Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 25 de abril de 2010

DICA DE LIVRO #2: O PEQUENO PRÍNCIPE



NÃO!!! Não é um livro pra crianças! Ou melhor... não é um livro somente para crianças!

Hehehe... Sempre é a mesma coisa quando me perguntam meu livro preferido! "O Pequeno Príncipe"?? Pois é... O PEQUENO PRÍNCIPE...
Já li o livro algumas vezes e é incrível como sempre percebo algo que não havia percebido antes. Uma mensagem a ser dita por entre as linhas das páginas. Fico me perguntando se a mensagem sempre esteve lá para ser lida. É óbvio que sim, o que não estava presente era minha maturidade para entendê-la na época daquela leitura. Ou seja, O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, não é um livro para ser lido apenas uma vez. Leia-o com 10 anos, com 12, 15, 20, 25, 32, 45, 58... Leio sempre que puder. Se nao para aprender as mensagens dele, apenas para lembrá-las. Pois são muitas e muito bonitas.

O Pequeno Príncipe também possui a mais linda dedicatória de um livro que já tive a oportunidade de ler. Diz respeito a Amizade. Segue abaixo a dedicatória transcrita integralmente:

A LÉON WERTH

Peço perdão às crianças por dedicar este livro a uma pessoa grande. Tenho um bom motivo: essa pessoa grande é o melhor amigo que possuo. Entretanto, tenho um outro motivo: essa pessoa grande é capaz de compreender todas as coisas, até mesmo os livros de criança. Tenho ainda um terceiro: essa pessoa grande mora na França e ela tem fome e frio. Ela precisa de consolo. Se todos esses motivos não bastam, eu dedico então este livro à criança que essa pessoa grande já foi. Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso. Corrijo, portanto, a dedicatória:

A Léon Werth
quando ele era criança.

Aprendi muito com essas leituras e tento multiplicar o número de leitores de tão linda obra. Alguns alunos meus já compraram o livro depois de eu levá-lo para a sala de aula e ler um ou outro capítulo para eles. Ficam impressionados com o teor da mensagem por trás daquelas palavras.



Uma de minhas partes favoritas é quando o Pequeno Príncipe encontra com a Raposa. É neste capítulo que surge uma daquelas frases que ficam marcadas para sempre: Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. A Raposa ensinou isso ao princepezinho quando ele teve que partir.

Há um filme (musical) da obra datado de 1974. Apesar de ser um pouco antigo, vale a pena ver. É bonito. Também é barato. Você pode encontrá-lo fácil nas Lojas Americanas por R$12,90. Se bem que por esse preço, é melhor dar um pouquinho mais e comprar o livro. =D


Enfim...
Há 1.000 razões para se ler este livro. Espero que possa fazer com que ao menos um dos senhores leitores deste Blog, que nunca tenham lido o livro, possa procurá-lo para dar uma lida. Caso isso aconteça, por favor, venham aqui para me contar o que acharam!

8 comentários:

  1. Infelizmente não li esse livro (ainda)!
    E olha que li bastante! hehe

    Mas conheço pessoas que leram e todos têm a mesma opinião que a sua. Um livro que é também para crianças, além de ser maravilhoso!

    Já queria muito ler, agora quero mais ainda!

    *-*

    ResponderExcluir
  2. Há também "A volta do pequeno príncipe", como se fosse "O pequeno príncipe 2". Escrito por um padre, o qual me foge o nome, suas mensagens também são sábias e úteis... E nunca ficam velhas, ou, quanto mais velhas ficam, mais atuais se tornam, pois tentam despertar nossa humanidade, a certeza de que podemos ser gentis e bondosos...

    ResponderExcluir
  3. Estudando a lição da EBD da igreja,cujo tema é o amor, perdão e amizade o comentarista citou O Pequeno Principe(Somos eternamente responsáveis p/que cativamos). Voltei a minha adolescencia(55 anos atras)e realmente é um tema sempre atual. Melhor só a Biblia!!!

    ResponderExcluir
  4. amoooo, esse livro e até hoje algumas frases não me saem da cabeça, li na adolescencia e vou lê-lo novamente, agora ...tá na hora fiquei coroa...hehheehhe...bjin. kaligia, Natal.

    ResponderExcluir
  5. O Pequeno Príncipe é simplesmente o livro mais PERFEITO que eu já li. Tenho o livro, tenho o filme musical, tenho melissa, tenho cadernos, eu amo muito o PP, os ensinamentos, as frases e todas as lições que podemos tirar dele. Quando eu falo pra alguns amigos que o PP é meu preferido, alguns fazem cara feia, alguns riem, mas é pq não o conhecem. Impossivel conhecê-lo e não amá-lo.

    ResponderExcluir
  6. [i] o pequeno principel e o melhor

    ResponderExcluir
  7. adoro esse livro sou uma criança mais ja coneço esse livro amei parabens...
    :D

    ResponderExcluir
  8. Ah Rodrigoo...!! Tenho que admitir: sua mente é tão parecida com a minha! Já li e reli O Pequeno Príncipe e realmente, sempre algo "novo" emerge das linhas!! Mas acabando minha falatória por aqui, afinal, a "Linguagem é uma fonte de mau entendidos"!! Parabéns pelo BOM GOSTO!

    ResponderExcluir