Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 17 de abril de 2011

Ahhh O CHOCOLATE

 

Olá a todos! Como a Páscoa está chegando, e com ela também, inevitavelmente, mais chocolate, além de satisfazer um pedido de um Amigo e leitor deste Blog (Riquinho, é pra tu!), hoje a postagem é sobre esse alimento dos deuses: o Chocolate!

Segundo o site http://www.indeca.com.br/,  a origem do chocolate remonta a 1.500 a.C., segundo registram estudos que demonstram que a civilização Olmeca foi a primeira a aproveitar o fruto do cacaueiro. Eles habitavam as terras baixas do Golfo do México. Evidências arqueológicas comprovam que pouco depois os Maias, Toltecas, a Astecas também já utilizavam o cacau, a consideravam-no o alimento dos Deuses. Nesta época o cacau era usado como uma bebida, geralmente acrescida de algum condimento. Era ingerida pelos sacerdotes em rituais religiosos.

Pintura asteca ilustrando o chocolate sendo bebido em algum ritual.

Houve tempo também, na mesma época, em que as sementes de cacau, de tão valorizadas, viraram moeda corrente. Eram usadas como meio de troca a referencial de valor.


Historicamente, foi Cristovão Colombo quem descobriu o cacau para a Europa, quando de sua quarta viagem ao Novo Mundo, por volta de 1502. Teria levado sementes de cacau para o rei Fernando II, sementes estas que passaram quase desapercebidas no meio de todas as outras riquezas que trouxe. 

Em 1519, Hernán Cortez descobriu o cacau durante suas conquistas no México, mas os espanhóis não prezavam muito a bebida, achando-a fria, gordurosa a amarga. Porém logo perceberam o valor da semente como referencial de valor a moeda de troca. Em nome da coroa Espanhola começou plantações de cacau no México onde a " moeda" seria cultivada. 

Em 1528, Cortez trouxe de volta para a Espanha cacau a as ferramentas necessárias para seu preparo. Com o passar do tempo, os espanhóis começaram a agregar açúcar a outros adoçantes a bebida, tornando-a menos amarga a mais palatável, portanto, ao gosto Europeu.
 
Estes passaram a tomar o líquido quente, e o chocolate quente começava cada vez mais a cair no gosto da elite espanhola. Também nesta época o cacau começou a ser feito em tabletes, que depois eram mais facilmente transformados em bebida.

  

Ao longo dos próximos 150 anos, a novidade foi se espalhando pelo resto da Europa, e seu uso foi sendo difundido na França, Inglaterra, Alemanha, Itália, etc. Vários ingredientes continuavam sendo agregados ao chocolate líquido: leite, vinho, cerveja, açúcar, e especiarias. Foi somente em 1755 que o cacau apareceu nos Estados Unidos. 
Em 1795 os ingleses começaram a usar uma máquina a vapor para esmagar os grãos de cacau, a este invento deu início à fabricação de chocolate em maior escala.
Mas a verdadeira revolução do chocolate aconteceu cerca de 30 anos depois, quando os holandeses desenvolveram uma prensa hidráulica que pela primeira vez permitia a extração, de um lado, da manteiga de cacau, a do outro a torta, ou massa, de cacau. Esta última era pulverizada para se transformar em pó de cacau, que quando acrescido de sais alcalinos se tornava facilmente dissolúvel em água. Daí ao desenvolvimento de bebidas achocolatadas foi um passo rápido, a em seqüência a mistura com manteiga de cacau fez aparecer os primeiros tabletes de chocolate mais ou menos como os conhecemos hoje. 
 

Em pouco tempo a Espanha, que tinha praticamente o monopólio do cacau, perdeu sua hegemonia para a Inglaterra, França, Holanda, etc.

Fato é que esta delícia faz um enorme sucesso no mundo todo hoje! A indústria do chocolate lucra milhões todos os anos e há chocolates para todos os gostos! Inclusive sem adição de açúcar, para os diabéticos não sofrerem tanto de vontade! O suíço é considerado o mais saboroso de todos! Vale a pena prová-lo!

Até o cinema já se rendeu aos encantos do Chocolate. Filmes como "A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Chocolate" já fizeram a alegria dos "chocólatras" de plantão!

 
 A Fantástica Fábrica de Chocolate - 1971

 
 A Fantástica Fábrica de Chocolate - ReMake 2005
 
 Chocolate - 2000

Por fim, fica uma dica para esta Páscoa. O preço dos chocolates sobem absurdamente por causa dos famosos "Ovos de Páscoa". Para você que se preocupa menos com a forma, e mais com a quantidade, hehehee, fica a dica. Olha a comparação de preços feita no ano passado. Clique para ampliar.

 


Chocolate...

Gostoso em todas as idades!!

:D



Um comentário:

  1. hehehe gostoso mesmo, mas prefiro a segunda foto!!!

    ResponderExcluir