Caros Amigos e colegas de Ofício, mais um ano letivo está se iniciando por todo o Brasil! Sabemos das dificuldades que enfrentamos, a cada novo ano, por trabalharmos na área da Educação no nosso País. Entretanto, persistimos a cada novo ano!
Este é apenas o meu início de 7º ano na Profissão, mas posso dizer que estou mais animado que o normal por ele.
Este é apenas o meu início de 7º ano na Profissão, mas posso dizer que estou mais animado que o normal por ele.
Feliz daqueles que entendem que o aluno é o ponto máximo de nosso Ofício; de nosso dom. É a nossa mais importante Missão, talvez até como seres humanos, nesta Vida! Sabemos como às vezes as Coordenações, Orientações e Direções podem nos ajudar a enfrentar o ano, mas também sabemos como elas atrapalham às vezes! Mas independente delas, nós sempre teremos nossas escolhas! E gostaria de pedir a vocês, tantos que nem conheço, que escolham ser EXCELENTES! Não precisa tentar ser bom para mostrar ao outro que é. Tampouco para competir com os colegas de trabalho. Mas seja o MELHOR que VOCÊ pode ser! Por você mesmo e pelos seus Alunos!
Todos os jovens e crianças do nosso Brasil merecem uma educação de qualidade. Mas sabemos que não são todos que têm acesso a ela. Muito pelo contrário... talvez a minoria tenha. Mas talvez se nós nos esforçarmos sempre, se fizermos o nosso trabalho com Amor em meio ao caos; com dedicação em meio aos preguiçosos; com brio no olhar em meio às tristezas cotidianas, podemos estender um pouco mais dessa educação de qualidade para um número maior de alunos!
Parece um texto utópico? Pode parecer, mas não é! Utopia é pensar que nossa Educação nacional irá superar todas as dificuldades por causa disso. É achar que isso fará a merenda escolar não faltar em tantas escolas do Brasil. É achar que todos os alunos mudarão de vida. Mas a única coisa que este texto pede, é que você procure ser o melhor que você pode ser na sua Profissão. Isso não é utopia... É apenas respeito próprio ao Ofício que vocês decidiram abraçar!
Se vocês estão apenas temporariamente como Professores, faça o que estiver ao alcance neste meio tempo. Se você não escolheu ser Professor, mas foi envolvido por esse dom, que foi te tomando por completo... Apenas seja o Professor inspirador que nasceu para ser!
Lembrem-se que vocês possuem o poder de mudar o mundo. Se não o mundo de todos, o mundo de alguém! E mudar o mundo de alguém para melhor, já é de uma importância que chega a parecer divina!
Trabalhem não por Amor! Trabalhe por dinheiro! Mas trabalhe COM Amor! Valorize seu Ofício! Tenha orgulho de ser PROFESSOR!
"EDUCADOR" é Pai e Mãe. Mas com nossa sociedade de hoje, tentam "empurrar" essa obrigação para nós, Professores. Sabemos que nós, por amarmos o que fazemos, terminamos por ajudar nessa Educação. Mas o fazemos porque sabemos da importância de não deixar um Aluno nosso à mercê de qualquer um que possa influenciá-lo negativamente. Entretanto, ainda assim, não é nosso dever.
As pessoas podem se "chocar" com esse último parágrafo. Mas peço para que não se choquem! Guardem essa sensação para os pais que são ausentes. Para aqueles que acham que o dinheiro pode ocupar o lugar de um almoço com todos à mesa. E para tantos outros exemplos que eu poderia dar aqui!
Quem subestima o poder da palavra "Professor", termina por preferir chamar esses trabalhadores de "Educadores". Não, não e NÃO! Para mim, ainda que um dia eu receba vários títulos acadêmicos ou de qualquer outra qualidade... "Professor" será o maior deles! Professor pra mim é muito mais do que comumente se percebe. Professor ensina! Já pararam pra pensar quão lindo é o significado dessa palavra? "Ensinar"...
Educar vem do berço... "Ei, menino... não precisa gritar!", "Não mastigue de boca aberta!", "Escove os dentes depois das refeições", "Peça desculpas ao seu irmão!", "Respeite os mais velhos"...
Ensinar é dar aquele conhecimento acadêmico que o aluno precisa para construir seus sonhos em bases mais sólidas... É dar um abraço com um carinho de mestre... É olhar nos olhos dos "pupilos", e transmitir confiança e esperança!
Educar e Ensinar são complementares... E todo pai e mãe deve ter um pouco de Professor. Os Professores, por sua vez, terminam agregando em suas práticas um pouco do "Educar", mas talvez não o suficiente para serem chamados de "Educadores" ao invés de "Professores".
Muitos Professores que eu conheço (e me incluo nessa lista), ensinam e educam! Mas o fazemos porque queremos. Porque achamos que isso nos faz bem! Mas há de se respeitar igualmente qualquer Professor que ache que não está plenamente preparado para tal responsabilidade (que ele deve abraçar se quiser, e não receber como um imposição). Se esses Professores já ensinam com excelência... já cumprem bem os seus papéis.
Pois bem! O ano letivo de 2015 está chegando e vários rostos novos nos serão apresentados pelo Senhor Acaso. Pessoas em gestação delas mesmas, pois em pouco tempo estarão formadas. Pensemos, nós Professores, o que nós podemos fazer para contribuir com essa gestação tão linda e única?
Se não somos nós os que mudarão o mundo, a próxima geração terá o direito de tentar também. E se nossos alunos conseguirem, nós teremos cumprido nossas missões! E, lembrados ou não, seremos para sempre os que contribuíram para um Mundo melhor! Nossos filhos, netos e bisnetos, assim como cada um desses alunos vitoriosos, estarão com um pouquinho de nós...
Porque aqueles que carregam o Ofício de Ensinar em sua essência... são IMORTAIS!
Um bom ano letivo para todos!
Professor Rodrigo Cavalcanti Felipe (Sensei)
Um Cidadão que ama o Brasil e sua Profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário