Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 21 de abril de 2012

KATANA

 
Katana  é o sabre longo japonês. Surgida no Período Muromachi, era a arma padrão dos samurais e também dos ninjas para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi. A katana era usada em campo aberto, enquanto a wakizashi servia para combate no interior de edifícios. 
Apesar dos samurais terem desenvolvido tradicionalmente a esgrima usando uma espada manejada pelas duas mãos juntas, existem estilos de kenjutsu que possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo, como por exemplo o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu e o Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi. Em sua obra, Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis), Musashi advoga o uso das duas espadas, dizendo ser "indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada". O conjunto das duas armas chama-se daisho, literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando seu prestígio social e honra pessoal.
 Daisho
 

A diferença entre a espada ninja e a katana samurai se dá na sua forma, sendo que a ninja tem forma reta e ponta também reta, tendo a lâmina não tão afiada (em razão da pratica do "doku no jutsu" - envenenamento), já a samurai possui uma leve curvatura e ponta semi-curva, muito bem afiada. Isso se dá a diferença de que o ninja carrega sua espada nas costas, portanto um corte vertical de cima para baixo, e o samurai levar sua espada na altura da cintura realizando um corte transversal de baixo para cima ou horizontal.
A espada Katana era muito mais do que uma arma para um samurai: era a extensão de seu corpo de sua mente. Forjadas em seus detalhes cuidadosamente, desde a ponta, até a curvatura da lâmina eram trabalhadas totalmente a mão. Assim, os samurais virtuosos e honrados faziam de sua espada uma filosofia de vida. Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material; simbolicamente, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.
Havia ainda um sabre pequeno, chamado tantô, que era utilizado não apenas para combates, mas também para o ritual do seppuku (suicídio ritual). A diferença básica entre as três era o tamanho, tendo a Katana um comprimento de 60 ~ 90 cm de lâmina (hamon); a Wakizashi entre 30 ~ 60 cm; e o tantô um comprimento de cerca de 30 cm. Cada espadachim escolhia as espadas de acordo com as suas preferências, tanto em termos de forja, quanto em termos de comprimento e curvatura da lâmina.
As medidas das espadas japonesas são referenciadas em shaku (equivalente a 30 cm). Qualquer lâmina menor que um shaku é considerada uma tanto; se o comprimento da lâmina for entre um e dois shaku então ela é considerada uma shoto (é a categoria da Wakizachi e Kodachi); se a lâmina possuir um comprimento maior que dois shaku, então ela é considerada uma Katana; e, ainda, se a lâmina tiver de quatro a cinco shaku, ela é considerada uma Masamune (Katana de três punhos). Afora estes, existem muitas outras variantes de sabres japoneses.
 
As partes que compõe uma Katana
Kenjutsu, Kendo, Iaidô e Iaijutsu são as artes marciais comumente associadas ao manejo da Katana.
(Informações retiradas da Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Katana)


Eu, particularmente, sempre gostei muito deste tipo específico de arma branca! Provavelmente por sempre ter gostado da arte e cultura do Oriente. Uma das minhas ambições materiais é ter uma Katana verdadeira. Provavelmente algo como U$3.000. Assim como uma das viagens dos meus sonhos é o Japão. É bem possível que se minha viagem se concretizar algum dia, eu terei que ir com um dinheiro sobrando para trazer minha mimosa de lá! :) Por enquanto só tenho um conjunto de espadas ornamentais mesmo. Uma Katana, uma Wakisashi e uma Tantô.




Segue imagem abaixo. Todas sem fio na lâmina.
 
 Minhas espadas compradas com meu primeiro salário! :)

Eu criança com uma Tantô nas mãos!
Se proporcional ao meu tamanho, uma katana. hehehe


No Brasil é muito difícil encontrar katanas para vender. Quando encontro são pelo Mercado Livre, e nem sempre é confiável comprar por lá. Encontrei um site de encomendas e lá o artesão que faz a Katana se chama Tomizo Ishida, um japonês que veio ainda criança para o Brasil e segue todos os ritos de criação de uma espada japonesa.
Atualmente o Sensei Ishida não produz mais espadas, apenas para ocasiões muito especiais, como uma feita para a comemoração do centenário da imigração japonesa para o nosso país. Veja um vídeo com uma entrevista com o Sensei:


Para vocês verem o poder de uma Katana, bem como a habilidade de um mestre samurai, segue abaixo alguns vídeos interessantes. Boa semana a todos!

 Katana sendo forjada:

Katana cortando botijões de água:

Katana cortando bala ao meio.
Katana vs 9mm


E por fim, o mais impressionante:
Super Humanos. Um "samurai moderno"
corta um projétil lançado contra ele por uma arma.



8 comentários:

  1. Muito bom!!!! Eu tbm gosto muito de cultura japonesa, e sempre achei interessante este assunto sobre espadas!!! uahuahuahuahu

    ResponderExcluir
  2. Excelente artigo.Sou fã de cultura japonesa também, me apaixonei pela mesma vendo Animes, principalmente os que envolvem lutas com espadas, tais como: Rurouni Kenshin, Inu Yasha, Blade - A Lâmina do Imortal, entre outros.
    Sensei, você já estudou os personagens curiosos do Shogunato ou do Início da Era Meiji? Nesses períodos existem muitas coisas interessantes que renderiam bons artigos. #ficaadica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Epaminondas,

      Sugiro essa postagem sobre Rurouni Kenshin, pois creio que você vai gostar muito:

      http://rcfelipe.blogspot.com.br/2011/01/uma-analise-sobre-o-manga-samurai-x.html

      Excluir
    2. Adorei o Post, tambem sou fã da Cultura Japonesa Inclusive do Miyamoto Musashi, o cara era impressionante.. ta sendo minha primeira leitura aqui, vou ver os outros post,mas queria fazer um pedido, que tal um Post Sobre a Historia do Miyamoto, ja sei ela pelo WIki, e pelo Livro dos Cinco Anéis (tenho ele aqui) Ele era um Deus...
      #ficaadica
      =DDDDDDD

      Excluir
  3. showwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww

    ResponderExcluir
  4. eu tenho uma espada só nao sei se é um tantô ou uma wakizashi pequena ela mede 32,5 cm de lamina e 17,5 cm de cabo e tem um detalhe de metal na base inferior do cabo , afinal de comtas isso é um tantô ou uma wakizashi?

    ResponderExcluir
  5. Douglas korjay bastos18 de julho de 2016 08:45

    No Brasil atualmente existem alguns ferreiros que confeccionam espadas na tradiçao japonesa , alguns até importam o tamahagane e outros ainda fabricam o próprio aço para confeccionar espadas . Particularmente faço as três coisas , se voce se interessar veja em meu facebook-meus trabalhos , lá voce verá o que citei.Douglas K

    ResponderExcluir