocês, "pessoinhas" a caminharem.

Que Deus os abençoe... que proporcione a todos uma vida Longa e Próspera. E que nos  dê vários reencontros. Foi bom estar com todos vocês!!

  TURMA I

 1ª Série A - CAdE - 2010

  2ª Série A - CAdE - 2011

  3ª Série A - CAdE - 2012

TURMA II

  1ª Série B - CAdE - 2010


 2ª Série B - CAdE - 2011


 3ª Série B - CAdE - 2012

TURMA III

 1ª Série - CAP - 2010


 2ª Série - CAP - 2011


3ª Série - CAP - 2012

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

SONETO DE RENOVAÇÃO

 

Como que trazido por uma ventania de além mar
Urge uma vontade que parece prisioneira.
Culpa de todos os dias e sorrisos iguais,
Aos olhos dos outros, a dor não é a mesma.
 
As diferenças são os rostos das pessoas
Que mudam e mudam ... e não mudam.
À parte disso, o cotidiano é um carrasco
Que  quer dominar o sentir das sensações futuras.
 
 
Mas é um erro sentir-se presa,
Pois não há prisão pro pensamento
E a Inspiração te acha em qualquer canto.

 
Sentir a melodia tocada afasta o cansaço,
Melhor que a obrigação, é cantar de olhos fechados,
E com a imagem dos teus, cantar todo o encanto...


Em, 02.08.2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

02.12 - PEDRO II


Hoje (02.12) seria o aniversário de S.M.I. D. Pedro II. O Homem que aprendi a conhecer e admirar. Um dos maiores brasileiros que já existiu! Alguém que deu sua vida pelo país e que honrou a nossa Nação de forma grandiosa.

É importante lembrar que este homem foi expulso do país que amava e pelo qual tanto fez. Passou seus últimos dias em um hotelzinho em Paris, sem muitos recursos e saudoso de sua terra.


Recusou toneladas de ouro de indenização por ter sido derrubado do trono. Não queria um dinheiro que era do povo brasileiro. Levou consigo, punhados de terra de todas as províncias, as quais foram colocadas dentro de um travesseiro, posto sob sua cabeça pouco antes de sua morte.

Segundo alguns, suas últimas palavras foram:
"Nunca me esqueci do Brasil. Morro pensando nele. Que Deus o proteja!"

Foi ilustre e culto. Falava uns 10 idiomas e sempre estava a ler alguma coisa.

Que Deus guarde perto de si, tão nobre alma. E que o Brasil, tão esquecido de sua história e tradição, possa um dia, reparar tamanha injustiça para com essa figura.

D. Pedro II, que Deus te guarde eternamente.
Agradeço por tudo que fez pelos que estavam aqui naquela época, e pelos que estavam por vir. Se Deus assim permitir, um dia, meu filho terá teu nome.