Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 25 de julho de 2009

MEU 1º CUSCUZ...


Acima, uma obra de arte.

Muitas coisas na vida têm sua primeira vez. Ontem, por exemplo, fiz o meu primeiro cuscuz. Pela imagem acima vocês podem imaginar que não ficou muito bom, não é? E acreditem, a imagem está mais bonita do que o gosto. Mesmo assim, foi meu primeiro cuscuz. Se eu tivesse me inspirado no atual Coliseu Romano, teria sidoum sucesso! Contudo, não podia simplesmente jogar fora! Comi, como um bravo herói que sou. Como um gladiador que enfrenta o leão faminto enquanto todos torcem por ele (o leão, claro). Como se não bastasse, comi com leite gelado, sal e salsicha frita cortada em rodelas (há anos um dos meus pratos preferidos). Eu chamo de “Sucrilhos de Pobre”, pois via na caixa a imagem dos sucrilhos (meu cuscuz), os morangos (as salsichas), e o leite (representando ele mesmo). Aprendi a fazer essa comida dos deuses com meu primo Tronn (vulgo Anderson). Mas “Sucrilhos de Pobre” foi o nome que eu dei. Meu outro primo, Lub’s (Vulgo Franklin) apelidou –carinhosamente – um de meus pratos favoritos de “Lavagem de Porco”. O interessante é que sempre que me perguntam o que gosto de comer e eu falo isso, todos fazem uma cara como que concordando com Lub’s. Nunca entendi o porquê! Nunca provaram, aposto!
O fato é que eu não desistirei. Se desistíssemos de tudo que fosse ruim na primeira vez, não viveríamos. Hoje eu não seria Poeta (ou aprendiz de Poeta), não estaria quase me formando na Universidade, nem teria lido novamente livros que, anteriormente, tinha achado ruins. Também não teria buscado novos amigos, não gostaria de Los Hermanos nem de Legião Urbana... Não seria o que sou hoje. (Nossa... acho que poderia criar uma metáfora poderosa com a história do meu primeiro cuscuz).
Creio que ao desistirmos de algo, corremos o sério risco de sentir um vazio no peito em algum momento da vida. Vazio esse causado pela frustração de não ter conseguido o que anteriormente nos propúnhamos a fazer. Ainda que nunca eu consiga fazer um cuscuz de respeito, não será por falta de tentativas. Ou, ainda que só consiga fazer o cuscuz na milésima tentativa, deverei pensar como Thomas Edison, inventor da lâmpada. Segundo a lenda, após 99 tentativas fracassadas de produzi-la e ter acertado na centésima, ele teria dito: "Não fracassei nenhuma vez. Apenas aprendi 99 maneiras de como NÃO se faz uma lâmpada!" Meu ídolo!

Pois bem. O recado está dado então: NÃO DESISTAM! Vocês não tem ideia do que são capazes de fazer, caso se dediquem ao que querem realizar.


Obs: Tinha deixado metade do cuscuz que havia sobrado na geladeira e quando cheguei hoje em casa perguntei a minha mãe se ela tinha visto meu precioso filho. Ela disse que viu e que já tinha jogado a metade que restou no lixo! Humpf... Não se faz mais degustadores como antigamente.

Meu manjar dos deuses. Feito pela minha mãe, claro!

3 comentários:

  1. uhauuahuahaua
    mahh rpzzz, ótimo texto!!! quando vc estiver no centésimo Cuscuz chama o pessoal pra provar que vai estar uma perfeição de "Lavagem de Porco"!!!! Aliás dia desses provo isso antes de julgar! heheheh
    abração!

    ResponderExcluir
  2. Ainda chama isso de Cuzcuz? Parece que ainda o "Cuzcuz" foi pisado por você para ver se estava morto ou vivo.

    Na sua casa não tinha ovo e pão não, aposto que seria mais saboroso!

    ResponderExcluir
  3. LUAN ALVES:
    AFF FICOU BOM AGORA SO NUM QUERIA PROVA:P

    ResponderExcluir