Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 23 de maio de 2010

ORGULHO DE SER NORTE RIOGRANDENSE - Eu, Potiguar?

Saudações!
Venho por meio desta declarar meu orgulho em ser NORTE RIOGRANDENSE!! xD

Pois é... Depois de tanto admirar o sentimento de identidade cultural presente nas pessoas de alguns dos estados brasileiros (Pernambuco e Rio Grande do Sul, só pra citar como grandes exemplos), me veio a ideia de criar esta "coluna" neste Blog a fim de divulgar não só o meu orgulho em ser norte rigrandense, mas também divulgar informações que os meus conterrâneos deveriam saber! Afinal, se não conhecemos algo, como podemos amar? Como nos reconhecer como um povo com uma identidade cultural se nem sabemos quem somos? Citando o lema da SONARQ (Sociedade Norte Riorandense de Arqueologia e Meio Ambiente): é preciso CONHECER PARA AMAR!!!

A intenção desta coluna é falar um pouco sobre o estado do Rio Grande do Norte! Pode ser sobre expoentes e personalidades de nossa cultura; resgatar alguns valores que aqui tinham raízes; entender um pouco mais de nossa História para que possamos nos orgulhar da maravilhosa terra que temos! Este é um primeiro passo para se resgatar o valor de nosso povo enquanto Nação!

Começarei com uma pequena história do nome que se dá ao natural do estado. Chamam-o de NORTE RIOGRANDENSE ou POTIGUAR.

Acontece, caros amigos, que a denominação "Potiguar" deveria ser repensada. "Potiguar", é uma palavra que vem do tupi e significa "comedor de camarão". Acontece que em nossas terras, tempos atrás, não viviam apenas os potiguares. Seus principais rivais, índios pertencentes à Nação Macro-Jê, viviam no interior do nosso estado e eram denominados pelos seus rivais potiguares de "tapuias", que significa "Língua travada", denominação pejorativa que os potiguares, habitantes da faixa litorânea, deram a eles por não falarem a mesma língua.

"Dança dos Tarairius" [Tapuias] (Albert Eckhout)

É importante lembrar que "índios" não são todos iguais. Pelo contrário, são tão heterogêneos quanto você possa imaginar. Com diferentes costumes, línguas, cultos, cerimônias, hábitos...

índios brasileiros

Pois bem, sabemos desde nossas primeiras aulas de História, que nosso povo brasileiro é composto por uma miscigenação de brancos (europeus), negros (vindos da África para trabalhar como escravos) e índios, que já viviam aqui antes da chegada dos primeiros portugueses. Acontece que, ao contrário do que muitos pensam, os nossos índios não morreram. Seu sangue corre pelas nossa veias. Um olhar mais apurado no nosso dia a dia, e perceberemos como eles estão entre nós. Nas escolas, filas de banco, trabalho, universidade...

Em comunhão com a Natureza

Foram personagens principais no enredo de nossa História, e por descaso e ignorância, são os menos lembrados. O que quero dizer com tudo isso, caros leitores, é que é infundado chamar o norte riograndense de "potiguar", sendo que esta era apenas uma das várias tribos que habitavam o que hoje é o estado do Rio Grande do Norte. Os tapuias e os potiguares eram rivais e inimigos. E o que acontece com quem é descendente de tapuia? É correto ser chamado de "potiguar"? É como dar o nome de "Hitler" a um descendente de judeu...

O Prof. Spencer e um garotinho no interior do estado,
legítimo descendente tapuia!

A beleza dos que contribuíram com nossa cultura ainda está em nós.

Percebam que não estou tomando partido para os tapuias, nao há preferências por tribos ou nações em minha mente. Faria o mesmo se os que nascessem no estado recebessem o nome de "tapuias". O correto, na minha opinião é NORTE RIOGRANDENSE, pois engloba todos. Primeiro de tudo, unidade e reconhecimento como um povo. Não dá para nos reconhecermos sendo chamados pelos nomes das partes, e não do todo. O que não impede de no campo individual manter as tradições pertencentes às próprias individualidades (Exemplo, o gaúcho e o pernambucano mantêm suas diferentes tradições, mas nem por isso deixam de ser brasileiros).

Não pretendo mudar oficialmente a designação do natural norte riograndense, apenas pedir a ajuda dos senhores(as), que quando perguntarem sobre suas naturalidades, respondam que são NORTE RIOGRANDENSES, e tenham muito orgulho disso!

Um comentário:

  1. Eu aqui ajudando o meu irmão em um trabalho escolar e de repente me encontro em seu blog sem querer! Que ótimo. Ajudou muito. Obrigada, Sensei!

    ResponderExcluir