Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

MÚSICAS JAPONESAS - ENTENDEU?

Saudações!!
Já pararam para perceber como o universo da música vai mal? Não acho que esteja agonizando (ao menos não no mundo), mas em nosso país a situação está feia. Claro que ainda há muita coisa boa (antiga e nova), mas cada vez mais, torna-se comum buscar refúgio em músicas de outros países.

A questão é: quem ouve música estrangeira que não seja, principalmente, em inglês e espanhol? Correndo por fora, o italiano e o francês. Pois é... Quando escutamos algo em uma língua não muito comum a nós, brasileiros, acostumamos a conviver com olhares tortos com certos preconceitos. "Mas você nem entende nada que o cara está cantando...", alguém abre a boca pra falar... e em 90% dos casos (de acordo com o SPR - Sensei Percentual Research), essas mesmas pessoas escutam os "lek, lek, lek, lek", ou "aê, aê, aê, aê, ei, ei, ei, ei, ôôôôô", e derivados.

Verdade! Mas estou aqui para ver se consigo quebrar um pouco do preconceito em relação a isso. No meu mp3 há músicas em português, inglês, italiano e . . . japonês! Sim... japonês. Praticamente todas relacionadas a animes (e aqui tem mais um desafio a ser superado: não basta ser música japonesa, tem que ser de anime?). Acontece que muitas músicas de anime são criadas por bandas famosas no Japão. E muitas delas, mas muitas mesmo, tem letras bonitas e profundas. Não... eu não entendo japonês, mas não escuto música em outro idioma sem antes ver a tradução (o que muita gente faz). Um caso famoso recentemente, é o do cantor sul coreano PSY. Gangnam Style dominou o mundo com seu ritmo contagiante. Alguém já foi buscar a tradução da música? Veja abaixo:






 

Não é a pior coisa do mundo, longe disso. É divertida, mas muitas pessoas nunca viram. E essas pessoas criticam as músicas de animes.

Como mencionei anteriormente, há muitas músicas realmente boas (em melodia, ritmo, letra...) relacionadas a esse universo japonês. Contam ou não, histórias relacionadas com o enredo do anime. Fato é que, se não gosta de ouvir, ao menos não olhem com olhos tortos para os que gostam e, mesmo, cantam. (Eu sei cantar algumas em japonês... por inteiro. rsrsrs).

Segue então, para que você perca o preconceito (caso tenha), algumas ótimas músicas japonesas e suas respectivas traduções. Confiram e tenham uma boa semana!

Toumei Datta Sekai (música) - Hata Motohiro (artista)

Dan dan kokoro hikareteku - Field of View

Sign - Flow

E muitas, muitas, mas muitas mais!
:)

Um comentário: