Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 21 de março de 2010

FELIZ NAW-RÚZ

Naw-Rúz Bahá'í é um dos nove dias sagrados para a Fé Bahá'ì, é o primeiro dia do Calendário bahá'ì, que ocorre no equinócio de inverno no hemisfério norte (21 de março). Já na Pérsia antiga, o dia 21 de março era conhecido como Naw-Rúz, que significa “novo dia” em persa, e segundo a tradição, data de 3 mil anos. Os reis da antiga civilização persa destinavam este dia à audiência pública e recebiam o povo na sua corte com maior consideração.

O QUE É A FÉ BAHÁ'Ì?
É uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã em 1844. A Fé Bahá’í foi fundada por Bahá’u’lláh, título de Mirzá Husayn Ali (1817-1892) e não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio.
A Comunidade Bahá’í com aproximadamente 7 milhões de adeptos, é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os bahá’ís residem em 178 países do mundo, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo.
Historicamente e atualmente, esta é uma celebração de ano novo e é comemorada por adeptos da Fé Bahá'ì do mundo inteiro. Em tempos antigos foi feriado nacional no Irã e celebrado por mais de um grupo religioso. O Báb, precursor da Fé Bahá'ì, e depois Bahá'u'lláh, fundador desta religião, adotou o dia como sagrado e associou com o Máximo Nome de Deus.

O Báb, fundador da Fé Babí, instituiu um calendário novo que fosse composto por 19 meses, e cada um de 19 dias. Cada um dos meses são nomeados através de um atributo de Deus, e similarmente cada um dos dezenove dias no mês também são nomeados através de um atributo de Deus. O primeiro dia e o primeiro mês foram dados o atributo de Bahá, uma palavra árabe que significa esplendor ou glória, e assim o primeiro dia do ano foi o dia de Bahá no mês de Bahá. O dia foi chamado de o Dia de Deus pelo Báb, e foi associado com "Aquele que Deus tornará Manifesto", uma figura messiânica nos escritos do Báb. Os dezoitos dias restantes do primeiro mês foram então associados com os dezoitos Letras da Vida, os apóstolos do Báb, prevendo uma celebração que duraria dezenove dias.

Bahá'u'lláh, fundador da Fé Bahá'ì, que afirmou ser a figura messiânica esperado pelo Báb, adotou o novo calendário e o uso do Naw-Rúz como dia sagrado. O dia segue o mês Bahá'ì do jejum e foi instituído como um festival para aqueles que observaram o jejum.

Naw-Rúz é um dos nove dias sagrados Bahá'ì onde o trabalho é suspenso; o único que não é associado com um evento nas vidas do Báb ou de Bahá'u'lláh. É normalmente um evento festivo observado com encontros para orações, músicas e dança. Os Bahá'ìs por volta do mundo celebram como um dia festivo, de acordo com os costumes locais.

Bahá'u'lláh no Kitáb-i-Aqdas define o Naw-Rúz como um dia Bahá'í no qual o equinócio vernal ocorre. Como os dias Bahá'ís começam com o nascer do sol, se o equinócio ocorrer antes do pôr-do-sol , o dia com o pôr-do-sol anterior é o Naw-Rúz. Assim o Naw-Rúz pode cair entre os dias 20, 21 e 22 de Março. A implementação do tempo exato do Naw-Rúz para os Bahá'ís ao redor do mundo depende da escolha de um ponto particular na terra e foi deixada na decisão da Casa Universal da Justiça, o corpo máximo da Fé Bahá'í. Atualmente o Naw-Rúz é fixado no dia 21 de Março para os Bahá'ís que residem em países fora do Oriente Médio, independente de quando ocorre o equinócio.

Meses Bahá'ì


Dias Sagrados Bahá'ì
Dias da Semana



Celebração do Ano 167
Fontes:
http://www.bahai.org.br/

4 comentários:

  1. Oi Felipe! Muito legal o seu artigo sobre a Fé Bahá'í e o nosso calendário. Gostei muito da foto da Festa e achei muito legal conhecer vocês amigos da Mônica, tambem nossos amigos por tabela! Espero que todos tenham gostado da comemoração e que continuem sempre participando das atividades da comunidade bahá'í de Natal! Ahhh e obrigado pela ajuda na divulgação da Fe Bahá'í, essa religião maravilhosa que ensina a unidade mundial e vale a pena nela se aprofundar!

    Abração,
    Jorge

    ResponderExcluir
  2. Caro Felipe,

    Tudo bem?

    Obrigado e ao mesmo tempo parabéns pelo belo texto, tão rico de detalhes e explicações.
    Espero o encontrar em outros eventos.

    Abraços,

    Sadat.

    ResponderExcluir
  3. Que bacana!!!
    Fico muito feliz por vc ter gostado e ter colocado nossa tão amada Fé em seu blog de uma forma tão esclarecedora e que nos ajuda a divulga-la mais e mais.
    Fazendo com que outros tenham tb a grande oportunidade de conhece-la.
    Espero que tenhamos a oportunidade de ve-lo em breve e que vc venha a se aprofundar mais ainda,estamos muito felizes de te conhecer.

    Abraços

    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Para mim não há religião que pregue essencialmente o mal, por isso tento buscar as coisas boas das religiões que venho a ter contato. Acho que esse sincretismo só tende a engrandecer a quem se submete a ele sem fanatismo! Cunhei uma frase para mim que diz:

    "Nada que me torne uma pessoa melhor, pode ter essência ruim!"

    E posso dizer que o ambiente de vocês é muito saudável!

    Até um novo encontro, e obrigado pelos comentários!

    ResponderExcluir