Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SISU x VESTIBULAR


Saudações, caríssimos! Como estão?

Hoje, dia 13 de janeiro de 2014, saiu o resultado do SiSU. Felicidade para uns, tristeza para outros... Mas... Parece que falta algo...

O ENEM já existe há algum tempo, sabemos disso, e mesmo com todos os seus problemas, ele vem sendo aplicado anualmente em todo o país. O tradicional Vestibular, sendo competente ou não, vai sendo gradativamente substituído no Brasil. A UFRN já não o utiliza mais, 100% das vagas oferecidas são via ENEM.

Há 9 anos (quase exatos) eu estava raspando o meu cabelo longo pela minha aprovação no Vestibular da UFRN. Não foi na primeira tentativa, nem na segunda... mas na terceira! Hoje tudo está um tanto diferente. Muitos gostam do ENEM, tantos outros odeiam. Eu faço parte dos que não concordam com o fim do tradicional vestibular para se colocar o ENEM no lugar. Não acho o vestibular a melhor maneira de se avaliar um estudante e ingressá-lo na Universidade. Acho que o currículo acadêmico, do Ensino Fundamental e Médio, deveriam ser analisados como pré-requisito para se entrar numa Universidade. Entre ENEM e Vestibular... fico com este último sem pestanejar.

Percebo que vai-se acabando um pouco aquela expectativa do resultado do Vestibular. Ficávamos sintonizados no canal que divulgaria o resultado bastante tempo antes... Outros iam até o ginásio da Universidade para ver a lista dos aprovados (já vi isso pessoalmente, e é uma emoção indescritível). As segundas opções praticamente não funcionavam... quando não passávamos na primeira, paciência... o foco era estudar mais no ano seguinte para conseguir a aprovação!

Aí entramos num grave problema, ao meu ver...

Hoje presta ENEM e com a nota que obtém você procura algum curso que se encaixa mais a sua nota. Vejo muitos entrando em cursos, não porque sonhavam em cursá-lo, mas pelo simples fato de estar na Universidade. As chances dessa pessoa abandonar o curso ou cursá-lo de forma mal feita, são maiores. São poucos os que tem nota para entrar em outro curso, mas persistem no sonho inicial. Acho isso um pouco prejudicial.

Enfim... Hoje fiquei feliz com vários alunos e ex alunos aprovados que ingressarão na Universidade este ano, e, como Professor, fico feliz por ter contribuído de alguma forma para essa conquista! Que Deus os ilumine nessa nova etapa da vida e que sejam realizados em suas profissões!


Nenhum comentário:

Postar um comentário