"Há mais mistérios entre o Céu e a Terra, Horácio,
do que sonha nossa vã filosofia."
(Hamlet - W. Shakespeare)
Esta frase é, para mim, uma das mais acertadas frases da História da humanidade.
Vivemos em um mundo onde cada vez mais grupos proclamam deter a Verdade Universal. Grupos ideológicos, religiosos, e de qualquer outro âmbito. Acontece, meus caros leitores, que nenhum deles me convence, e estou cada vez mais certo disso. Não me convencem pelo simples fato de que eu sei o quanto somos insignificates perante o Todo. O quanto somos ainda seres tão imperfeitos que não consigo nem expressar essa imperfeição.
Como algum grupo destes seres imperfeitos podem deter a Verdade, se tantos outros proclamam tê-la, sem contar em todos os outros que já a tiveram ao longo dos milênios...? É muita petulância. Não sou contra esses grupos viverem harmoniosamente entre si e entre todos. Sou contra a (o)pressão que fazem sobre as pessoas como se tivessem todas as respostas para tudo.
"Você tem todo o direito de acreditar em pedras, desde que não queira jogá-las em mim!", disse uma senhora certa vez.
Também não sou contra a Fé. Muito pelo contrário. Acho-a necessária para se viver bem. Eu não me imagino sem Fé. Acho que as pessoas podem e devem ter Fé em suas crenças, desde que isso não atrapalhe os outros. Tento acreditar no que me parece lógico e mais justo. Ora, se Deus me deu raciocínio, foi para pensar.
Quando vejo pessoas completamente cegas quanto às suas crenças e ideologias, fico pensando na possibilidade de alguma delas, ao fim da vida, perceber que tudo em que acreditou piamente durante toda sua existência, não mais a satisfaz. Já imaginaram o sentimento de frustração? Tento ter muito cuidado com isso. Só eu sei o quanto preciso aprender nesta vida... o quanto não me considero bom o bastante. O trocadilho que dá nome a este blog não poderia ser mais acertado.
Como diria o Poeta português José Régio:
"Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos..."
O tema religioso é sempre muito polêmico. Sou uma pessoa que creio, que tenho fé, mas não me deixo levar pelas ideias alheias.
ResponderExcluirAs pessoas precisam saber que pra ter fé não é preciso perder a visão, e que se possibilitar à novas experiências não a tornará uma traidora de suas crenças.
que merda
ResponderExcluirCristo venho a 2mil anos tentar mostrar um pouco do que somos na terra , não estou pregando religião nem nada mesmo por que isso só venho pra separar as pessoas , quando o ser humano perceber que ele só mais uma criação de "Deus" ou do todo ,até posso estar preparado pra ouvir e saber a verdade, e a pergunta chave é quanto tempo dura uma mentira?! Essa é para os ateus..
ResponderExcluir