Martin Luther King certa vez disse: “Há pessoas que vêem o mundo como está e se perguntam ‘Por quê?’. Eu vejo o mundo como poderia ser e me pergunto ‘Por quê não?’” Ele teve um sonho! Gandhi teve um sonho! Buda teve um sonho! Jesus teve um sonho! Os maiores sempre sonharam. Não há vergonha em sonhar. O vergonhoso é viver uma vida sem sonhos. Na verdade, nem importa se os sonhos serão ou não realizados, pois o que vale é o caminho, a trajetória, não o ponto de chegada.
- “Que quer dizer ‘cativar’?”, perguntou o Pequeno Príncipe.
- “É algo que há muito foi esquecido,” disse a raposa. “Significa criar laços...”
- “Criar laços?”
- “Isso mesmo”, disse a raposa. “Para mim, você ainda é apenas um garotinho como centenas de milhares de outros garotinhos. E eu não preciso de você. E nem você precisa de mim. Para você, eu sou apenas uma raposa como uma centena de milhares de outras raposas. Mas se você me cativar, nós precisaremos um do outro. Para mim você será único. E eu deverei ser única para você.”
- “Estou começando a entender”, disse o Pequeno Príncipe. “Existe uma flor... Eu acho que ela me cativou...”
- “É possível,” disse a raposa. “A gente vê tanta coisa na Terra...”
(...)
-“Você vê os campos de trigo? Eu não como pão. O trigo não tem nenhuma serventia para mim. Aqueles campos de trigo não me lembram nada. E eu até os acho triste. Mas você tem os cabelos da cor do ouro. Então será maravilhoso quando você tiver me cativado! O trigo, que também é dourado, irá me lembrar de você. E eu também amarei o som do vento no trigo...”
Pois bem, você nos cativou há tempos. E agora, quando eu vir um médico, não será como antes. O verei como anjo que fará o possível para salvar uma vida. O verei responsável e bem humorado. O verei determinado. O verei humilde. O verei persistente. O verei corajoso. Tudo isso porque olharei para qualquer um deles e verei você. Fui cativado e espero que se lembre sempre do ensinamento da sábia raposa: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas!” Por fim, desejo-te o mais precioso bem que o homem pode receber, e que em sua nova fase da vida, ela se faça presente ainda mais forte: desejo-te SABEDORIA! Que você honre a Egrégora dos melhores. Que você saia desse espetáculo de sonhos com a consciência de que deixou um mundo melhor e que fez a diferença no mundo. Faça deste mundo o seu mais necessitado paciente, assim quem sabe, um dia possamos curá-lo. Este também é o meu maior sonho!