Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

OS GUARDADORES DA EGRÉGORA NACIONAL


Olá a todos os leitores.
Proponho-me hoje a escrever algo positivo para você, brasileiro insatisfeito com nossa política. Entretanto, não falarei sobre sistemas de governo, governantes, ou coisas deste tipo. Falarei de algo mais elevado!

Vi no noticiário que por causa de uma goteira que incomodava os deputados a caminho do plenário, funcionários de manutenção da Câmara foram obrigados a quebrar parte da plataforma superior do prédio, revelando... o Passado!

Foram encontradas nas paredes do local, mensagens escritas por trabalhadores que ergueram o prédio em 1959. As mensagens foram escritas à lápis no concreto.

Vamos agora entender o título desta postagem.

"Egrégora" pode ser compreendida como a somatória de energias mentais criadas por grupos, ou agrupamentos, que se concentram em virtude da força vibratória gerada ser harmônica. Em outras palavras, a força mental produzida pelos bons sentimentos de vários, convergidos no Um. A Egrégora não morre enquanto existirem os que aprendi a chamar de "Guardadores das Egrégoras".

Após esta breve explicação, entendamos a Egrégora Nacional.
Nossa Egrégora é a Força Espiritual que existe independente de nossa situação política, econômica, social, futebolística ou qualquer outra. Ela foi criada com o esforço e bons sentimentos de muitos brasileiros, conhecidos ou anônimos, letrados ou não, mas que emprestaram ao Brasil em determinado tempo suas energias positivas, seu Amor incondicional à Pátria, seu respeito às Tradições, sua hombridade...

As pessoas que trabalhavam 52 anos atrás para erguer o que entendemos hoje como um antro político, o fizeram depositando esperanças de um Brasil melhor. Se não todas, com certeza algumas. Vejam a frase de José Silva Guerra, um dos trabalhadores: "Que os homens de amanhã que aqui vierem, tenham compaixão dos nossos filhos e que a leise cumpra." Honradez e Hombridade, independe de classe social, caros colegas. Ou se tem, ou não se tem. O Sr. Guerra ainda completa em outra parte com uma tradução livre do latim. Escreveu ele: "Duraleques ce de Lequis", A Lei é dura mas é a lei. (dura lex sed lex, no original em latim).

Algumas assinaturas não estão legíveis. 
Um outro trabalhador escreveu: "Si todos os brazileiros focem diginos de honra e honestidade, teríamos um Brazil bem melhor!".

Outro escreveu ainda: "Só temos uma esperança nos brazileiros de amanhã".

Ainda entre as lajes ficou marcado o sentimento de Nelson: "Amor palavra sublime que domina qualquer ser humano", datada em 22.4.59

Todas essas frases exalam Egrégora. O Brasil sempre teve e sempre terá pessoas de caráter que lutaram e continuarão a lutar pelo que é justo, ainda que rodeado de injustiça. Sempre haverá de existir quem prefira a honra aos que são corruptos. A qualquer tempo estará entre nós os que possuem grandeza de Espírito, para seguir com a responsabilidade de ensinar, através do exemplo, aos que agem com pequenez.

O Brasil não há de se findar... Pelo contrário, por piores que sejam as tempestades, eu acredito que um dia a Egrégora Nacional estará novamente representada no mais alto escalão do governo. E quando este momento chegar, meu corpo estando presente ou não, sei que terei sido útil por ter sido, ainda que brevemente, um dos Guardadores da Egrégora.




3 comentários:

  1. Músicas, poemas, letras, pensamentos... tudo que era velha ainda é novo. Como já dizia Cazuza: Eu vejo o futuro repetir o passado!!!

    ResponderExcluir
  2. Mal eles sabiam que o Congresso Nacional iria vira a Fossa do Brasil, um antro de corrupção transformado em um mega balcão de negócios!!!!

    ResponderExcluir
  3. O Brasil não há de se findar... Pelo contrário, por piores que sejam as tempestades, eu acredito que um dia a Egrégora Nacional estará novamente representada no mais alto escalão do governo. E quando este momento chegar, meu corpo estando presente ou não, sei que terei sido útil por ter sido, ainda que brevemente, um dos Guardadores da Egrégora.

    ResponderExcluir