Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 22 de janeiro de 2011

CHIMARRÃO

O chimarrão (ou mate) é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Brasil (Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Acre e principalmente Rio Grande do Sul), parte da Bolívia e Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina.

É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate e água quente.

Embora a acepção mate seja castelhana, é utilizada popularmente também no Rio Grande do Sul paralelamente com o termo "chimarrão".
Chimarrão (cimarrón em espanhol) também designa o gado ou planta que já havia sido domesticado e retorna para o estado selvagem.


O chimarrão é montado com erva-mate, geralmente servido quente de uma infusão. Tem gosto que mistura doce e amargo, dependendo da qualidade da erva-mate, que, pronta para o uso, consiste em folhas e ramos finos (menos de 1,5 mm), secos e triturados, passados em peneira grossa, de cor verde, havendo uma grande variedade de tipos, uns mais finos outros mais encorpados, vendidos a diversos preços.

Um aparato fundamental para o chimarrão é a cuia, vasilha feita do fruto da cuieira (Porongo), que pode ser simples ou mesmo ricamente lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, com a largura de uma boa caneca e a altura de um copo fundo, no formato de um seio de mulher. Há quem tome chimarrão em outros recipientes, mas a prática é geralmente mal vista.
Cuia

O outro talher indispensável é a bomba ou bombilha, um canudo de cerca de 6 a 9 milímetros de diâmetro, normalmente feito em prata lavrada e muitas vezes ornado com pedras preciosas, de cerca de 25 centímetros de comprimento em cuja extremidade inferior há uma pequena peneira do tamanho de uma moeda e na extremidade superior uma piteira semelhante a usada para fumar, muitas vezes executada em bom ouro de lei.
Bomba

O chimarrão pode servir como "bebida comunitária", apesar de alguns aficionados o tomarem durante todo o dia, mesmo a sós. Embora seja cotidiano o consumo doméstico, principalmente quando a família se reúne, é quase obrigatório quando chegam visitas ou hóspedes. Então assume-se um ar mais cerimonial, embora sem os rigores de cerimônias como a do chá japonês.

A água não pode estar em estado fervente, pois isso queima a erva e modifica seu gosto. Deve apenas esquentar o suficiente para "chiar" na chaleira. Enquanto a água esquenta, o dono (ou dona) da casa prepara o chimarrão.
Há quem diga que isso acaba estabelecendo a hierarquia social dos presentes, mas é unânime o entendimento de que tomar chimarrão é um ato amistoso e agregador entre os que o fazem, comparado muitas vezes com o costume do cachimbo da paz. Enquanto você passa o chimarrão para a próxima bebê-lo, ele vai ficando melhor. Isso é interpretado poeticamente como você desejar algo de bom para a pessoa ao lado e, consequentemente, às outras que também irão beber o chimarrão.
Roda de Chimarrão - Dá pra sentir a Tradição
Nesse cenário, o preparador é quem é visto mais altruisticamente. Além de prepará-lo para outras pessoas poderem apreciá-lo, é o primeiro a beber, em sinal de educação, já que o primeiro chimarrão é o mais amargo. Também é de praxe o preparador encher novamente a cuia com água quente (sobre a mesma erva-mate) antes de passar cuia, para as mãos de outra pessoa (ou da pessoa mais proeminente presente), que depois de sugar toda a água, deve também renovar a água antes de passar a cuia ao próximo presente. Não se esqueça de tomar o chimarrão totalmente, fazendo a "cuia roncar". Se considera uma situação desagradável quando o chimarrão é passado adiante sem fazer roncá-lo.

Abaixo, de maneira ilustrativa, como preparar um Chimarrão.
Detalhe que aprendi com um gaúcho um detalhe diferente do que está nos quadrinhos:
A bomba é colocada após a cuia já estar com a água quente, e não antes.

Pois fica a dica! Quem quiser aparecer para tomar um Chimarrão aqui em casa, é só combinar!
: )
Fonte do texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chimarr%C3%A3o



 Sangue norte e sul Riograndense. A mistura das duas culturas.
Chapéu de sertanejo, mate na mão!


 Um Chimarrão no fim de tarde...


15 comentários:

  1. Deu água na boca!
    Já tive o prazer de participar de algumas rodas de chimarrão. Seu texto me trouxe lembranças boas.
    bjks

    ResponderExcluir
  2. Ah então é assim que acontece a roda de chimarrão que vc me falou...Um dia apareço por aii pra tomar um chimarrão :P

    BJosss...

    ResponderExcluir
  3. Senti de novo o cheiro do mate... embora o gosto não me apeteça muito.

    Boas lembranças.

    Leka.

    ResponderExcluir
  4. Sensei...

    Eu tenho que aprender como fazer... Eu sempre erro... Aff...
    Mas, parabéns pela postagem! Chimarrão é bom até na internet... hehehehehe!

    Valeuuu!

    P.S. - Num esquece de levar o chimarrão na próxima sessão de jogo heim??

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela informação, você tem um site bonito, onde eu comprar cimarrao pra Hollanda ?

    tschau

    ResponderExcluir
  6. Caro Robert,

    sinceramente não sei como você faria para comprar. As opções são duas:

    1ª - tentar comprar via internet, importando daqui do Brasil.
    2ª - buscar pela internet aí na Holanda, pontos de venda.

    Tentei encontrar algo pesquisando por aqui, mas infelizmente não encontrei nada!

    Obrigado pela visita, pelo elogio e comentário! Apareça sempre!

    tchuss!

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe onde posso achar a erva misturada com camomila laranja etc. Ela é um pouco mais fraca que a tradicional?

    ResponderExcluir
  8. Olá!!

    Creio que a marca "Barão de Cotegipe" comercialize um sabor parecido. Não sei se é o que procuras. Se estiver na região de Natal, pode tentar ir até a CEASA do RN. Talvez encontre lá. Caso não estejas aqui por perto, tenta a internet mesmo!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  9. Que lindo! Adoro um bom chimarrão. O texto é verdadeiro, quando estamos na roda de chimarrão a conversa flui, é lindo de ver o entusiasmo das pessoas, as risadas, a contação de causos e o mais significativo é o laço que une àqueles que desfrutam dessa mágica bebida. Parabéns pela pesquisa! Estou encantada com esse nordestino/gaúcho que entende mais de chimarrão do que eu eheheh. Abraços gaudérios

    ResponderExcluir
  10. Caro Rodrigo
    No mesmop momento em que postas a foto de um a "sertanucho", colocas uma tua tomando chimarrão, mas em pose muito 'abaianada' (no mmelhor dos sentidos, é claro). A postura é parte integrante do "ritual" do Chimarrão. Deve ser a de um acampamento, de um bivaque, de um pouso de carreteiro.

    Um abraço de alguém que conhece e admira a tua capacidade em respeitar as culturas e costumes diferentes, mas amalgamados neste vasto Brasil, que bem merece melhor sorte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anônimo,

      grato pela lembrança. A foto é antiga, de quando eu comecei a tomar Chimarrão. Talvez nem soubesse preparar ainda. Aos poucos fui aprendendo mais sobre esses rituais (e gosto de respeitar todos). :) Fique seguro de que isso não ocorre mais!

      Grato pelo teu comentário. Um abraço.

      Excluir
  11. Onde posso comprar a cuia, a bomba e os outros apetrechos para matear aqui em Natal?
    Vi falando de lugares onde comprar a erva-mate, hoje isso está mais fácil, já vi até em supermercado.
    Mas queria dar de presente e comprar uma nova e não sei onde posso conseguir.

    Lara

    ResponderExcluir
  12. Onde posso comprar uma cuia e bomba, estou em Portugal.
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.mate-tee.de/Yerba-Mate/Brasil:::6_44.html
      Aqui se pode comprar a erva mate na Europa

      Excluir