Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

quarta-feira, 28 de maio de 2014

PACTO


→ Pacto.

Rio caudaloso que insiste em verter
Águas de março, agosto e novembro;
Se a boca d'outrora eu pudesse esquecer,
Esqueceria de lembrar o que hoje me lembro.

Rio salgado que insiste em sangrar
Tal qual açude no sertão depois de encher,
Pára tuas águas, que eu não posso secar
Nem lagoa, nem mar... e assim é você.

Seca tuas águas frias, enquanto
Tentarei, prometo, não me molhar mais.
Façamos então um pacto a sós:

Pego meu barco e irei remando,
Com a promessa de não olhar para trás,
E tu... esqueces que sou tua nascente e foz.

R. C. Felipe

domingo, 18 de maio de 2014

"O BRASIL JÁ PERDEU A COPA, MAS A SELEÇÃO VAI GANHAR!"


A frase que intitula essa postagem foi dita pelo Jornalista Jorge Kajuru, e para mim é de uma felicidade tremenda! Ok... vamos falar de COPA!

Caros leitores, quem me conhece sabe muito bem que sou contra a Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Sim, eu até gosto de futebol. Vibrei em outras Copas (mas nas duas últimas já não estava com essa gana toda). Não vibrei com o Brasil ganhando a chance de sediar a Copa, muito menos com minha cidade passando a ser uma Cidade Sede. Na verdade, já venho reclamando da realização da Copa do Mundo no Brasil, não é de hoje.

Nosso Brasil não tem condições de realizar uma Copa do Mundo. Digo isso baseado no conjunto da obra. Conseguiremos fazer estádios, conseguiremos receber as seleções, conseguiremos realizar todos os jogos e teremos um campeão. Mas isso não representa, ao meu ver, as condições necessárias para realizar uma Copa. Eu diria que nós não temos condições MORAIS para realizar um evento deste tipo, assim como não temos tais condições para realizar as Olimpíadas de 2016 (que já torço desde muito tempo para perdermos para a cidade de Londres).

Desde o começo sabíamos que os estádios seriam superfaturados, assim como todas as obras necessárias para a realização do evento. O único ponto que poderíamos focar para tentar engolir essa jogada, eram as famosas obras de mobilidade que seriam feitas nas cidades sede. Ora bolas, faltando menos de um mês para o início do evento apenas 10% das obras de mobilidade previstas foram concluídas. E apenas 41% de todas as obras foram terminadas. É mole? Quer mais? Então vamos lá...

Somando o que foi gasto para a realização das Copas do Mundo de 2002, 2006 e 2010 (respectivamente no Japão e Coréia, na Alemanha e na África do Sul), chegamos ao montante de 31 Bilhões de Reais. Pois pasmem, que a Copa do Brasil vai custar (oficialmente) 35 Bilhões de Reais. Isso mesmo... A nossa Copa custará mais do que as últimas três Copas JUNTAS! Para completar a obra, em todas as outras edições da Copa do Mundo, a FIFA (organizadora do evento) tinha que pagar impostos aos países sede. Impostos que chegavam a casa do Bilhão. Pois o Brasil fez a grande "cortesia" de ser o primeiro país a ISENTAR a FIFA de TODO E QUALQUER IMPOSTO! Ou seja, enquanto os lucros da FIFA giravam em torno dos 4 bilhões, este ano a entidade máxima do futebol lucrará mais de 15 BILHÕES de reais e não pagará um mísero centavo para o Brasil. A troco de que? Será preciso muita inteligência para entender?

Temos estádios (como o de Brasília), que custaram na casa de mais de 1 Bilhão de reais, enquanto os mais modernos estádios europeus não chegaram a esse valor. Exemplos e mais exemplos de corrupção nas obras, várias delas abandonadas, tantas outras que não ficarão prontas para a Copa (e sabe-se lá quando ficarão prontas)... Temos ex presidente dizendo que é retrocesso pensar que não devemos fazer a Copa porque não temos bons hospitais (Lula), temos ex jogadores pedindo para esquecermos os protestos e pensar apenas na Copa (Pelé) e que Copa do Mundo não se faz com Hospital (Ronaldo)... enfim... temos exemplos e mais exemplos do porque não devemos torcer pela Copa do Mundo.

O brasileiro é apaixonado por futebol, é um povo sofrido, trabalhador em muitos casos... mas não pode ser indigno. Isso não! Eu fui, sou e serei contra essa política de Pão e Circo adaptada no nosso país! Chamam-se de antipatriota e acusam-me de não ser brasileiro. Se apoiar a Copa do Mundo é ser brasileiro, eu realmente não sou e não faço questão alguma de ser.

Não dá... Tá cada vez mais difícil aguentar tudo isso. Mais difícil ainda conversas com pessoas. É muito triste ver o seu país em bancarrota. Ver políticos fazendo o que querem com a Nação enquanto o "patriota" grita "GOL!".

Sinto Muito!

Não dá!


domingo, 11 de maio de 2014

MÃE É MÃE

 Minha Mãe!

Certa vez, alguém me disse que não existe esse negócio de "pai biológico" ou "mãe biológica", o que existe é progenitor e progenitora. Mãe é uma questão social. É quem cria. A pessoa que apenas coloca no mundo e não dá amor, carinho, não está nos momentos mais importantes da pessoa, não é "mãe", é progenitora.

Achei de uma lucidez tremenda, e hoje concordo demais com essa afirmação!

Hoje é Dia das Mães e fico muito feliz em ter a minha Mãe! Ela é Mãe e progenitora ao mesmo tempo. Muitas vezes a relação com os pais não é fácil. Como Professor, percebo essa realidade gritante com muitos de meus alunos, adolescentes. Seja pela falta de tempo dos pais, que trabalham o dia todo; seja pela falta de consciência; seja lá por quais motivos, muitos desses adolescentes sentem-se sozinhos e queixam-se que não conseguem ter o relacionamento que gostariam com suas mães... Mais triste ainda é saber que eles estão dispostos a tê-la. Elas é que terminam não agindo como o esperado... :(

De qualquer forma, o Dia das Mães é uma data criada para lembrarmos de valorizar uma das coisas mais bonitas que Deus criou: a maternidade. 

Parabéns a todas as mamães do Brasil!

Segue um poeminha:

Para Sempre

Por que Deus permite
Que as mães vão-se embora?
Mãe não tem limite,
É tempo sem hora,
Luz que não apaga
Quando sopra o vento
E chuva desaba,
Veludo escondido
Na pele enrugada,
Água pura, ar puro,
Puro pensamento.

Morrer acontece
Com o que é breve e passa
Sem deixar vestígio.
Mãe, na sua graça,
É eternidade.
Por que Deus se lembra
- Mistério profundo -
De tirá-la um dia?
Fosse eu Rei do Mundo,
Baixava uma lei:
Mãe não morre nunca,
Mãe ficará sempre
Junto de seu filho
E ele, velho embora,
Será pequenino
Feito grão de milho

Carlos Drummond de Andrade

quarta-feira, 7 de maio de 2014

FALTA DE TEMPO


Quem nunca ficou sem tempo em diversos momentos da vida? Quem nunca desejou que o dia tivesse 40 horas, para dar tempo de fazer tantas outras coisas? Pois é...

Caros leitores, em vários anos de existência deste Blog, nunca postagens se atrasaram tanto (ainda que nunca tenha ficado uma semana sem atualização)... É por isso que decidi atualizá-lo de maneira rápida e simples dessa vez: falando sobre a falta de tempo!

Quando vamos crescendo, nos tornando mais adultos e responsáveis, o tempo parece passar mais depressa do que quando éramos crianças, sem tantas obrigações. Apesar dessa fase chegar para todo mundo, não é todo mundo que sabe administrar o seu tempo. Ter um tempinho para cada coisa.

Por mais que tenhamos muito a fazer, organizar o tempo é a chave de se conseguir dar conta de tudo. Não tentar abraçar o mundo com as mãos também é uma boa pedida.

Foque em projetos que você possa se dedicar e não entre em outros se não tiver certeza que vai dar conta.

Vou terminar essa breve postagem com um ditado interessante:

"Só se arruma tempo para algo, aqueles que são os mais ocupados!"

Boa Semana a todos!