Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 6 de outubro de 2013

DICA DE FILME #9 - O FANTASMA DA ÓPERA




The Phantom of the Opera (br / pt: O Fantasma da Ópera), é um filme estadunidense e britânico de 2004, do gênero drama musical, dirigido por Joel Schumacher, e com roteiro de Andrew Lloyd Webber e Joel Schumacher, baseado em novela de Gaston Leroux.

Num leilão realizado no Teatro da Ópera de Paris, Raoul, o Visconde de Chagny, oferece uma soma por uma estranha caixa de música. Nos transportamos então para a juventude de Raoul... Nos ensaios de uma nova obra, Hannibal, Lefèvre, gerente do teatro, decide apresentar os novos gerentes do teatro, já que vai se aposentar, sendo estes, Andre e Firmin. Carlotta, a soprano, resolve não cantar na peça após quase ser morta por uma queda da tela. Os novos gerentes ficam sabendo que já ocorreram vários incidentes no local, os quais todos acreditam ser obra do Fantasma. Madame Giry indica Christine Daaé para cantar substituindo Carlotta, o que de fato acontece. Raoul, patrocinador do Teatro, manifesta entusiasmo pela nova estrela, e vai em seu camarim visitá-la. Enquanto Christine está sozinha, aparece uma figura atrás do espelho: o Fantasma. Este leva Christine para a escuridão além do espelho e a conduz através de um labirinto secreto. Christine dorme nos aposentos do Fantasma, mas no dia seguinte pede para voltar.


Todos recebem cartas do Fantasma, que exige que Carlotta seja substituída por Christine no papel principal da reestréia da ópera II Muto, mas os gerentes asseguram Carlotta de que ela terá o seu lugar mantido. Irritado, o Fantasma faz com que Carlotta emita o coaxar de um sapo, e Andre a substitui por Christine. A presença do Fantasma segue manifestando-se- quando o corpo de Buquet, o operador dos panos de fundo, cai da tela do teatro com uma corda atada ao pescoço. Christine refugia-se- com Raoul no terraço, mas despertam a fúria do Fantasma quando este os vê juntos.

Num baile de máscaras todos celebram o Ano Novo e o desaparecimento do Fantasma. Raoul e Christine ficam noivos em segredo. Em plena celebração, uma estranha figura desce pela escada. O Fantasma voltou. Ele lança a partitura de sua nova obra, Don Juan Triunfante, a Andre e ordena que ele a monte. Os cantores têm dificuldade para aprender a partitura dissonante. Christine visita o túmulo de seu pai. Ela sabe que se puder libertar-se de sua memória não ficará mais dominada pelo Fantasma, que aparece no cemitério e mostra a ela que ela precisa dele também, até que Raoul chega. O Fantasma, enfurecido, declara guerra a ambos.

Na cena final da ópera, Christine se dá conta de que o Fantasma está no lugar de Piangi, tenor principal da companhia que foi assassinado, no papel de Don Juan. Mesmo cercado pela polícia, o Fantasma consegue escapar levando Christine consigo. Madame Giry aceita levar Raoul até o Fantasma. Raoul escapa de uma armadilha que quase o mata afogado. No abrigo subterrâneo, Christine o enfrenta, dizendo que sua verdadeira deformação está em sua alma, não em seu rosto. Raoul chega e o Fantasma o prende. Ele ameaça Christine dizendo que se ela não ficar com ele para sempre, só verá Raoul morto. A multidão se aproxima cada vez mais. O Fantasma declara que é apaixonado por Christine e vendo que com ele, ela jamais seria completamente feliz, a manda embora com Raoul. Christine solta Raoul e volta ao quarto do Fantasma e a ele entrega uma aliança. A multidão desce até o esconderijo mas tudo que resta do Fantasma é a sua máscara branca. Talvez em vida o Fantasma não tenha ficado com Christine. Mas quem garante como foi após a morte?


A música de Lloyd Weber Learn to be lonely não foi encaixada na ópera. Na montagem de 2004 do filme, porém, a música foi posta nos créditos, indicado inclusive para o Oscar 2005 por Melhor Canção Original.

ELENCO:

Gerard Butler .... Fantasma
Emmy Rossum .... Christine Daaé
Patrick Wilson .... Visconde Raoul de Chagny
Miranda Richardson .... Madame Giry
Minnie Driver .... Carlotta
Ciarán Hinds .... Firmin
Simon Callow .... Andre
Victor McGuire .... Piangi
Jennifer Ellison .... Meg Giry
Murray Melvin .... Reyer
Kevin McNally .... Buquet
James Fleet .... Lefevre
Halcro Johnston .... Passirino
Chris Overton .... Fantasma - jovem
Jesika Cannon .... Christine - jovem
Annabel Porter .... Meg - jovem
Laura Lounsom .... Madame Giry - jovem
Max Thomas .... Raoul - jovem


TRILHA SONORA:
Todas as canções presentes no filme são composições de Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe, à exceção da música The phantom of the opera que teve a colaboração de Mike Batt. A versão ouvida no filme é cantada pelos atores do elenco. A única atriz que não canta as canções é Minnie Driver, a Carlota. Sempre que sua personagem canta, a voz que se ouve é da professora de canto Margaret Preece, porém Minnie Driver canta a última música do filme, Learn to be lonely, a música dos créditos finais .
1 - Auction at the Opera Populaire, 1919 (Prologue)
2 - Hannibal
3 - Think of Me
4 - Angel of Music
5 - Little Lotte
6 - The Mirror (Angel of Music-Reprise)
7 - The Phantom of the Opera
8 - The Music of the Night
9 - Magical Lasso
10 - Notes
11 - Prima Donna
12 - Poor Fool, He Makes Me Laugh
13 - Il Muto
14 - Why Have You Brought Me Here?
15 - Raoul I've Been There
16 - All I Ask of You
17 - All I Ask of You (Reprise)
18 - Masquerade
19 - Why So Silent
20 - Ultimatums
21 - Journey To the Cemetery
22 - Wishing You Were Somehow Here Again
23 - Wandering Child
24 - We Have All Been Blind
25 - Twisted Every Way
26 - Don Juan
27 - The Point of No Return
28 - Down Once More
29 - Track Down This Murderer
30 - Learn To Be Lonely

PRINCIPAIS PRÊMIOS E INDICAÇÕES

Oscar 2005 (EUA)
Indicado nas categorias de Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia e Melhor Canção Original (Learn To Be Lonely)

Academia Japonesa de Cinema 2006 (Japão)
Indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

Globo de Ouro 2005 (EUA)
Indicado nas categorias de Melhor Filme - Musical ou Comédia, Melhor Canção Original - Cinema ('Learn To Be Lonely) e Melhor Atuação de Atriz de Cinema - Musical ou Comédia

CURIOSIDADES

→ Sarah Brightman iria gravar a versão do musical para o cinema, porém seu divorcio com Andrew Lloyd Webber complicaram o inicio das gravações e deixaram o projeto para outra oportunidade.

→ É o filme independente mais caro já realizado.
→ John Travolta e Antonio Banderas foram testados para o papel do Fantasma.
→ Keira Knightley fez teste para o papel de Christine Daaé, e Charlotte Church e Anne Hathaway foram testadas para o papel de Christine Daaé.
→ Katie Holmes quase foi contratada para o papel de Christine, mas o diretor disse que ela estava um pouco mais velha para fazer a personagem.
→ Levava quatro horas para que Gerard Butler finalizasse sua maquiagem e a colocação da prótese.
→ O Fantasma fala apenas 14 de suas linhas e canta o restante.
→ O roteiro foi escrito no sul da França em 1989 por Joel Schumacher e Andrew Lloyd Webber.
→ Na capa do filme, o fantasma aparece com a mascara no lado esquerdo do rosto, enquanto no filme a mascara é no lado direito.


OPINIÃO PESSOAL

Um dos musicais mais lindos que já assisti. De uma trilha sonora impecável e de representações satisfatórias. Apresentações como Masquerade já valeriam o filme no quesito "Arte". As letras das músicas foram escritas sob uma forte e bela inspiração e a história também é muito boa. Um romance misturado à drama que emociona aqueles que sabem sentir. É um filme tão bom, que mesmo tendo assistido algumas vezes, vez por outra me pego no youtube assistindo uma ou outra canção representada no filme. É um dos filmes que faço questão de ter original em minha estante.

Espero que vocês assistam e comentem aqui na postagem o que acharam! :)

Segue link do filme completo para assistir no Youtube. Mas recomendo que baixem ou comprem, pois a qualidade será muito melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário