Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 5 de dezembro de 2009

A HORA DA REFEIÇÃO É UMA HORA SAGRADA

A hora da refeição é uma hora sagrada! ... Ao menos deveria ser.

Há algum tempo, deparei-me com um pensamento que não precisa ser nenhum Sócrates para perceber: a televisão faz mal a digestão!
Percebam: das 07:00 às 08:00 da manhã, a maioria dos canais de TV estão em seus noticiários matinais, e você, antes de sair de casa para o trabalho, gosta de dar aquela espiadinha nas primeiras notícias do dia. Nada de mais até aí. Contudo, as notícias recheadas de sangue vem fazer companhia ao seu breakfeast. Sua mãe, avó, esposa, companheira, pergunta:

- E aí? O que vai querer pra acompanhar a torrada?
- Um copinho de sangue morno, por favor...


Tava prestando atenção na notícia ao vivo do acidente naquela manhã que matou o estudante na bicicleta que ia para o colégio.

Como se na bastassem os problemas de cada um, vamos então aos nossos afazeres com aquela imagem da bicicleta retorcida e do lençol branco cobrindo o corpo em crescimento que não mais crescerá. Mas tudo bem. Foi só uma tragédia como tantas outras que acontecem a todo momento no mundo.

Hora do almoço... Você passou rapidinho em casa para almoçar aquela comidinha caseira, já enjoado de comer salgado + suco na rua e resolve descansar por alguns minutinhos... Liga a tv então! Talvez vão noticiar a cura do câncer... nunca se sabe...

Que nada! Estão entrevistando a mulher que perdeu o marido e os dois filhos, assassinados por traficantes da gangue rival. Ela jura que nenhum dos três eram usuários de drogas e pede justiça. O repórter, fazendo jus ao seu canudo comprado, pergunta se ela está triste com o acontecido. A senhora responde que sim enquanto mostra as marcas de tiro e sangue na frente de casa.

Resumindo... Você não conseguiu dar aquela descansada merecida! Como bom ser humano que é, ficou pensando no sofrimento daquela senhora e até se pôs no lugar dela. Que barbaridade o mundo em que vivemos.

O segundo expediente foi ainda mais pesado, mas enfim, acabou! Ah... o final de semana está quase chegando! Você decide, com esse pensamento feliz, voltar para casa, tomar um banho e jantar, quando se lembra que tem que fazer um trabalho e não poderá assistir o jornal das 20:00 horas. É uma pena.

Mas primeiro o dever. Termina seu trabalho quase à meia noite. Hora de dormir, afinal, amanhã terá que acordar cedo de novo. Ah... mas dá tempo para o resumo das notícias do dia no último jornal do dia.

Hum... Houve uma chacina no bairro ao lado e uma nova epidemia de malária está matando crianças no norte do país. As imagens são demoradas que é pra dar tempo do telespectador se sentir na notícia! São as maravilhas da tecnologia! Vai dormir agradecendo a Deus por não ter sido a notícia da vez no telejornal!

Pois é, caros leitores...
Tomar café da manhã, almoçar e jantar vendo televisão, é sinônimo de más notícias! Deveria existir uma lei que proibisse notícias ruins nesses horários! Ou melhor, deveria existir consciência das pessoas e não tomar café, almoçar e jantar dando audiência para esses sensacionalismos. Não se contentam em dizer que Fulano morreu. O “furo” está em quem mostra primeiro o corpo estendido no chão, bem na hora que você está levando o garfo com a macarronada à boca. Nos jornais impressos e internet, a mesma coisa.

Serei um pai muito chato! Quando tiver minha própria família saberão as regras: almoço e janta com todos da família à mesa e nenhuma televisão ou rádio ligados. Sou antiquado... Vou querer saber como está sendo e como foi o dia de todos. Contarei como foi meu dia... Notícias ruins? Não obrigado. O mundo já está cheio delas. Basta um clique na internet, basta sintonizar uma rádio de notícias, basta ligar a televisão.

Hoje estava em um restaurante, e na hora da janta, estava passando o Jornal Nacional, bem em uma notícia de julgamento de um homem que matou uma garota. Um pai e seu filho estavam em uma mesa à minha frente, e quando a comida deles chegou, vi o garoto (nos seus 14 anos mais ou menos) juntando as mãos e se pondo a orar. Juro que quis saber se orava em agradecimento pela comida, ou pela alma da jovem que morrera.

Enfim... Talvez não possamos mudar o mundo todo, mas podemos cuidar muito bem do nosso!
Bom apetite a todos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário