Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 24 de abril de 2011

ANDARILHO

  Ao andarilho Valter di Lascio,
pela satisfação de tê-lo conhecido.
(19.03.2009)

 
 Um mundo de estranhos é o que nos rodeia.
Todos em volta, mas são todos párias.
Párias da sociedade, párias de si mesmos.

 São sozinhos por não verem a realidade,
Sozinhos, por verem a realidade.
Sozinhos, vivendo em bandos, sozinhos,
Por partilharem a ignorância.

Mais vale ser sozinho por ver o que ninguém vê;
Mais vale voar mais alto,
Longe das aves de rapina, que voam em bandos.
Digo-lhe que seu vôo pode até ser solitário,
Mas sua visão será mais bela.

 Voa sozinho, Andarilho,
E mande lembranças minhas a todos os outros
Solitários.

---------------------
Esta poesia foi escrita em uma sala da UFRN em 19 de março de 2009, após um encontro inusitado com um andarilho chamado Valter. Ele parecia mais um mendigo. Estava muito bêbado e era engraçado. Ele vendia pequenos livretos de poemas seus. Comprei um! Ele parecia alguém que não acreditava na sociedade e por isso talvez tenha decidido abandoná-la. Não que isso seja algo louvável, apenas me surpreendi com toda sua lucidez e mesmo cultura poética por trás daquele andarilho. Ainda o procurei para entregar-lhe minha poesia, mas não mais o vi.

domingo, 17 de abril de 2011

Ahhh O CHOCOLATE

 

Olá a todos! Como a Páscoa está chegando, e com ela também, inevitavelmente, mais chocolate, além de satisfazer um pedido de um Amigo e leitor deste Blog (Riquinho, é pra tu!), hoje a postagem é sobre esse alimento dos deuses: o Chocolate!

Segundo o site http://www.indeca.com.br/,  a origem do chocolate remonta a 1.500 a.C., segundo registram estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas, a Astecas também já utilizavam o cacau, a consideravam-no o alimento dos Deuses. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.

Pintura asteca ilustrando o chocolate sendo bebido em algum ritual.

Houve tempo também, na mesma época, em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, viraram moeda corrente. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor.


Historicamente, foi Cristovão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe. 

Em 1519, Hernán Cortez descobriu o cacau durante suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa a amarga. Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor a moeda de troca. Em nome da coroa Espanhola começou plantações de cacau no México onde a " moeda" seria cultivada. 

Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau a as ferramentas necessárias para seu preparo. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a menos amarga a mais palatável, portanto, ao gosto Europeu.
 
Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola. Também nesta época o cacau começou a ser feito em tabletes, que depois eram mais facilmente transformados em bebida.

  

Ao longo dos próximos 150 anos, a novidade foi se espalhando pelo resto da Europa, e seu uso foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc. Vários ingredientes continuavam sendo agregados ao chocolate líquido: leite, vinho, cerveja, açúcar, e especiarias. Foi somente em 1755 que o cacau apareceu nos Estados Unidos. 
Em 1795 os ingleses começaram a usar uma máquina a vapor para esmagar os grãos de cacau, a este invento deu início à fabricação de chocolate em maior escala.
Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, da manteiga de cacau, a do outro a torta, ou massa, de cacau. Esta última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescido de sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí ao desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, a em seqüência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate mais ou menos como os conhecemos hoje. 
 

Em pouco tempo a Espanha, que tinha praticamente o monopólio do cacau, perdeu sua hegemonia para a Inglaterra, França, Holanda, etc.

Fato é que esta delícia faz um enorme sucesso no mundo todo hoje! A indústria do chocolate lucra milhões todos os anos e há chocolates para todos os gostos! Inclusive sem adição de açúcar, para os diabéticos não sofrerem tanto de vontade! O suíço é considerado o mais saboroso de todos! Vale a pena prová-lo!

Até o cinema já se rendeu aos encantos do Chocolate. Filmes como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Chocolate" já fizeram a alegria dos "chocólatras" de plantão!

 
 A Fantástica Fábrica de Chocolate - 1971

 
 A Fantástica Fábrica de Chocolate - ReMake 2005
 
 Chocolate - 2000

Por fim, fica uma dica para esta Páscoa. O preço dos chocolates sobem absurdamente por causa dos famosos "Ovos de Páscoa". Para você que se preocupa menos com a forma, e mais com a quantidade, hehehee, fica a dica. Olha a comparação de preços feita no ano passado. Clique para ampliar.

 


Chocolate...

Gostoso em todas as idades!!

:D



sábado, 9 de abril de 2011

100SEI QUE NADA SEI

Olá caros leitores!

É com muita satisfação que venho informá-los que esta é a postagem nº 100 deste Blog!
Agradeço aos inúmeros acessos e comentários, bem como aos seguidores de carteirinha, que não perdem uma postagem! Sejam aqueles que estão na minha lista de e-mails, para quem toda semana envio as atualizações, seja para aqueles que eventualmente passam por aqui! Vocês tornaram a qualidade deste Blog cada vez melhor.

Tudo começou em 02 de maio de 2009, há quase dois anos, quando tive a ideia de criar um Blog onde pudesse reunir alguns de meus escritos (poesias, textos, críticas...). Entretanto, as crescentes e contínuas visitações foram fazendo com que eu apostasse em diversificar um pouco mais o Blog. Fiz diversas pesquisas, com o intuito de conhecer melhor o perfil de quem acessava. Percebi que muitos  preferem postagens diversas; acreditam em evolução espiritual; sabem expressar bem seus sentimentos; crêem que sua missão na Terra ainda não acabou; escrevem poesias; lêem bastante; acreditam que os brasileiros não sabem escolher seus representantes e não são temerosas quando o assunto é avião! Aos poucos, vou conhecendo melhor vocês.

Fato é que o Blog SENSEI QUE NADA SEI começou a tomar proporções que eu não esperava. Não imaginei que tantas pessoas pudessem estar interessadas no que eu tenho para escrever semanalmente. Me surpreendi quando, entre novembro e dezembro de 2010, o Blog recebeu quase 2,500 acessos! Esses acessos vem aumentando cada dia mais, ao ponto do Blog receber mais de 200 visitas diárias e bater a marca dos 6,000 acessos em um mês! Isso é realmente estimulante!

O Blog também é acessado de várias partes do mundo. Mais de 50 países diferentes já tiveram, ao menos um, usuário que visitou este Blog. Recebi visitantes do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana Francesa, Panamá, Nicarágua, Costa Rica, Belize, Guatemala, México, República Dominicana, Porto Rico, Estados Unidos, Canadá, Portugal, Espanha, França, Itália, Áustria, Eslovênia, Grécia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Suíça, Bélgica, Inglaterra, Irlanda, Noruega, Suécia, Dinamarca, Polônia, Lituânia, Cabo Verde, Gana, Angola, Moçambique, Madagascar, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Israel, Rússia, Vietnã, Macau, Tailândia, Japão, Taiwan, Austrália, Filipinas, Indonésia e República da Coréia.
(Logo tentarei preparar uma novidade para atender a este público). Somando, tivemos mais 300 comentários!

Postagens tristes, alegres, poéticas, artísticas, jornalísticas, dicas, dentre outras, enriqueceram o cotidiano do Blog, e espero que continuem a enriquecer, emocionar, e arrancar sorrisos dos visitantes! Fazer valer a pena o tempo dispendido para com a leitura!

Um grande abraço a todos, e meu, novamente, obrigado!
Continuem a acompanhar este Blog!
Rodrigo SENSEI

sexta-feira, 1 de abril de 2011

SER AMIGO

 "Só existe uma coisa melhor do que fazer novos Amigos...
Conservar os antigos."

Dentre todos os bons sentimentos que as pessoas podem vivenciar, é certo que um dos mais belos é a Amizade. A Amizade pode nascer do mais improvável encontro e das mais diferentes situações; podem durar alguns dias, semanas, meses, anos, décadas... uma vida. (E porque não, além disso?) Mas afinal, o que é “Ser Amigo”? Como saber se você tem um verdadeiro Amigo? Como saber se VOCÊ é um bom Amigo?
 

É complicado. Muitas vezes as pessoas que achamos ser nossos mais importantes Amigos nos traem, ou não correspondem às expectativas. E nós? Correspondemos às expectativas dos nossos?
 

Aprendi que o Tempo é quem nos responde algumas dessas perguntas. Já tive Amigos que pensei que durariam por toda uma vida, mas o Acaso fez com que cada um seguisse um caminho diferente. Tenho Amigos que pensei que a Amizade não resistiria após alguns anos, e hoje são pessoas tão próximas que me fazem entender o sentido de irmandade. Que me faz dizer um “Eu te Amo” de coração puro, sem esperar algo em troca. Pessoas que estão comigo nos bons momentos, e nos ruins. Pessoas prontas para doar uma palavra amiga em momento necessário, um abraço para que o calor humano se faça presente, um sorriso no meio do caos (e como ajuda...), um gesto de Amigo.


Muitos são os Poetas que se inspiram neste nobre sentimento. Um sentimento que o máximo que pede em troca é certa reciprocidade, pois todos gostam de ter um bom Amigo. Talvez por isso, não seja totalmente altruísta. Entretanto, ser Amigo, é estar feliz com a felicidade do outro, é se sentir bem perto do outro, é sentir saudade, é dizer que sentiu saudade, é aconselhar, é ser firme se preciso, é concordar, é discordar, é aguentar o estado de chatice que por ventura seu Amigo esteja passando, é apoiar, é ser o ombro amigo, é brigar de vez em quando para entender o quão importante aquela pessoa é em sua vida, é saber que pode viver sem eles, mas que a vida perderia parte do seu sentido. É, inclusive, fazer parte desse sentido. É compartilhar segredos e sonhos, mas não todos. É ter paciência... É saber pedir desculpas e mesmo perdoar.
 
Eu posso dizer que, em termos de Amigos, eu tenho muita sorte! Tenho Amigos de vários tipos, de várias formas, de várias idades. Alguns eu conquistei com o tempo, outros bastaram pequenas conversas, e isso não faz diferença, são Amigos simplesmente!
 

Deixo uma linda mensagem sobre Amizade, como ela ultrapassa a barreira do Ser humano...
Por favor, assistam, é absolutamente lindo:
http://www.youtube.com/watch?v=J_Lyts9GBLM

Boa Semana a todos!
Ps: No Twitter também aviso as atualizações do Blog, fique ligado:
@rodrigosensei