Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 27 de junho de 2009

DICA DE FILME #1 - NA NATUREZA SELVAGEM

→ SINOPSE:
Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após 2 anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.



→ PREMIAÇÕES:
*Recebeu 2 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Hal Holbrook) e Melhor Edição.
*Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Canção Original ("Guaranteed"), além de ser indicado na categoria de Melhor Trilha Sonora.
*Recebeu uma indicação ao Grammy de Melhor Canção Original - Filme/TV/Mídia Visual ("Guaranteed").
*Ganhou o Prêmio do Público de Melhor Filme Estrangeiro, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
→ FICHA TÉCNICA:
*Título Original: Into the Wild
*Gênero: Drama
*Tempo de Duração: 140 minutos
*Ano de Lançamento (EUA): 2007
*Estúdio: Paramount Vantage / Art Linson Productions / River Road Films / Into the Wild *Distribuição: Paramount Pictures / UIP
*Direção: Sean Penn
*Roteiro: Sean Penn, baseado em livro de Jon Krakauer
*Produção: Art Linson, Sean Penn e William Pohlad
*Música: Michael Brook, Kaki King e Eddie Vedder
*Fotografia: Eric Gautier
*Desenho de Produção: Derek R. Hill
*Direção de Arte: Domenic Silvestri
*Figurino: Mary Claire Hannan
*Edição: Jay Cassidy
*Efeitos Especiais: Entity FX



→ MINHA OPINIÃO:
É um tanto óbvio que é um de meus filmes favoritos, até porque, caso não o fosse, não estaria aqui como uma "dica de filme" (tô parando com a sacanagem de dizer que um filme é ÓTIMO, quando na verdade detestei, apenas para as pessoas também perderem tempo vendo-o... tô parando...). NA NATUREZA SELVAGEM possui a característica que mais aprecio nos filmes que assisto e nos livros que leio: ele passa alguma coisa a mais ao espectador/leitor atento. Algo que contribui com seus aprendizados e lições pessoais. Resumindo: o filme ajuda você a ser uma pessoa melhor! Ao menos me ajudou. Há poesia nele... há ensinamentos... aprendizados... sentimentos diversos... há nele, VIDA. Viver muito não depende do tempo, pois este é criação humana, por isso falho. Mas isso não é novidade, ao menos para mim. Caros leitores, muitos outros já disseram isso antes de mim. Não pretendo enganar-lhes e esbanjar uma sabedoria que não é minha. Outros já disseram. Leiam!
O filme é baseado em uma história real, e isso o torna muito mais intrigante. Abaixo segue o link do thrailer no YouTube. Segue também outras boas imagens do filme.

→ LINK DO YOU TUBE (Thrailer): http://www.youtube.com/watch?v=0YBDpPIhEYo

→ IMAGENS









sábado, 20 de junho de 2009

SOBRE COERÊNCIA COM O DISCURSO PROFERIDO

Muitos são os que reclamam. Alguns os que tentam lutar para mudar determinada situação. Raros são os que mantêm essa luta até o fim, honrando assim os seus verdadeiros princípios.
Muitos são os que abrem a boca para falar mal, por exemplo (e esse será o exemplo-mor deste escrito), do Circular – ônibus que transporta os estudantes da UFRN pelo Campus Universitário. Inúmeros são os adjetivos para esse meio de transporte. A saber: velho, enferrujado, navio negreiro, etc.
Muitos são os que veementemente reclamam de sua demora, de sua superlotação, de seu estado físico medíocre, dos motoristas mal educados... Enfim, muitos são os que reclamam.
Há poucos meses, aconteceu um fato marcante, para que eu pudesse, após algum tempo, chegar a uma conclusão pessoal sobre a “Questão Circular”. Em uma noite chuvosa, depois do horário de aulas da noite (que termina às 22:15), o Circular simplesmente não passou. Isso mesmo! Pessoas tiveram que se deslocar até o Shopping Via Direta após às 22:30, no escuro, na chuva, enfrentando poças, animais, matagal, perigos reais de serem assaltados... Uma aventura pra Indiana Jones não pôr defeito. Exagero? Convido-o a conhecer o mundo real.
O que aconteceu? Nada de mal com os jovens intrépidos estudantes que foram deixados para trás, contudo, um dos estudantes (meu amigo, inclusive) decidiu protestar. No dia seguinte, saiu sala por sala do Setor de aulas II para convocar estudantes para uma denúncia em massa na Ouvidoria da UFRN, chamou a imprensa, diga-se de passagem! Trabalho completo. E a TV Universitária apareceu. O resultado foi ótimo: não me recordo do número exato, mas, salvo engano, mais de 40 estudantes entupiram a Ouvidoria da UFRN, transformando-a em uma réplica do Circular.
Fizeram uma denúncia em nome do Setor de aulas II e muitos fizeram denúncias individuais. No mesmo dia, meu amigo recebeu um telefonema: havia sido marcada uma reunião com a presença de várias autoridades (Reunião com o Reitor, o Chefe de Gabinete, o Pro-Reitor de Administração, o Secretário de Assuntos Estudantis, o Super-Intendente da Infra estrutura, a Ouvidoria, o DCE, o Chefe da Segurança e da STTU sobre a questão da segurança e circular...) para dois dias depois das denúncias em massa. Ponto pra gente. Ponto para os estudantes. Ponto para meu amigo.
A reunião foi boa e algumas pessoas ouviram o que deveriam ouvir. Inclusive, alguns dos vídeos foram postados na página de compartilhamento de arquivos de vídeo (http://www.youtube.com/), segue os links ao fim do texto.
Lembraremos que muitos (quase todos) são os que reclamam, contudo já se notou uma presença de estudantes no Auditório da Reitoria que não condiz com o número de reclamações.

Reunião no Auditório da Reitoria


Autoridades.

A reunião não foi suficiente e um protesto pacífico com alguns tímidos estudantes aderindo ao movimento foi feito. Cartazes foram pintados, nariz de palhaço usado, tudo para chamar a atenção da comunidade universitária e da sociedade. Alguns do corpo discente que estavam esperando o Circular na parada (lotada, como de costume) recusaram-se a segurar nossos cartazes. Vocês conseguem acreditar nisso?

Parada do Circular ao lado do Via Direta


Meu amigo responsável pelo início de tudo.
Henrique Rodrigues.



Cartazes para protestar!

Outra reunião com os estudantes que culminaria com um protesto em frente a STTU foi marcada e, novamente, poucas pessoas foram, se comparada aos que reclamam sobre a situação do Circular. O protesto ganhou, inclusive, destaque na mídia local. Resultado? A STTU diz que aumentará a frota do Circular de 04 para 06, fazendo com que aumentem de 160 viagens diárias para 180. A cada 05 minutos teríamos um Circular. EU vi no próprio Circular, um cartaz que confirmava a informação. Durante uma semana, não esperei mais que cinco minutos por um Circular e em alguns casos cheguei a fazer o trajeto sentado (se você conhece o Circular, sabe que essa não é uma façanha que se consegue todos os dias).
Deu pra entender porque nem sempre
se consegue ir sentado no Circular?

Uma semana depois...
Novamente o Circular passa a demorar quase como de costume. Os protestos haviam parado. A poeira havia baixado. E um novo informativo dentro do Circular, falava que a frota aumentaria para 05 ônibus e 160 viagens diárias! Lembrei-me das leis dos porcos que mudavam constantemente, segundo a conveniência, na obra “Revolução dos Bichos” de George Orwell. E as pessoas ainda acreditavam ser a vitória. Mas os Circulares começaram a demorar novamente. Começaram a vir superlotados. Mas a mente do brasileiro é esquecida mesmo. Depois disso, já esperei 35minutos contados no relógio, por um Circular.
Almas sem rumo esperando
pelo Expresso-Inferno.

Teria assunto para escrever um verdadeiro tratado sobre o Circular, mas este não é o espaço para isso. Não, não é. Não valeria a pena.
Muitos são os que reclamam. Alguns os que tentam lutar para mudar determinada situação. Raros são os que mantêm essa luta até o fim, honrando assim os seus verdadeiros princípios. Termino este breve texto apenas escrevendo sobre o que me rendeu essa experiência: os estudantes da UFRN têm o transporte que merecem. Sou contra a melhoria do Circular. Há coisas mais urgentes a serem melhoradas. Os estudantes é apenas um exemplo dessas coisas.
Eu.
Links de vídeos relacionados ao texto no You Tube:
→Reunião com as autoridades (05.03.2009):
→Protesto do Circular (13.04.2009):
Não sei onde foi parar a parte 09 ... ¬¬

domingo, 14 de junho de 2009

POESIA #1 - 12 de Junho


→ 12 de Junho.

Hoje acordei e percebi que definitivamente teu cheiro não mora mais aqui. Sentei na cama, que me pareceu maior do que nunca. Senti o chão frio do meu quarto ainda escuro, pus as mãos sobre o rosto e chorei à tua falta. Tomei um banho e me recompus. O café da manhã foi ao som dos Beatles e o resto do dia passei dando falsas risadas aos meus verdadeiros amigos. De volta ao apartamento, deitei na cama e tentei dormir, para ver se acordava na realidade melhor de um sonho, poder sair por um instante deste pesadelo tão real.

Hoje acordei com o barulho do telefone tocando. Foi engano. Virei pro lado e me dei conta que só havia um par de sandálias no chão. Caminhei durante todo o dia pra ver se teu sorriso se perdia de mim, mas ele sempre acaba achando o caminho de volta pra casa. Depois de tomar banho, esquentei a comida no microondas e almocei assistindo a filmes vazios e acabei por adormecer no sofá da sala. À noite li "Soneto de Separação" e uma vez na vida me senti poetisa ao lado de Vinícius, pois chorei junto ao poema. Passei a noite em claro lendo livros, sonhando acordada, tentando adivinhar o que tu estavas fazendo.
Natal/Junho de 2007
--------------------------------------------------------
Sobre a Poesia...
A poesia acima foi escrita em 12 de junho de 2007, Dia dos Namorados no Brasil.
Em meio a tantas declarações românticas e a histórias bonitas de amor, pensei em escrever o cotidiano de um casal separado, mas que ainda sentem o peso da falta da companhia. O primeiro parágrafo é o cotidiano "dele", e o segundo, o dia a dia "dela".
Uma poesia simples, mas que gosto muito.
A fotografia acima foi retirada da Internet.

terça-feira, 9 de junho de 2009

A MAIS GRANDIOSA DÚVIDA DOS BRASILEIROS... DA ÚLTIMA SEMANA!


Depois de um sonoro 4x0 no último sábado, e uma ótima apresentação, a Seleção brasileira de futebol quebrou um jejum de 33 anos sem vencer, fora de casa, o Uruguai. Isso, por si só, já produziria uma enorme euforia entre os brasileiros. Contudo, o novo número 9 da seleção Canarinho, Luís Fabiano, foi expulso e ficará fora da próxima partida, a ser realizada na próxima quarta feira (10.06.2009) contra o Paraguai, partida essa que acontecerá no Recife. Então o povo brasileiro está em um dilema: quem ocupará a vaga de Luís “Fabuloso” (como é chamado pelos torcedores): Alexandre Pato (jogador do AC Milan-IT) ou Nilmar (jogador do Internacional-BR)? Eis o que tira o sono dos brasileiros.

Sim, caros leitores... Eis o que tira o sono dos brasileiros! Eis o que se conversa no ambiente de trabalho! Eis o que se conversa entre os nossos jovens nas escolas! Eis o que se conversa entre o grupo privilegiado dos nossos universitários! Eis o que se passa como notícia nos nossos meios de comunicação! Eis a mais grandiosa dúvida da vida dos brasileiros... da última semana! Nilmar ou Alexandre Pato.

Da última semana, pois antes disso já se foi discutido muita coisa importante: para ser o arqueiro brasileiro, quem melhor: Marcos ou Rogério Ceni? Para técnico: Luxemburgo ou Leão? E a questão indecifrável: quem foi melhor, Pelé ou Maradona?

Dúvidas como essas temos aos milhões... Não só sobre a seleção brasileira, mas sobre os times do país, e mesmo fora dele!

Quem seria melhor para presidente do país, ou para governador e perfeito do nosso estado? Está na hora de mudar a forma de governo do Brasil ou não? Por que estaria ou por que não estaria? Temos outras opções? Proposta no Congresso sobre uma possível legitimidade no que diz respeito a um terceiro mandato do presidente Lulla? (Sim! A proposta existe!) Crise na aviação brasileira? Mensalões? Onde é melhor esconder dólares: cuecas ou Bíblias? A justiça brasileira funciona? Por que os políticos brasileiros recebem muito mais do que os de muitos de países desenvolvidos? Por que trabalham três dias na semana e não cinco? Os valores, em nossa sociedade, estão invertidos ou não? Onde foi parar a autoridade dos mestres em sala de aula? O que é o tão apreciado “Jeitinho brasileiro”? Isso é bom ou ruim? Como nós, brasileiros, somos vistos lá fora? Seríamos/somos tratados da mesma forma que Nilmar e Alexandre Pato, se formos à Itália, por exemplo? O que há de tão diferente entre esses brasileiros e nós?

Isso para citar aspectos de nossa sociedade. Aspecto do coletivo. Se formos um pouquinho mais a fundo e fizermos algumas perguntas a nós mesmos: quem sou eu? Eu sou bom? Sou ruim? O que é ser bom e ser ruim? Eu dou o melhor de mim? Eu estou muito aquém do que posso ser? Minha idade tem a ver com minha experiência? Eu busco respostas, ou faço das respostas dos outros, as minhas? Se o fizer, há algum problema nisso?

Ou outras ainda...

Quem foram os homens (sentido de humanidade) mais respeitados do mundo? Os que mais influenciaram o mundo de forma positiva? Estou próximo a eles? Já li algo a respeito deles? Será que suas dúvidas eram as minhas? Há quanto tempo eles viveram, e por que são lembrados até hoje? Eu serei lembrado após minha morte? Alguém se lembrará de minha opinião sobre Alexandre Pato ou Nilmar, após minha morte? Alguém saberá o que respondi sobre o novo atacante da seleção brasileira, na semana seguinte? EU lembrarei de minha opção, na próxima Copa do Mundo??

Ah... A Copa do Mundo! 2014 nos espera! 2014... não é? Acho que é! Qual será a dúvida que tirará o sono dos brasileiros na semana que precederá o início da Copa? Talvez ainda seja sobre quem será o camisa 9 titular! As perguntas não mudam, de fato. O problema é que as pessoas também não!

Viver em um mundo, mais precisamente em um país, onde as pessoas não mudam, nem as perguntas, é torturante! E o que é ainda pior: ter que agüentar os nossos grandes “intelectuais” pichando muros, muitas vezes de órgãos públicos com os dizeres: “Fora Bush!”, “Salvem a Palestina!” Etc... etc... etc... Enquanto o rio que lhes abastece a cidade está poluído, ou o prefeito está envolvido com falcatruas e blábláblá. Realmente, a saída de George Bush da presidência do Bras... quer dizer, dos ESTADOS UNIDOS, é realmente muito importante para nossa vida! Salvar a Palestina então... Nem consigo dormir pensando nisso! Tentar resolver nossos problemas está fora de cogitação... Ou melhor, nem tanto! Creio que amanhã teremos um problema a menos: saberemos se o titular será Alexandre Pato ou Nilmar!

Ainda assim, amigos, eu amo o Brasil! Relação de amor não correspondido? Talvez! Costumo dizer que sou patriota SIM! O Brasil é que não gosta de mim! O ATUAL Brasil, não gosta de mim, melhor assim! Pois sei que sou e serei respeitado pelo Espírito daqueles que tentam e tentaram lutar por uma Nação mais justa, que tentaram mostrar outras perguntas aos brasileiros, outros dilemas.

Mas afinal... Em quem você aposta: Alexandre Pato ou Nilmar?


sábado, 6 de junho de 2009

A EGRÉGORA BRASILEIRA ESTÁ DE LUTO.


Sim! O Espírito dos mais sublimes brasileiros que outrora lutaram por um país mais justo e democrático, está de luto. Nossos peitos, muralhas do Brasil, como canta o Hino da Independência, sofreram um arranhão. Uma ferida foi aberta e, por algum tempo, continuará a sangrar.
D. Pedro Luiz de Orleans e Bragança, 4º na linha sucessória do trono brasileiro, era um dos passageiros do trágico acidente com o voo 447 da Air France, que desapareceu no Oceano Atlântico na passagem do domingo (31.05.2009) para a segunda (01.06.2009). Após cinco dias do acidente, esgotam-se as chances de algum possível sobrevivente ser resgatado. Resta-nos aceitar a perda do promissor Príncipe de 26 anos apenas.
Primogênito de D. Antônio de Orleans e Bragança, Príncipe do Brasil e de D. Cristina de Ligne, Princesa de Ligne, D. Pedro Luiz era formado em Administração de Empresas pelo Ibmec, no RJ e pós-graduado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas. Desde 1999 era Presidente de Honra da Juventude Monárquica e, junto ao pai, defendeu, em 1993, a Monarquia Parlamentar no Plebiscito sobre a definição da forma de governo brasileiro.
Nós Monarquistas estamos de luto. O potencial rei, como todos na Família Imperial, é educado sabendo de sua responsabilidade para com a Pátria, ao contrário dos nossos presidentes. Esperamos ansiosamente que a cortina negra que cobre o nosso país, caia. Que seja descortinada para que os filhos deste solo possam enxergar uma História menos falseada. Possam ver a Tradição e a Realeza por trás de seu povo, tão humilhado e esbofeteado por 120 anos de república. Afogados pelas tsunamis de corrupção e que ainda nos querem fazer crer que são “marolas”. Um povo que está cansando de ser ridicularizado, chamado de idiota e escutando com todas as letras que estão se “lixando” para a opinião pública.
Os mais ferrenhos opositores à Monarquia bradam que a Família Imperial é igual a qualquer outra. Sim! Vocês estão certos! É por ela ser uma família como qualquer outra que a quero de volta. Ela me representará! Eu serei rei junto com D. Luiz. O povo brasileiro será Rei. O Rei É a representação de todos nós. Criticam isso sem se dar conta que ao invés de serem reis, preferem ser “bobos da corte”. Tratados como palhaços! E o pior... Por uma “corte” de quinta!


Nosso peito foi ferido. Mas são dos ferimentos que nasce a Glória. Do esforço que surge a conquista. O falecimento do Príncipe D. Pedro Luiz trás profundo pesar para nós. Nós que acreditamos que um país melhor é possível. Nós que acreditamos na real origem do povo brasileiro (com as duas conotações que a palavra “real” sugere). Nós que respeitamos a Egrégora Nacional. Nós, brasileiros honestos que somos parte desta Egrégora Nacional. Nós estamos de luto.

"Somos cidadãos como os outros, temos que trabalhar para viver."
D. Pedro Luiz de Orleans e Bragança:
12.01.1983 - Junho/2009




Notícia que correu o mundo:
Dinamarca: http://www.bt.dk/article/20090603/nyheder/90603034/

Holanda: http://www.telegraaf.nl/binnenland/4056607/__Crash_van_Airbus_is_grootste_ramp_met_Air_France-toestel__.html?p=1,1

Bulgária: http://www.novinite.com/view_news.php?id=104241

Polonia: http://www.tvn24.pl/0,1603211,0,1,widzieli-szczatki-airbusa,wiadomosc.html

Brasil: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI75853-15227,00-A+ESPERANCA+SE+FOI.html

E.U.A.: http://www.nytimes.com/2009/06/03/world/europe/03victims.html?_r=1

Reino Unido: http://www.independent.co.uk/news/world/europe/lost-in-the-atlantic-the-tragic-victims-of-flight-af447-1695468.html

Peru: http://www.larepublica.pe/internacionales/02/06/2009/airbus-desaparece-con-228-personas-bordo

Grécia: http://www.madata.gr/index.php/epikairotita/36878.html

Noruega: http://www.nettavisen.no/utenriks/article2638098.ece

Itália: http://www.adnkronos.com/IGN/Esteri/?id=3.0.3382379836

Áustria: http://www.wienerzeitung.at/DesktopDefault.aspx?TabID=3924&Alias=wzo&cob=417522

Luxemburgo: http://www.20min.ch/news/kreuz_und_quer/story/-Sie-hatte-noch-so-viel-vor--21873771

??? : http://www.sol.de/titelseite/topnews/Luftverkehr-Frankreich-Luxemburger-an-Bord-der-Air-France-Maschine;art26205,3002040

França: http://www.lemonde.fr/societe/article/2009/06/03/vol-af-447-32-nationalites-228-victimes-autant-de-destins-brises_1201719_3224.html

Romênia: http://www.realitatea.net/un-mostenitor-al-familiei-imperiale-a-braziliei--dar-si-presedinti-si-directori-de-companii-se-aflau-in-avionul-disparut-deasupra-atlanticului_529207.html

Bélgica: http://www.rtlinfo.be/rtl/news/article/246176/--Le+prince+Pierre-Louis+dOrl%C3%A9ans-Bragance+fait+partie+des+disparus

Israel: http://www.desinfos.com/spip.php?page=article&id_article=14117

Vietnã: http://www.xaluan.com/modules.php?name=News&file=article&sid=123538

Venezuela: http://www.terra.com.ve/actualidad/articulo/html/act1792428-se-conoce-la-identidad-de-al-menos-44-pasajeros-del-af447.htm

Holanda: http://portugal.blog.nl/algemeen/2009/06/02/portugees-ontsnapt-aan-tragedie-met-air-france-toestel

Hungria: http://www.bumm.sk/30071/mi-okozhatta-az-airbus-katasztrofajat.html - Hungria

Espanha: http://www.abc.es/20090604/internacional-internacional/nuevalista-200906041202.html

Hong Kong: http://news.sina.com.hk/cgi-bin/nw/show.cgi/13/1/1/1154878/1.html

China: http://finance.ifeng.com/roll/20090603/740138.shtml

Lituano: http://klaipeda.diena.lt/naujienos/uzsienis/-air-france-lektuvo-katastrofos-misle-liks-neiminta-221346

Rússia: http://diapazon.kz/world/5143-air-france-podtverdila-dannye-ob-odnom.html

República Tcheca: http://www.blesk.cz/clanek/zpravy-krimi-katastrofy/116569/osudy-pasazeru-letu-447-letenka-smrti-za-odmenu.html

Eslováquia: http://krimi.cas.sk/clanok/119341/v-stratenom-airbuse-boli-sefovia-michelinu-aj-potomok-cisara.html

Obs: Links retirados da comunidade do Orkut: Monarquia e Família Imperial: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=19345200