Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 29 de maio de 2010

O PAÍS MAIS PATRIOTA DO MUNDO!

Olá a todos!
Essa semana pensei que nosso país iria pra frente!

Por um momento achei que nossos problemas tinham achado um caminho rumo à solução.
Fui ao supermercado, e no caminho vi pessoas discutindo sobre o Brasil. Coisa rara de se ver! Ao chegar ao supermercado, percebi uma decoração excessivamente verde e amarela! E para finalizar, vi várias pessoas vestindo roupas ou com as cores de nossa bandeira, ou com a própria flâmula nacional à mostra! Será que tomamos jeito? Será que de uma hora para outra o nosso povo passou a amar o nosso país (e junto com esse amor, a necessidade de cuidar)? Ledo engano...

A discussão das pessoas sobre o Brasil, era na verdade s0bre a seleção brasileira de futebol! Sobre a lista de Dunga... Sobre os convocados.
A cada 04 anos, nosso país se torna a nação mais patriota do mundo! Não, não levantamos cedinho e hasteamos a bandeira do país como fazem milhares de estadunidenses (durante todo o ano). Nós torcemos pelo Brasil na Copa do Mundo de Futebol! E olhe lá... porque se não chegarmos pelo menos até as semi-finais, já escolhemos outra seleção para torcer, como aconteceu na Copa passada. Naquela ocasião, Portugal foi o escolhido.

Pois bem... lojas verde e amarelo, roupas verde e amarelo, esmaltes verde e amarelo, já vi até lentes de contato verde e amarelo. Que importa utilizarmos nosso amor pelo verde e amarelo para mudar a cor do nosso futuro, tão acinzentado, se podemos ver Kaká e cia fazendo gols? Mas não sei se dá para culpar o povo brasileiro... Somos doutrinados desde tenra idade, nas próprias escolas, a perder o amor pela Tradição. Ou vocês não sabiam que o verde e amarelo de nossa bandeira nada tem a ver com o "verde de nossas matas" e "a riqueza e o ouro de nossa terra"? As cores remontam ao Brasil Império. Cores heráldicas da Família dos Bragança e dos Habsburgo. D. Pedro I e Dona Leopoldina, que uniram as cores para criar o Primeiro Império dos Trópicos... Mas isso ninguém ensina... Ou melhor, quase ninguém, já que eu faço a minha parte!


Fica então a dica: que tal sermos um pouco mais patriotas com o que realmente importa? Futebol é bom e eu gosto muito! Mas ainda prefiro um futuro melhor para os meus filhos. Que eles possam viver em um país decente e que tenha amor eterno pela Nação, não amores sazonais. Esses vão embora como as águas de um rio temporário.

domingo, 23 de maio de 2010

ORGULHO DE SER NORTE RIOGRANDENSE - Eu, Potiguar?

Saudações!
Venho por meio desta declarar meu orgulho em ser NORTE RIOGRANDENSE!! xD

Pois é... Depois de tanto admirar o sentimento de identidade cultural presente nas pessoas de alguns dos estados brasileiros (Pernambuco e Rio Grande do Sul, só pra citar como grandes exemplos), me veio a ideia de criar esta "coluna" neste Blog a fim de divulgar não só o meu orgulho em ser norte rigrandense, mas também divulgar informações que os meus conterrâneos deveriam saber! Afinal, se não conhecemos algo, como podemos amar? Como nos reconhecer como um povo com uma identidade cultural se nem sabemos quem somos? Citando o lema da SONARQ (Sociedade Norte Riorandense de Arqueologia e Meio Ambiente): é preciso CONHECER PARA AMAR!!!

A intenção desta coluna é falar um pouco sobre o estado do Rio Grande do Norte! Pode ser sobre expoentes e personalidades de nossa cultura; resgatar alguns valores que aqui tinham raízes; entender um pouco mais de nossa História para que possamos nos orgulhar da maravilhosa terra que temos! Este é um primeiro passo para se resgatar o valor de nosso povo enquanto Nação!

Começarei com uma pequena história do nome que se dá ao natural do estado. Chamam-o de NORTE RIOGRANDENSE ou POTIGUAR.

Acontece, caros amigos, que a denominação "Potiguar" deveria ser repensada. "Potiguar", é uma palavra que vem do tupi e significa "comedor de camarão". Acontece que em nossas terras, tempos atrás, não viviam apenas os potiguares. Seus principais rivais, índios pertencentes à Nação Macro-Jê, viviam no interior do nosso estado e eram denominados pelos seus rivais potiguares de "tapuias", que significa "Língua travada", denominação pejorativa que os potiguares, habitantes da faixa litorânea, deram a eles por não falarem a mesma língua.

"Dança dos Tarairius" [Tapuias] (Albert Eckhout)

É importante lembrar que "índios" não são todos iguais. Pelo contrário, são tão heterogêneos quanto você possa imaginar. Com diferentes costumes, línguas, cultos, cerimônias, hábitos...

índios brasileiros

Pois bem, sabemos desde nossas primeiras aulas de História, que nosso povo brasileiro é composto por uma miscigenação de brancos (europeus), negros (vindos da África para trabalhar como escravos) e índios, que já viviam aqui antes da chegada dos primeiros portugueses. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, os nossos índios não morreram. Seu sangue corre pelas nossa veias. Um olhar mais apurado no nosso dia a dia, e perceberemos como eles estão entre nós. Nas escolas, filas de banco, trabalho, universidade...

Em comunhão com a Natureza

Foram personagens principais no enredo de nossa História, e por descaso e ignorância, são os menos lembrados. O que quero dizer com tudo isso, caros leitores, é que é infundado chamar o norte riograndense de "potiguar", sendo que esta era apenas uma das várias tribos que habitavam o que hoje é o estado do Rio Grande do Norte. Os tapuias e os potiguares eram rivais e inimigos. E o que acontece com quem é descendente de tapuia? É correto ser chamado de "potiguar"? É como dar o nome de "Hitler" a um descendente de judeu...

O Prof. Spencer e um garotinho no interior do estado,
legítimo descendente tapuia!

A beleza dos que contribuíram com nossa cultura ainda está em nós.

Percebam que não estou tomando partido para os tapuias, nao há preferências por tribos ou nações em minha mente. Faria o mesmo se os que nascessem no estado recebessem o nome de "tapuias". O correto, na minha opinião é NORTE RIOGRANDENSE, pois engloba todos. Primeiro de tudo, unidade e reconhecimento como um povo. Não dá para nos reconhecermos sendo chamados pelos nomes das partes, e não do todo. O que não impede de no campo individual manter as tradições pertencentes às próprias individualidades (Exemplo, o gaúcho e o pernambucano mantêm suas diferentes tradições, mas nem por isso deixam de ser brasileiros).

Não pretendo mudar oficialmente a designação do natural norte riograndense, apenas pedir a ajuda dos senhores(as), que quando perguntarem sobre suas naturalidades, respondam que são NORTE RIOGRANDENSES, e tenham muito orgulho disso!

sábado, 15 de maio de 2010

OUTROS TEMPOS...

Felizes eram os tristes Poetas
Que escreviam na beira dos rios
Ou na varanda fria em noite de inverno.

Os poetas de hoje escrevem em shopping,
Praças de alimentação, em meio a barulho de trânsito.

Quando, enfim, encontram um ambiente calmo,
Não conseguem escrever como os de outrora.

A dor de perder a amada parecia
Mais sofrida quando lida nos versos mais antigos.

Hoje parece dor passageira, ainda que não seja;
E antes parecia dor eterna, ainda que não fosse.

Ricas eram as rimas de décadas atrás
Que hoje foram relegadas às páginas amareladas e mofadas
De um dicionário dum secundarista já formado há tempos em Medicina.
Bebo goles d’água como se isso me trouxesse inspiração.
Não funcionou muito bem.
Não sou poeta antigo.
Sou poeta calmo em meio ao caos.

_____________________________
Escrito em 22.12.2009
Imagens retiradas da Internet.
A quinta imagem pertence a: Marcio Viegas.

sábado, 8 de maio de 2010

YUJÔ FEST - 2

No último final de semana (dias 01 e 02 de maio), aconteceu no CTEAD (Centro de Tecnologia e Educação a Distância), em Natal, o segundo evento do Yujô (grupo antigo que reúne fãs da cultura japonesa). “YUJÔ”, significa “AMIZADE” e o evento ocorreu das 09:00 às 21:00 (aproximadamente).
Amigos...

Você deve estar se perguntando o que há em um evento desses... Bem, há várias coisas relacionadas à cultura nipônica, mas, principalmente, assuntos ligados aos animes (desenhos animados japoneses). Geralmente nesses eventos há salas de jogos, lojas com produtos e artigos relacionados, convidados (no caso do Yujô Fest 2, os atores/dubladores Élcio Sodré e Francisco Brêtas), oficinas, salas de exibição de animes, cosplayers (pessoas vestidas como seus personagens favoritos), outros jogos como gincana, talk show, animekê (karaokê com músicas de animes), campeonato de vídeo game, apresentações de artes marciais, etc.
Francisco Brêtas e Élcio Sodré
Aikidô (Ai que dor depois dessa queda...)

Como Natal não tem ainda algo a que possamos chamar de “Tradição” no que diz respeito a eventos como este, muitas foram as falhas e que devem servir de aprendizagem para próximos festivais. Mas devo dizer que a maioria dessas falhas passou despercebida pelos fãs, que vão ao evento com a intenção de se divertir, e se divertem! E ao invés de apontar os erros, irei parabenizar aos organizadores pelo evento. Nem imagino o quanto deve ser difícil tomar a frente disso, então, graças ao trabalho de vocês, nós nos divertimos. Meu obrigado!
Bonecos...

Em tal evento, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e de cigarros, além de incentivarem à arrecadação de alimentos para doação a alguma instituição de caridade! Ou seja, um evento totalmente família em meio a um mundo em que os jovens só pensam em encher a cara e fumar! Ponto positivo para os Otakus (como são conhecidos os fãs de animes e mangás – quadrinhos japoneses)!!!

Élcio Sodré e o "Shiryu", personagem que dublou.

Pois bem, o evento foi muito bom! Participei nos dois dias com amigos da Universidade e outros! Registrei muitos momentos, e alguns estão nas fotos abaixo.
Ah... e devo dizer que já tenho fotos com três, dos cinco dubladores dos Cavaleiros de Bronze, protagonistas dos Cavaleiros do Zodíaco (Seiya, Shiryu e Hyoga – meu favorito)! \o/ E ainda com um dos Cavaleiros de Ouro (Saga de Gêmeos) \o/.

Com os dubladores...

Por fim (prometo), aguardem o post do meio do mês de julho... hehehehe Maior evento de anime do Nordeste, e um dos maiores do Brasil... AÍ VOU EU!!! SANA 2010!

Rock Lee e seu Sensei... Rééé (Muito bom, Heros)
Alguns Cosplayers e seus respectivos personagens...

Videl

O Incrível Ninja Jiraya e seu staff, Ruan Senpai.


Seishomaru

Saori Kido (Athena)

Rock Lee

O Super Sayaman (Gohan)
Coelhinhas da Playboy???
O Chapeleiro Maluco


Público para ver os dubladores...
("O mundo é dos mais espertos", Sivirino - o cara sentado)