Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

ESTATICIDADE



Por anos a fio, estática.
Parada e presa qual bicho em armadilha.
Olhar perdido, mas intenso
Que vê o tempo, as gerações que passam.
Incansável em sua permanente pose
Como quem não desiste da mensagem a ser passada.
Perderam-se dedos, mãos e braços,
Ficaram os olhos brilhantes
No canto dum corredor quieto,
Onde um leve balançar de molho de chaves é
Inconfundivelmente ouvido,
Onde a vassoura que limpa as salas é ouvida,
Onde os passos mais apressados da criança inquieta
Não passam despercebidos
Pela eterna (des)atenção da estátua.
 
 
Escrita por mim em meados do ano passado...

domingo, 23 de outubro de 2011

NARUTO


A postagem desta semana é mais uma vontade pessoal de escrever sobre a série Naruto, do que uma propaganda visando despertar no leitor a vontade de assistir ou ler a série. Para deixar organizado, vou comentar sobre diferentes pontos que serão enumerados.

1. O que é Naruto?
→ É uma série de animê (desenho animado japonês) e mangá (Quadrinho japonês) criada por Masashi Kishimoto e serializada na revista semanal Shonen Jump desde 1999. Recebeu adaptação para animê em 2002, produzida pelo Studio Pierrot e exibida pela TV Tokyo. Naruto Shippuden é a segunda fase da obra e há uma passagem de tempo de aproximadamente três anos na série. A trama gira em torno de Naruto Uzumaki, um jovem ninja que constantemente procura por reconhecimento e tem o sonho de se tornar um Hokage, o líder máximo e mais poderoso de sua vila.
 
 
 O jovem protagonista quando criança
 
2. Por que postar sobre Naruto?
→ Meu primeiro contato com a série não foi o suficiente para me fazer acompanhá-la. Pra ser sincero, nem lembro quando aconteceu. Sei que anos mais tarde eu pude ter um novo contato, e a partir daí, decidi acompanhar não só o animê, mas também os mangás. Decidi postar sobre este assunto, pois a série Naruto consegue me fazer refletir sobre a vida. É de conhecimento de muitos, quase todos, pois não escondo de ninguém, que tenho respeito e admiração por muitos desses desenhos, que conseguem colocar em metáforas, aprendizados importantes à nossa vida, como questões de honra, amizade, não desistir dos nossos sonhos, aprender a lidar com a dor, etc.
 
Naruto já adolescente

3. Do que se trata a série?
→ Não vou falar que se trata de um menino que tem um sonho e tenta correr atrás dele. Vou mais além. Naruto aborda, para mim, dois temas que me são bem caros: Amizade e Solidão. Naruto cresceu sem os pais, sem muitos amigos, e odiado por muitos. É no primeiro episódio da série que ele descobre o porque. Como muitas crianças que passam por coisas parecidas, ele decide se tornar o centro das atenções para chamar atenção. Ser ignorado é um dos piores sentimentos que se pode sentir. Por isso, Naruto é um garoto travesso, que expõe alegria para todos, mas que sente um infindável vazio dentro do peito quando volta pra casa.
Amizade

Solidão

 É preciso saber superar os momentos mais dolorosos

Não importa se a vida não sorri para você!
Sorria para ela ainda assim...
 
4. A Amizade
→ Ainda nos primeiros episódios da série, Naruto consegue criar os primeiros laços afetivos de sua vida, e durante todo o tempo, lutará para mantê-los. A história ganha um contorno mais sombrio quando o seu melhor amigo, Sasuke, decide trilhar um caminho mais obscuro. Por suas razões ele necessita de poder e ele crê que o poder virá mais facilmente pelo "lado negro da força". Sasuke rompe os laços que há entre ele e Naruto e decide seguir seu próprio rumo. O personagem que dá nome à série não se cansa e termina por sempre correr atrás dessa Amizade. Até que ponto será que vale a pena lutar por um Amigo? Vale a pena lutar por ele mesmo quando ele não demonstra mais interesse em sua amizade? Naruto acha que sim, e uma das coisas que espero até o final da série é que ele obtenha sucesso também neste ponto!

Sasuke e Naruto

5. Os Sonhos
→ Por nunca ter sido amado ou considerado pelos habitantes de sua vila (que tem o nome de Konoha - Vila da Folha), Naruto decide que seu maior sonho será se tornar Hokage (o líder da Vila com maior poder e prestígio ninja). Apesar de muitos rirem, de quase ninguém ter acreditado nele, no atual desenrolar da série Naruto já é um ninja extremamente forte e que continua com seu sonho bastante vivo! Ele ensina que por mais que as pessoas tentem fazê-lo desistir de seus sonhos, isso não deve acontecer jamais.

6. As Metáforas
→ A série trabalha de forma muito bonita muitos sentimentos que nos são difíceis de aceitar ou compreender. Amizade, morte, solidão, companheirismo, ética e mais alguns outros. Para se ter uma noção, eu mesmo tenho tatuado algo relacionado a uma dessas metáforas. Ainda na primeira fase da série, vendo que o Sasuke procuraria por mais poder, independente da fonte, um dos vilões da série coloca nele um selo amaldiçoado.
 
 
 Selo amaldiçoado colocado através de uma picada
 
Este selo pode proporcioná-lo poder. O professor de Sasuke (que também é professor de Naruto), decide selar a maldição para que ela não se manifeste, entretanto, ao terminar de selar, o professor diz ao seu estudante algo como: "Este selamento não funcionará se você não tiver força de vontade!". Pronto! Taí uma das melhores metáforas da série. 
 
 Kakashi (o professor) selando a maldição.

Palavras de sangue estão se juntando para formar
um selamento ao redor da maldição

Selamento praticamente completo

Ficou assim!

O mal que acredito que exista dentro de nós não pode ser selado senão pela nossa própria força de vontade. O selamento do professor não é de muita utilidade. Na minha opinião, o que pode selar/impedir que o mal dentro de nós se manifeste de forma prejudicial? Amor, Sabedoria e Força, tudo isso ligado à nossa Energia Espiritual. Foi isso que eu tatuei!
 
 Já havia mostrado a tatoo aqui antes,
mas aí está ela! O Mal devidamente selado!

7. Final
→ A série ainda não acabou, mas tudo indica que não está muito longe de acontecer. Olhando por este lado, nem parece ser um desenho tão infantil assim, não é verdade? Uma boa semana a todos!

Naruto e Sasuke praticamente adultos...
Será que essa amizade tem volta?

sábado, 15 de outubro de 2011

FELIZ DIA DOS PROFESSORES


 Hoje, 15 de outubro, é Dia do Professor.
Como este Blog já comentou algumas vezes sobre a belíssima profissão em postagens anteriores (O OFÍCIO DOS OFÍCIOS - A CURA PARA O MUNDO - EDUCA(A)DOR), decidi que esta será uma postagem mais simples, que apenas lembre a todos o quão importante são esses profissionais para o mundo.

Infelizmente, atualmente o Brasil não dá o devido valor ao Professor, antes visto como verdadeiro Mestre. Eu sempre começo o ano em turmas novas com a seguinte frase: "Eu sou o Professor que eu gostaria de ter tido!", e quer saber? Acho que isso faz toda a diferença.

Já escutei por aí que Professores e alunos não devem manter uma amizade. Discordo piamente disso! Nossa sociedade está tão estranha que a maioria dos jovens não possuem um bom exemplo a seguir, nem mesmo em casa. Isso, por muitas vezes, transfere a responsabilidade para o Professor, que pode ser aproveitar-se dela para influenciar positivamente esses jovens.

Minha vida foi radicalmente influenciada por um Professor. Hoje é Professor, Amigo, Pai, Irmão, colega de profissão... Sei então qual o poder que tem um Ser como este. Da mesma forma que o poder pode ser usado para o bem, há aqueles que o usam para o mal, infelizmente.

Fica então nesta postagem a minha singela homenagem a todos os bons Professores que eu já tive! Homenageio também a todos aqueles que são colegas e Amigos da Profissão. Que Deus proteja a todos vocês (nós) e que nos proporcione Sabedoria para agirmos da melhor forma possível perante as dificuldades.

Alguns Professores inesquecíveis abaixo:


 Professor Raimundo

 Professor Pardal

 
 Professor Girafales (Chaves)
 
 Professor Xavier (X-Men)

Professora Helena (Carrossel)


Professor Dumbledore (Harry Potter)

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

LIBERDADE DE EXPRESSÃO - OU SE TEM, OU NÃO SE TEM


 Dentre os assuntos mais comentados da semana, o afastamento do humorista Rafinha Bastos da bancada de apresentação do CQC - Custe o Que Custar, da rede Bandeirantes de Televisão na última segunda feira, merece atenção. Não necessariamente por se tratar de um famoso apresentador e humorista, mas principalmente por levantar um antigo debate: a LIBERDADE DE EXPRESSÃO.

Tudo começou quando o apresentador Rafinha, após uma reportagem do CQC em que estava presente a cantora Wanessa Camargo (grávida de cinco meses), soltou um comentário grosseiro logo depois do líder do programa, o veterano Marcelo Tas, afirmar que ela estava bonita:

"Comeria ela e o bebê. Não tô nem aí!" - foi o comentário do humorista.

Infeliz? Com absoluta certeza! Afastar o Rafinha Bastos da bancada do CQC? Aí é onde mora o perigo.
É claro que eu não gostaria de ouvir uma piada deste tipo com a minha filha, ou neta... E para isso disponho de meios legais para me defender. Lembra daquela antiga máxima: "Quem fala o que quer, ouve o que não quer!"? Então... As pessoas que se sentiram prejudicadas têm todo o direito de processá-lo ou agir como achar conveniente. Mas será que o afastamento do apresentador é a solução? Afinal, há ou não há liberdade de expressão no país?

As piadas não cessaram por aí...
No programa do dia 03 deste mês, Mônica Iozzi foi a integrante do CQC que substituiu o humorista afastado. Ela começou o programa dizendo que o Rafinha estava com cãibras na língua. Quem achou que o Rafinha entenderia o afastamento como uma punição razoável; quem achou que ele iria usar o momento para a reflexão... se enganou. No horário do programa ao vivo, o humorista soltou em seu Twitter (@rafinhabastos) a frase: "que noite triste pra mim", acompanhada de três fotos. Nas fotos Rafinha está com lindas modelos aproveitando a "noite de folga" do programa. Em uma das imagens, inclusive, se pode ver por detrás deles uma tv ligada ao vivo no programa do qual ele foi afastado. Segue as imagens:
 
 

 
 

Fato é que a polêmica parece que não vai acabar tão cedo. As provocações não pararam por aí. Rafinha já lançou na rede dois vídeos e deu uma entrevista para a IG. Entretanto, os vídeos tratam de referências sobre o ocorrido de forma indireta e bem humorada. Quanto à entrevista, o humorista responde a todas as perguntas dando uma receita de bolo. Segue os vídeos:

Rafinha Bastos na Churrascaria:
 
Rafinha Bastos Faz Falta:


No Twitter, o humorista Danilo Gentilli, que integra a equipe do CQC e tem seu próprio programa "Agora é Tarde", defendeu o colega de trabalho e tuitou, sem citar nomes: "Sempre enxerguei algo mais significativo sendo construído por um comediante linchado por falar merda do que por um queridinho por puxar sacos". Algumas horas depois, o comentário foi apagado pelo autor.

A discussão sobre o que pode ou não pode ser dito nas piadas não é de hoje. Mais de vinte anos atrás, o programa Tv Pirata no quadro "Piada em Debate", brinca com os grupos que são contra certos tipos de piadas. Confira:

Tv Pirata - Piada em Debate:


 Esta postagem tem por objetivo levar o leitor à reflexão. Será que existe liberdade de expressão no Brasil? Afinal, o que seria liberdade de expressão? Vou dar a minha opinião de forma simples e prática: Achei a piada uma grosseria, e poderia ser evitada. Mas acho o afastamento do Rafinha Bastos um exagero por parte da emissora. A Marta Suplicy brinca com coisa séria quando diz "relaxa e goza"; o Lula na posição de presidente do Brasil diz que a cidade de Pelotas é um pólo exportador de viados; as novelas passam baixaria por cima de baixaria em horários que não deviam; o Bóris Casoy fala mal dos garis; Ora bolas, pegar o Rafinha pra Cristo é fácil.

Deixarei um vídeo para ajudar na reflexão. O vídeo mostra uma resposta de Philip Pullman (autor de best sellers como A Bússola de Ouro) quando um jornalista comenta que o título do seu novo livro é ofensivo (o livro em questão é "O Bom Homem Jesus e o Salafrário Cristo"):


Vote também na enquete do Blog, no canto superior direito desta página:
"Você é a favor do afastamento de Rafinha Bastos do CQC?"
 
 

sábado, 1 de outubro de 2011

O DIA EM QUE NASCEU UM POETA


Nunca se soube direito o por que
De não ter nascido antes de uma vez.
Fato é que há tempos estava preparada
A mais bela e sublime gravidez.


Aquele período em que o corpo
Ainda não acordara para a Alma.
O mesmo período em que as rimas
Dormiam ainda para as palavras.

Entretanto, foi dia desses
Que dalgum ventre divino
Nasceu quem há tempos já nascia.


É fato marcante destes seres:
Dum ritual dos mais antigos
Transformou choro em Poesia.


______
Em 30.09.2011
Por ter presenciado o nascimento de um jovem Poeta.