Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 18 de agosto de 2013

OS CAVALEIROS DO ZODÍACO


Saudações a todos!! Como estão?

Não é novidade para ninguém a minha paixão pelos animes japoneses. Sem medo algum de errar, digo que contribuíram de forma fundamental para a formação de minha personalidade e caráter. Se hoje alguns dizem que sou um bom amigo, absorvi essa qualidade de lealdade ao ter crescido perto dos Defensores de Athena! Este Blog não podia deixar de fora uma postagem em homenagem a eles que fizeram e fazem parte da minha vida: Os Cavaleiros do Zodíaco.

Tudo começou no ano de 1994 (sou da primeira geração que acompanhou os Cavaleiros no Brasil). Em um belo dia, fui até a casa de um primo (eu então com nove anos de idade), e ele estava em um dos quartos com a TV ligada. Disse-me: já viu esse desenho? É bem legal. Eis que este foi o meu primeiro contado com Seiya e companhia. A emissora era a extinta TV Manchete. Uma emissora que apostou na febre que os animes estavam causando pelo mundo! Foi pioneira, acredito eu, e incentivadora de vários outras produções japonesas.

Fato é que Os Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya, no original - 聖闘士星矢, Seinto Seiya em japonês) foram sucesso imediato e logo era muito difícil encontrar uma criança (principalmente meninos) que não gostasse ou não tivesse nada a respeito do anime. Ainda que uma revistinha ou figurinhas de chiclete.

A série foi lançada primeiramente em mangá (quadrinhos japoneses) de 1986 até 1991, pela revista Weekly Shōnen Jump. Escrita e ilustrada por Masami Kurumada, foi adaptada para anime (o que normalmente acontece com os mangás mais populares) pela Toei Animation de 1986 a 1989.

 Masami Kurumada

 
 Capa do 1º mangá japonês.

A Lenda dos Defensores de Athena, conta a história dos Cavaleiros que são regidos pelas constelações do Zodíaco. Sempre que o Mal surge na Terra, os Cavaleiros se reúnem para defender a Deusa Athena e manter a paz na Terra! Veja a primeira abertura do anime na Rede Manchete de Televisão. Naquela época, as músicas eram feitas sem nenhuma ligação com a original. Foi lançado até LP, fita k7 e mesmo cd com as músicas criadas no Brasil para o anime. A partir do final da década de 1990, muitas músicas originais começaram a ganhar adaptações em português ou eram tocadas em japonês mesmo.

1ª música de abertura

2ª música de abertura

Abertura já com a melodia oficial "Pegasus Fantasy"
Cantada em português pelo Edu Falaschi, ex vocalista do Angra.

Tendo sido sucesso em vários países pelo mundo, o anime foi cancelado em 1989, deixando uma das sagas do mangá sem adaptação. Entretanto, em 2002 a Toei Animation continuou com a saga e animou o que faltava, além de lançar um filme em 2004, para a alegria dos fãs (agora já adolescentes).

Entretanto, não acabou por aí... Outros títulos de mangá foram lançados contando histórias que parecem ser de universos paralelos, algumas foram animadas, e muita coisa nova ainda vem sendo lançada de Cavaleiros do Zodíaco. Uma das mais interessantes é a linha de Action Figures (bonecos) Cloth Myth, que completa dez anos em 2013. Os bonecos são vendidos a um preço razoavelmente caro, mas são para colecionadores. A fabricante Bandai lançou bonecos na década de 1990 que foram febre. Quem tinha um desses bonecos, era muito feliz! Hahahahahha Eu tive alguns poucos. Eram bem caros. Mas como o tempo passou, em 2003 começaram a ser lançados novos bonecos. Como hoje já ganho meu próprio dinheiro, pude começar uma coleção deles. Vejam algumas fotos de bonecos da década de 1990 e os fabricados hoje!
 Evolução dos bonecos. O Cavaleiro de Ouro de Escorpião.
Primeira versão - Segunda - Última
 
 Comparação da imagem do anime em cima
e em baixo os bonecos em posição semelhante.

 
Cavaleiros de Ouro

A minha coleção é uma das minhas paixões! Pretendo comprar uma bela estante para poder expô-los de uma forma mais bonita!

Os Cavaleiros do Zodíaco me ajudaram, como já disse, a ser uma pessoa melhor. Aprendi com eles o valor de uma amizade e de nunca desistir de meus sonhos, ainda que tenha que enfrentar muitos desafios! Até hoje assisto as coisas novas lançadas da franquia e compro produtos. Não chega a ser o meu anime preferido, é verdade. Rurouni Kenshin (Samurai X, no Brasil), é o que eu mais gosto. Mas os Cavaleiros cresceram comigo. Fizeram parte da minha infância, adolescência, e continuam perto de mim na fase adulta! Foi uma das vantagens de ter nascido no meio da década de 1980.

Para fechar, segue um vídeo abaixo do Canal Você Não Sabia do Youtube, sobre os Cavaleiros! Vale muito a pena assisti-lo, pois tem muitas curiosidades!


E vocês... assistiam os Cavaleiros do Zodíaco?

2 comentários:

  1. Eu lembro de quando vendiam as armaduras em tamanho quase natural para a gente se fantasiar... Eu tinha a de Fênix e o meu vizinho tinha a de Pégaso... bons tempos

    ResponderExcluir
  2. Minha historia e' muito parecida com a minha! Quem me apresentou o anime foi um primo... Depois daquele dia nunca mais parei. Eu tinha todo tipo de cacareco dos cavaleiros (ate um pratinho de festa de aniversario guardado!) figurinhas do chiclet Buzzy e etc... A primeira geracao, a de 1994 foi especial. Nao tinhamos internet e tinhamos que nos virar para adquirir alguma revista ou alguma informacao de qualquer saga nova que aparecia. Hoje tenho 30 anos, meu filho tem 3 e ainda tenho vontade de apresentar o desenho a ele um dia. Quando minha esposa me pergunta "nunca vi ninguem tao teimoso quando quer alguma coisa!! Aprendesse isso com quem!?"... Adivinha...
    Harley via celular.

    ResponderExcluir