Para mim, música é um dos alimentos da alma. Como todo alimento, ele pode te fazer muito bem, te ser muito saudável, ou pode te fazer mal, ou pelo menos, não te acrescentar em nada. Música para mim é isso: algo que te acalme, ao mesmo tempo que tem uma bela letra, ou uma linda melodia. Algo que me faça entrar em um bom estado de Espírito e que me faça refletir.
Hoje, o conceito de música está banalizado. É um dos meus graves defeitos: não consigo ser eclético ou gostar de algumas coisas que muitos jovens curtem hoje. Pra mim simplesmente não dá. Pensando nisso e com a sugestão da minha amiga Débora (clique em seu nome e será levado ao blog dela: "As palavras têm sabor") decidi fazer um apanhado das 05 músicas que marcaram minha vida em diferentes fases e de alguma forma. Feita as apresentações, vamos a elas, que não estão em ordem de importância:
01 - Perfeição - Legião Urbana
Esta é uma música que para o ouvinte despercebido e desatento, fala apenas da podridão da nossa sociedade. Da estupidez humana (que não é pouca). De todas as nossas conquistas inúteis e da maldade no mundo. Entretanto, sua beleza está justamente no final. Em sua última parte, Renato Russo canta:
Esta é uma música que para o ouvinte despercebido e desatento, fala apenas da podridão da nossa sociedade. Da estupidez humana (que não é pouca). De todas as nossas conquistas inúteis e da maldade no mundo. Entretanto, sua beleza está justamente no final. Em sua última parte, Renato Russo canta:
"Venha, meu coração está com pressa,
Quando a esperança está dispersa
Só a Verdade me liberta.
Chega de maldade e ilusão!
Venha, o Amor tem semper a porta aberta,
E vem chegando a primavera,
Nosso futuro recomeça,
Venha, que o que vem é Perfeição."
É uma música que me fez/faz ter sempre esperança, por maiores que fossem/sejam as adversidades. Segue o link do Clipe Oficial da música:
02 - Antologia - Shakira
"Toda carta de Amor é piegas. Se não for piegas, não é carta de Amor." (Fernando Pessoa).
Das 05 músicas que apresento hoje nesta postagem, esta é uma das duas (e a mais) romântica. Shakira para mim, noutros tempos, era a artista perfeita. Timbre espetacular; produzia seus CDs; compositora/poetisa; toca vários instrumentos; canta em vários idiomas... enfim. É uma das mais belas músicas que já ouvi e me conquistou com frases de efeito como:
"Apesar de que dizem que os anos são sábios, todavia se sente a dor."
"E foi por ti que descobri o que é amar..."
Link para ver uma edição com várias imagens da Shakira e a música Antologia:
http://www.youtube.com/watch?v=ZIgvVSvheZY
03 - De Onde Vem a Calma - Los Hermanos
Música quase biográfica para mim. Afinal, "de onde vem a calma daquele cara?"
É uma linda composição de Marcelo Camelo, e para mim, o final de sua letra já diz tudo. É quase uma oração:
"Eu não vou mudar não!
Eu vou ficar são.
Mesmo se for só.
Não vou ceder.
Deus vai dar aval, sim!
O mal vai ter fim,
E no final, assim calado,
Eu sei que vou ser coroado
Rei de Mim!"
Para mim, Los Hermanos é uma das melhores bandas do Brasil, em termo de letras, uma das sucessoras (NA MINHA OPINIÃO) da Legião Urbana. Vale a pena conferir a música:
04 - November Rain - Guns N' Roses
A música que embalou parte de minha infância e adolescência. Ela foi escrita em 15 minutos (e a isso eu chamo 'inspiração') e tem um dos meus instrumentos preferidos: PIANO. Slash, ex guitarrista dos GNR, tem três solos incríveis nessa música. No primeiro deles, a guitarra parece falar. É como se desse para perceber todo o sentimento daquela música naquele momento. O link abaixo é do clipe oficial da música. O solo que estou me referindo, é quando Slash (o de cabelão encaracolado) sai da Igreja e começa a tocar). O que me dizem desta bela música?
05 - La Vita è Adesso - Claudio Baglioni (Interpretação de Renato Russo)
"A Vida é Agora", é uma música composta pelo artista italiano Claudio Baglioni, mas que chegou primeiro aos meus ouvidos na voz de Renato. É uma música que me tráz paz de Espírito. Que me faz sentir bem (mas já me fez chorar algumas vezes). É uma belíssima síntese do que importa na Vida, além de nos lembrar que a Vida é agora! Não viva em função do passado ou do futuro. Viva o presente, pois ele será seu passado um dia e seu futuro depende dele! Para esta linda música, seguem dois links. O primeiro é a música cantada pelo seu compositor Baglioni; o segundo link é a versão de Renato Russo com a tradução da música (Vale a pena ver).
http://www.youtube.com/watch?v=B8ZmYTyvQ5E (Assista!!!)
Pois bem, meus caros. Como diria um grande Amigo meu: "Se eu fosse Deus a Vida teria uma trilha sonora."
Espero que tenham gostado da minha seleção. Coloquem seus comentários a respeito e, se quiser ir além, postem as 05 músicas que marcaram sua vida!
Um abraço a todos.