Saudações, meus caros leitores, assíduos ou não! :)
Esta semana tive contato com uma espécie de conto que traduz bem algumas situações pelas quais termino passando. Debates e conversas com pessoas de mente aberta, dispostas a discutir, ouvir, argumentar, contra-argumentar, muito me interessam. Todavia, nem todos estão preparados para isso.
Esta semana tive contato com uma espécie de conto que traduz bem algumas situações pelas quais termino passando. Debates e conversas com pessoas de mente aberta, dispostas a discutir, ouvir, argumentar, contra-argumentar, muito me interessam. Todavia, nem todos estão preparados para isso.
Você já teve a oportunidade de conversar com alguém, que tem uma opinião irredutível e que não estará, nunca, disposta a aceitar qualquer dos argumentos? Esta pessoa começa interessada, e a partir do momento que os argumentos vão sendo postos à mesa, ela vai começando a te cortar, ou não prestar a devida atenção? Esta pessoa finge te escutar, e assim que você dá determinada explicação, ela emenda alguma frase como se tudo o que você disse, não teve importância ou relevância alguma? Ela se irrita ou leva a discussão para um lado cômico? As piadas começam a surgir e o melhor argumento dela começa a ser te ridicularizar? Parabéns! Você está jogando xadrez com um pombo! Isso mesmo, um pombo. Esse é o COMPLEXO DO POMBO ENXADRISTA!
Que vem a ser esse complexo? O Complexo do Pombo Enxadrista é utilizado, comumente, para descrever a ação de um dos participantes em um debate ou discussão. Quando o outro lado está utilizando-se das características que mencionei acima, ele está se comportando como um pombo jogando xadrez. A sua ação pode ser resumida a: agressão verbal, falácias como argumentos, defeca em todo o tabuleiro, bagunça as peças do jogo e sai voando cantando vitória. E aí? Já passou por isso? ^^
Pois bem, é cada vez mais comum este tipo de reação de pessoas em um debate. Não dê credibilidade a quem não leva a ideia do outro a sério. Comece por aí. Respeito é fundamental para qualquer discussão, independente do seu grau de discordância com o outro lado. Simplesmente não comece, quando perceber que do outro lado, há um pombo, prestes a cagar tudo, e sair voando se proclamando o melhor...
Muito bem! Gostei da postagem. Só me surpreende os pombos não terem aparecido até agora para cagarem tudo...
ResponderExcluirConcordo com o Henrique, e o pior é ter que manter a paciencia com certos tipos de mulas....
ResponderExcluirGosto muito de debate, não de brigar, mas de argumentar e conhecer opiniões novas... o problema é que muita gente não tem argumento pra nada e te intitulam: "olha o Nerd", "olha o louco", já fui chamado de louco uma vez, quando argumentei que os continentes africano e americano já foram unidos no início da formação do mundo... adiantou argumentar com esta pessoa?! Não, pois era um pombo enxadrista!
ResponderExcluire outra coisa: parabéns pelo blog! muito bom!