Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

O COLECIONADOR

O filatelista coleciona selos

Quem é que nunca, ainda que por um curto período de tempo, quis colecionar algo? 
Segundo o dicionário Larousse Cultural "Colecionador" é aquele que coleciona, já "Coleção" vem do latim collectio, 1. Reunião de objetos da mesma natureza; 2. Reunião de objetos escolhidos por sua beleza, raridade, valor documentário ou preço; 3. Série de obras que tratam da mesma matéria. O que vêm mais ao nosso caso são os itens 1 e 2.

Ora... quem nunca colecionou algo, ainda que na infância, não sabe o prazer que está perdendo. Colecionar é se animar com cada nova aquisição, e quanto mais rara, melhor, independente do que se está a colecionar.
As cédulas são uma constante
em colecionadores do mundo todo.

Há coleções de tudo que é tipo: selos, moedas, cartões telefônicos, latas de cerveja e refrigerante, carrinhos, bonecas, biscuit, cédulas, livros, carros de verdade (mas essa é pra quem pode, hehehe), jóias, miniaturas, canecas, sapatos, bonés, chocolates (isso mesmo! A estilista milanesa Biki montou uma sala refrigerada na sua casa para conservar chocolates comprados nos mais diversos locais do mundo), e o que mais a imaginação permitir.
Coleção de carros antigos, não achei o nome do proprietário.

Pequeníssima mostra da coleção de armas de Ricardo Brennand.
Toda sua coleção de armas e arte está no Instituto Ricardo Brennand (PE)

Às vezes as coleções começam por acaso. Outras vezes, ela já é muito bem pensada. E outras ainda, é passada de pai para filho. As pessoas nem sempre percebem, que os maiores colecionadores do mundo são os Museus e as Bibliotecas. O primeiro coleciona obras e objetos de arte, já a biblioteca coleciona principalmente livros. E muitos são os museus e bibliotecas pelo mundo.
Colecionar moedas é um hobby de muitos.

A maior biblioteca do mundo é a Library of Congress. Fundada em 24 de abril de 1800, é a biblioteca do Congresso estadunidense e a mais antiga instituição cultural dos EUA. Ela é localizada na capital do país, em Washington D.C. e conta com mais de 144 milhões de itens, dentre livros, manuscritos, gravações de áudio, mapas e microformas. Além de contar com a maior coleção de livros raros da América do Norte e com uma das quatro cópias restantes da Bíblia de Gutenberg, em papel velino. Ao todo, o acervo possui escritos que abarcam 470 idiomas. 
Hall da Biblioteca do Congresso estadunidense.

Já o Musée du Louvre (Paris) é um dos mais famosos do mundo. O Museu abrange 8 mil anos de cultura e da civilização Oriental e Ocidental e é, com certeza, o mais visitado de todos (em 2009 recebeu 8,5 milhões de visitantes). O próprio Museu já é uma das obras de arte, visto que o Palácio serviu de sede do governo monárquico francês desde a época dos Capetos medievais até o reinado de Luís XIV. Talvez sua obra mais procurada pelos visitantes seja a Mona Lisa (La Gioconda) - uma pintura óleo sobre madeira de álamo - de 1503 - 1519, do artista Leonardo da Vinci. O acervo do Louvre possui mais de 380 mil itens e mantém em exibição permanente mais de 35 mil obras de arte, distribuídas em oito departamentos.
Museu do Louvre - a História viva

→ Coisas que já colecionei:
Creio que minha primeira coleção foi na infância, entre os 7 e 10 anos, quando comecei a colecionar dinossauros de brinquedo. Lembro até hoje de alguns deles, mas não possuo mais nenhum. Não lembro que fim teve a coleção.

Mais ou menos por essa idade, lembro de ter colecionado carteiras vazias de cigarro. Lembro que jogávamos, eu e meus amigos, "biloca" (bolas de gude) e apostávamos algumas delas. Lembro que tinha um saco cheio, das mais variadas marcas, algumas internacionais. Não lembro o fim que teve!

No início da adolescência, 12 - 13 anos, colecionei adesivos. Lembro de ter mais de 1.000. Não coleciono mais, só que ainda hoje tenho muitos deles.

Mais ou menos aos 15 iniciei uma coleção de cartões telefônicos. Comecei com alguns que mei Tio "Bá" (já falecido) me deu de presente. Acho que eram uns 100. Hoje também não coleciono mais, contudo, creio que cheguei a mais de 950 cartões e tenho a coleção completa até hoje!
Telecartofilia, o hobby de colecionar cartões telefônicos.

Ainda há recentemente dois tipos de objetos colecionáveis que não coleciono, mas que gosto de possuir e penso em obter outras. Moedas e Canecas. Tenho algumas moedas, a maioria recebidas de presente, de alguns países e de diferentes épocas do Brasil. A mais antiga que tenho foi comprada. Uma moeda (ao que me consta de prata) de 2.000 réis datada de 1855, do Império do Brasil. Já as canecas, apenas gosto das variedades. Tenho só umas 7. Mas quem sabe não é o início de uma coleção?

Por fim, hoje, mantenho uma coleção que ainda está no início. Bonecos. Não qualquer boneco. Bonecos de personagens de animes japoneses que eu curto. Ao todo, tenho 25 bonecos de 4 animes diferentes. E tenho ainda infinitos que quero obter! ^ ^ Creio que essa coleção irá durar bastante e estou muito empolgado.
Os bonecos são dos mais variados preços. Já comprei alguns por R$6,00, e há alguns que ainda quero juntar à minha coleção que passam fácil dos R$200,00. Minha mais recente aquisição foi adquirida pelo site E-bay e está vindo da Austrália. :-D
Ao final dessa postagem, segue imagens de 24 dos meus 25 bonecos.

E você, caro leitor? O que já colecionou, coleciona, ou quer colecionar?

Bonecos comprados em Fortaleza




Comprados em variados locais, inclusive pela internet.

Comprados pela internet.

2 comentários:

  1. Eita danado, pesquisa grande!!! Fico feliz que minha idéia tenha te servido!!! heheheheheehe Bacana mesmo a postagem!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sensei,

    Achei legal... Nessa postagem você chegou em um ponto interessante: a vontade de cada um de nós para completar uma coleção...
    Cara, eu estive pensando com meus anéis... Sabia que completar um cosplay, por exemplo, seria completar uma coleção? Querendo ou não, aquelas peças que formam o cosplay são uma pequena coleção... E eu acho isso interessantíssimo...
    Eu, particularmente, almejo algumas coleções... Desde réplicas de espadas européias, réplicas de armas de fogo, alguns bonecos (também)... Enfim... Nada que atualmente eu possa ter, mas que não perco a vontade... Afinal, atualmente as prioridades são outras né verdade??

    No mais, muito legal a postagem e fica aí também os cumprimentos ao Tronn pela idéia... hehehehe...

    Valeu!

    ResponderExcluir