Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O PÁLIDO PONTO AZUL



É incrível como somos pequenos! E mais incrível ainda é tomar conhecimento de nossa prepotência perante tudo. Não é de hoje que o Homem se sente como dono do Universo, mesmo sem conhecê-lo. Ver este antigo vídeo sempre me faz refletir como tudo é passageiro... Como tudo é ridiculamente sem importância! Não preciso falar muito...
A postagem desta semana é essa bela reflexão: O Pálido Ponto Azul.


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

LÍNGUA DE COBRA

 Gríma, Língua de Cobra

Caros leitores, como estão?

Dentro do universo da literatura, muitos personagens marcam determinada obra. Uns mais, outros menos. Alguns deles parecem ter sido fortemente inspirados na vida real (e provavelmente foram). Permitam-me hoje falar um pouco mais sobre Gríma, Língua de Cobra.

Personagem criado por J. R. R. Tolkien, ele fez parte da obra O Senhor dos Anéis. No cinema foi interpretado pelo ator Brad Dourif. Gríma Língua de Cobra era um espião que tornou-se uma espécie de conselheiro do Rei Théoden. Acontece que todos estavam felizes até o dia em que Gríma (Servo de Saruman, um mago que deixou-se levar pelo lado sombrio) assumiu o posto de Conselheiro do Rei. Todos puderam assistir com tristeza a decadência física e moral do Rei, fazendo com que as pessoas ao redor, que amavam Théoden, começassem a sentir raiva de Língua de Cobra.

Língua de Cobra "envenenando" o Rei Théoden contra aqueles 
que se importavam com ele.

Após algum tempo, Língua de Cobra foi desmascarado, e o Rei Théoden pôde voltar a ser o Rei de outrora. Mas isso porque ainda tinha amigos ao seu lado. Nem todos, talvez, tenham a mesma sorte do Rei.

Rei Théoden sem os "conselhos sábios" de Língua de Cobra.

Mas e a vida real?

Bem... na vida real não é muito diferente. Acho que todos nós já conhecemos alguém como Gríma Língua de Cobra, não? Não podemos atribuir a culpa apenas ao personagem criado por Tolkien, pois o Rei Théoden tem tanta culpa quanto o traiçoeiro. Não foi forte o suficiente para se manter longe de conselhos nefastos que só traziam o mal para o monarca.

Às vezes, estamos tão cegos e admirados por alguém, que nossa capacidade de pensar soberanamente se esvai. Nossos olhos passam a ficar cegos ao que antes era claro e passam a enxergar apenas o que os outros olhos (de Língua de Cobra) quer que enxerguemos.

Nos casos mais graves, nenhum texto, nenhuma conversa de pessoas queridas, será suficiente para se reverter essa situação, tendo mesmo é que deixar o Tempo, Senhor da Verdade, passar e mostrar a realidade a quem, antes, era próximo. Mas e quando esse momento chegar? Será que todos estarão lá para você? Nem sempre...

Éowyn era a sobrinha do Rei Théoden, e a que mais se importava com ele, antes de Gríma aparecer. Ele nutria um carinho imenso por ela. Após a chegada de Língua de Cobra, a sobrinha foi sendo esquecida ao ponto do Rei não lhe dar ouvidos.

É mais uma vez, a arte imitando a vida.

Esperamos é que todos os Thédoens que existem, um dia possam se livrar das influências negativas de tantas Línguas de Cobras que existem por aí.

Que venha o Tempo... e que Ele passe, trazendo com ele sua Luz e Sabedoria.

Vejam abaixo o momento do filme O Senhor dos Anéis - As Duas Torres, quando o Rei Théoden é libertado da maldição por Gandalf, o Branco.


segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

SISU x VESTIBULAR


Saudações, caríssimos! Como estão?

Hoje, dia 13 de janeiro de 2014, saiu o resultado do SiSU. Felicidade para uns, tristeza para outros... Mas... Parece que falta algo...

O ENEM já existe há algum tempo, sabemos disso, e mesmo com todos os seus problemas, ele vem sendo aplicado anualmente em todo o país. O tradicional Vestibular, sendo competente ou não, vai sendo gradativamente substituído no Brasil. A UFRN já não o utiliza mais, 100% das vagas oferecidas são via ENEM.

Há 9 anos (quase exatos) eu estava raspando o meu cabelo longo pela minha aprovação no Vestibular da UFRN. Não foi na primeira tentativa, nem na segunda... mas na terceira! Hoje tudo está um tanto diferente. Muitos gostam do ENEM, tantos outros odeiam. Eu faço parte dos que não concordam com o fim do tradicional vestibular para se colocar o ENEM no lugar. Não acho o vestibular a melhor maneira de se avaliar um estudante e ingressá-lo na Universidade. Acho que o currículo acadêmico, do Ensino Fundamental e Médio, deveriam ser analisados como pré-requisito para se entrar numa Universidade. Entre ENEM e Vestibular... fico com este último sem pestanejar.

Percebo que vai-se acabando um pouco aquela expectativa do resultado do Vestibular. Ficávamos sintonizados no canal que divulgaria o resultado bastante tempo antes... Outros iam até o ginásio da Universidade para ver a lista dos aprovados (já vi isso pessoalmente, e é uma emoção indescritível). As segundas opções praticamente não funcionavam... quando não passávamos na primeira, paciência... o foco era estudar mais no ano seguinte para conseguir a aprovação!

Aí entramos num grave problema, ao meu ver...

Hoje presta ENEM e com a nota que obtém você procura algum curso que se encaixa mais a sua nota. Vejo muitos entrando em cursos, não porque sonhavam em cursá-lo, mas pelo simples fato de estar na Universidade. As chances dessa pessoa abandonar o curso ou cursá-lo de forma mal feita, são maiores. São poucos os que tem nota para entrar em outro curso, mas persistem no sonho inicial. Acho isso um pouco prejudicial.

Enfim... Hoje fiquei feliz com vários alunos e ex alunos aprovados que ingressarão na Universidade este ano, e, como Professor, fico feliz por ter contribuído de alguma forma para essa conquista! Que Deus os ilumine nessa nova etapa da vida e que sejam realizados em suas profissões!


terça-feira, 7 de janeiro de 2014

A CHUVA QUE CHOVE DENTRO



A Chuva que Chove dentro

Chuva,
Inspiração de tantos poemas
Respingos na pele intensa
Lágrimas que caem do céu.
Dia choroso sei lá por quê
Talvez a morte de uma flor
Que nunca foi entregue,
Talvez o suspiro de um amor
Para quem cuja eternidade é breve,
Talvez o lamento por quem
Não sabe mais escrever poesia.
Chove lá fora, o dia inteiro...
Muito mais fria é a Chuva
Que chove por dentro.

07.07.2013
R. C. Felipe