Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 22 de novembro de 2009

Ah... O CASAMENTO!

Quem me conhece sabe que gosto de tradições. O casamento é uma das mais bonitas. Não importa onde se casa, nem quando... sabendo que é com a pessoa certa, ta valendo!

Contudo, não posso negar que uma bela cerimônia, com tudo que tem direito, é muito bonito e emocionante. Duas pessoas que se amam, declaram seu amor eterno a todos os presentes! É bonito... Se dura para sempre ou não, é outra história. Isso não faz com que tudo seja menos belo.

O casamento é um dos eventos mais marcados pela existência de rituais e tradições, característicos das culturas e religiões de cada país. Embora o significado de cada um deles tenha mudado, a verdade é que alguns perduram na história. Veja agora a razão de algumas tradições de casamento:

1 - O CASAMENTO

No antigo sistema patriarcal, "os pais casavam os filhos", uma vez que os pais tinham que ceder uma parte do seu patrimônio (casa e terras) para o sustento e a moradia da nova família. A cerimônia de casamento nasceu na Roma Antiga, incluindo o ritual da noiva se vestir especialmente para a cerimônia, o que acabou por se tornar uma tradição. Foi igualmente em Roma que aconteceram as primeiras uniões de direito e a liberdade da mulher casar por sua livre vontade.


2 - O BOUQUET
O bouquet da noiva tem origem medieval. Nesta época, as mulheres levavam ervas aromáticas para afugentar os maus espíritos. Pouco a pouco, o ramo da noiva tornou-se um hábito em todos os casamentos e, com a passagem do tempo, acrescentaram-se significados às diferentes flores.

3 - O VESTIDO DE NOIVA

O primeiro vestido branco foi adotado na Inglaterra pela Rainha Vitória, no século XIX, quando se casou com o seu primo, o príncipe Albert. Uma vez que naquela época era impensável um homem pedir uma rainha em casamento, o pedido foi feito pela noiva.

4 - O VÉU DA NOIVA
O uso do véu da noiva era um costume da Antiga Grécia. Os gregos acreditavam que a noiva, ao cobrir o rosto, ficava protegida do mau-olhado das mulheres e da cobiça dos homens. Tinha ainda um significado especial para a mulher: separava a vida de solteira da vida de casada e futura mãe.

5 - A GRINALDA

O uso da grinalda permite que a noiva se distinga dos convidados, fazendo com que se pareça com uma rainha. Tradicionalmente, quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e de riqueza.

6 - POSIÇÃO DOS NOIVIS NO ALTAR

A razão da noiva ficar sempre do lado esquerdo do seu noivo tem a sua origem nos anglo-saxões. O noivo, temendo a tentativa de rapto da noiva, deixava sempre o braço direito livre para tirar a sua espada.

7 - AS ALIANÇAS

A aliança representa um círculo, ou seja, uma ligação perfeita entre o casal. O círculo representava para os Egípcios a eternidade, tal como o amor, que deveria durar para sempre. Os Gregos, após a celebração do casamento, utilizavam anéis de íman no dedo anelar da mão esquerda, acreditando que por esse dedo passa uma veia que vai direto ao coração. Mais tarde, os Romanos adotaram também esse costume, que se manteve até aos dias de hoje.

8 - LANÇAMENTO DE ARROZTem origem asiática, onde o arroz é sinônimo de prosperidade. A tradição de atirar grãos de arroz sobre os noivos, após a cerimônia nupcial, teve origem na China, onde um Mandarim quis mostrar a sua riqueza, fazendo com que o casamento da sua filha se realizasse sob uma "chuva" de arroz. Hoje atiramos arroz aos noivos à saída da igreja como sinônimo de fertilidade, felicidade e prosperidade.

9 - O BOLOEste costume vem desde o tempo dos romanos. O bolo da noiva é, há séculos, um símbolo de boa sorte e de festividade. No tempo dos Romanos, a noiva comia um pedaço de bolo, e exprimia o desejo de que nunca lhes faltasse o essencial para viverem. Atualmente, o corte do bolo constitui um dos momentos mais marcantes da festa. O noivo pousa as mãos sobre as da noiva para segurar a faca, procedendo juntos ao primeiro corte do bolo, simbolizando partilha e união.

10 - LUA DE MEL
O termo lua-de-mel vem do tempo em que o casamento era um rapto, muitas vezes contra a vontade da moça. O homem apaixonado raptava a mulher e escondia-a durante um mês (de uma lua cheia até à outra) num lugar afastado. Durante esse período, tomavam uma bebida fermentada, à base de mel, que devia durar 28 dias, o tempo do mês lunar. A lua-de-mel, tal como a conhecemos hoje, tem origens nos hábitos ingleses do século XIX. O recém-casado passava uma época no campo para se libertar das obrigações sociais.

IMPORTANTE: A fonte dessas informações é o site:

Por falta de tempo, não fiz uma pesquisa séria sobre o assunto, então, qualquer distorção das reais tradições de cada item citado, perdoem... heehheh

E por último...
Esta postagem vai para minha amiga de infância e seu marido.
Que Deus proteja a união de vocês e que CONTINUEM felizes pelo resto de suas vidas!



3 comentários:

  1. Doidinho pra casar, hem, Rodrigo? :D(rsrsrs)

    ResponderExcluir
  2. Nossa. Adorei seu blog. Aliás, que fotos e que palavras.
    Impressiona-me a questão do casamento, visto que, hoje em dia, as pessoas,sobretudo, os homens não pensam mais em casamento, principalmente em seguir essa tradição tão bonita.
    Parabéns!!

    Cláudia Magalhães do Vale. (História-UFRN-2009)

    ResponderExcluir
  3. Obs.: eu adorei o vestido e a grinalda. São lindos!! ;)

    Cláudia Magalhães do Vale. (História-UFRN-2009)

    ResponderExcluir