Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 7 de novembro de 2009

UM POUCO SOBRE O CHAPÉU


O chapéu (vocábulo que deriva do francês antigo chapel, atual chapeau) é um item do vestuário, com inúmeros variantes, que tem a função principal de proteger ou enfeitar a cabeça, servindo ainda para indicar hierarquia, função, condição social ou até mesmo o local de origem.

Várias palavras estão relacionadas ao chapéu e seu uso, confecção e tipos. Chapeleiro é aquele que confecciona o chapéu, ao passo que a chapelaria é o local onde este é feito ou vendido. Já chapeleira é a caixa onde o mesmo é acondicionado. O hábito antigo de saudar alguém tirando-se o chapéu era denominado chapelada.
Nas casas, no comércio e em repartições públicas até meados do século XX o porta-chapéus era um móvel presente e indispensável - uma vez que as regras de etiqueta não permitiam o uso do adereço em lugares cobertos.
Para a confecção do chapéu usava-se o arcão, máquina destinada a dar o formato curvo (em arco, donde o nome) à lã com que se fazem chapéus de feltro (uma camada desse material é usada como reforço, chamada, por sua vez de capada). A copa é feita em fôrmas, em diversos tamanhos, obedecendo a numerações que são variáveis, até mesmo entre fábricas. As abas eram feitas num instrumento denominado formilhão, ao passo em que a boca da copa é determinada pela formilha.
A tira de couro, usada para reforço nos chapéus masculinos, é chamada de carneira, e é colocada na parte interna, próximo à aba.
O casco é como se chama, nos chapéus femininos, à armadura que recebem para dar-lhe o formato.
Cinteiro é o laço que orna o chapéu; já o cocar eram os adereços, como penachos, que os distinguiam.

O egrete (ou egreta), era o ornato confeccionado em penas finas e compridas, inspirado em penachos da cabeça de algumas aves, especialmente das garças, foi um enfeite bastante usado em chapéus femininos no século XX. O tope é o nome do laço de fita, que por vezes enfeitava tais modelos.
O uso do chapéu variava conforme a moda. Assim, por exemplo, usá-lo à zamparina era o modo de inclinar o adereço para frente e à direita, entre os séculos XVIII a XIX.

O chapéu surgiu para a proteção da cabeça, ainda nos povos primitivos da pré-história, das intempéries climáticas (sol escaldante, frio, chuva), como prerrogativa masculina - sendo o homem o responsável pela defesa da tribo ou do clã, sendo depois estendido para a caracterização dos níveis sociais: os reis usavam coroas, os sacerdotes a mitra e os guerreiros o elmo.

Cerca de 3000 a.C., na Mesopotâmia, surgem os chapéus que trazem um misto de elmo com capuz, que uns mil anos depois (2.000 a.C.) evolui para um formato mais aprimorado. Torna-se, neste mesmo período, um adereço de dignidade, nobiliárquica, militar e sacerdotal do Antigo Egito. O primeiro chapéu que encontra em suas formas mais semelhantes com o formato "clássico" (ou seja, contendo as partes principais do adorno), é o pétaso grego, cuja origem remonta ao século IV a.C., junto ao píleo. O primeiro encontrou sua forma romana, junto ao capucho, sendo este povo o primeiro a criar um capacete.
Fonte: Wikipédia

Mas por que tudo isso sobre o chapéu, você deve estar se perguntando...
Pois bem... EU NÃO SOU VAQUEIRO!!!! ahauhauahuahuahuahau
Eu uso chapéu SIM! E não sou vaqueiro... Na verdade, odeio vaquejadas!


O Chapéu é um acessório que proteje contra sol (e chuva fraca também hehehehe) e isso é importante quando se mora em Natal! Ao contrário do boné, ele também protege o pescoço e todo o rosto. Na Arqueologia é fundamental! E foi aí que aprendi a tomar gosto pelo uso de tão imponente acessório do vestuário, ainda que não seja tão frequente o uso dele pelas pessoas.
Azar! Estou do lado dos que sabem apreciar este fantástico indumentário. E para que vejam como não estou sozinho nessa, segue abaixo alguns exemplos de pessoas de bom gosto:



Fernando Pessoa


Humphrey Bogart



Santos Dumont


Gandalf, o Cinzento


Johnny Depp


Charles Chaplin


Kung Lao

Indiana Jones


Mulheres de bom gosto também apreciam
um bonito chapéu.






Agradeço a atenção dispensada nesta postagem!

Hasta la vista!







Um comentário: