Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 26 de maio de 2013

RAÍZES CANTADAS


Saudações, caros leitores!

Primeiramente gostaria de deixar claro que encaro a possibilidade dessa postagem ser fruto de minha ignorância. Mas, ainda assim, vamos à ela.

O Brasil é um país cuja Egrégora, Tradição, cujo amor pela terra, está cada vez mais distante das pessoas por motivos diversos. É fácil de se pontuar as regiões do país onde se ainda têm pessoas comprometidas a amar sua própria história. 

Uma das expressões mais lindas que eu acho, é a música. E quão bela é uma música que retrata um local valioso para o autor, para o Poeta. Geralmente seu lugar de origem, ou onde passou sua infância e adolescência... Acontece que eu não vejo muito isso aqui no Brasil (e é nesse ponto que eu posso estar errado). Parece que a maior parte de músicas que são compostas sobre alguma região, não conseguem atingir um grau de sentimento que toca o ouvinte. Sou um sujeito simples... Nesses casos, gosto de músicas que me façam ter saudade do que nunca tive ou do que nunca vivi. E é muito triste perceber que eu encontro isso muito mais em músicas de outros países do que do meu Brasil.

Prestem atenção... não estou falando apenas de músicas regionalistas. Temos, por exemplo, no nosso nordeste, grandes nomes dessa música. Estou falando de músicas que evocam as raízes de onde se nasceu ou foi criado. Músicas que são capazes de dar vida a um lugar. Que nos faz entender esses lugares não como simples locais geográficos, mas como um espírito independente que rege e protege a vida dos seus filhos da terra. Ou dos que decidiu acolher. Nesta postagem eu vou dar o exemplo de duas músicas brasileiras em que consigo chegar perto desse sentimento. Mas ainda não atinjo o que quero dizer nessa postagem. As duas músicas são: "Guri" e "Linda Baby", respectivamente dos autores J. B. Machado/J. M. Silva e Pedrinho Mendes. A primeira, trata do Rio Grande do Sul. A segunda, do Rio Grande do Norte. Ouçam os que tem ouvidos, e sintam os que sabem sentir:
"Guri"

"Linda Baby"

Mas como eu disse, essas duas músicas ainda não conseguem transmitir o que eu sinto quando escuto o cantor country norte americano John Denver. Suas letras voltadas para sua terra natal e sua voz consegue me transmitir um sentimento inexplicável de saudade do que nunca tive. Consegue me fazer querer ter nascido parte disso. Quem me conhece, sabe que amo a minha terra, mas não sei o que é esse sentimento que me passa ao ouvir essas músicas nativistas do Denver.

Postarei três delas aqui... mas há outras para quem se interessar. Veja quão belas essas músicas são... Acho que não sentirão da mesma forma que eu... mas... :) Boa Semana!

Take me Home, Country Roads

Wild Montana Skies

Rocky Mountain High

Nenhum comentário:

Postar um comentário