Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sexta-feira, 13 de maio de 2011

SEXTA-FEIRA 13


Popularmente a Sexta-Feira 13 é considerado um dia de azar. Não se sabe ao certo de onde isso surgiu, mas com certeza é algo bastante antigo, que remonta aos tempos antes de Cristo. O que poucos sabem é que o medo exagerado para com esta data tem até nome... E um nome complicado: PARASCAVEDECATRIAFOBIA, ou, se preferir, FRIGATRISCAIDECAFOBIA.(Juro que não estou inventando =D)

Nas várias tentativas de se explicar a origem da superstição, encontramos muitas histórias. Segundo a Wikipedia, na numerologia o número 12 é considerado algo completo (12 meses do ano; 12 tribos de Israel; 12 apóstolos de Jesus; ou mesmo os 12 signos do Zodíaco), já o nº 13 seria considerado um número irregular, de infortúnio. A sexta-feira também não seria considerado um dia muito bom. Segundo pesquisadores, Jesus teria sido crucificado em uma sexta-feira 13, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebraico. Então, ao se juntar o número 13 com o sexto dia da semana, tem-se um dia azarado.

Existem histórias que remontam também à mitologia nórdica. Em uma delas conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Há também quem acredite que convidar treze pessoas para um jantar é uma desgraça, simplesmente porque os conjuntos de mesas são constituídos, regra geral, por 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

Segundo outra versão, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a Frigadag, sexta-feira), e quando  as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao Cristianismo, ela teria sido transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio, assim, os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Da Escandinávia, a superstição passou para a Europa.

No Cristianismo é relatado um evento de má sorte em 13 de outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo Rei Filipe IV da França. Os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país, alguns torturados e mais tarde executados por heresia.

No tarô, a carta de número 13 representa a Morte.

Mas há aqueles que adoram a data! Em Portugal, por exemplo, muitas cidades e vilas celebram a Sexta-Feira 13. A maior festa acontece no Castelo de Montalegre, Trás-os-Montes. Em Montalegre, todas as sextas-feiras 13 há uma grande festa, onde não faltam as bruxas, os bruxos, feitiços, teatro e a famosa queimada. Na vila de Vinhais, na aldeia de Cidões, também se festeja a sexta-feira 13. Nessa festa as pessoas se reunem em volta de uma grande fogueira e não falta um banquete com produtos locais. Em Cavalinhos, Leiria, as mulheres juntam-se num encontro onde os homens não podem participar.
Celebração da Sexta-Feira 13 em Montalegre, Portugal.

E quanto a mim? Se acredito nisso? Olha, eu adoro as sextas-feiras 13. Não acho que traga azar. Para mim, o nº 13 é sinônimo de sorte, pois foi o dia em que vim ao mundo (mas numa quarta, e não numa sexta!). Meu aniversário de 13 anos, foi em uma bela Sexta-Feira 13... e eu sobrevivi! Também completei 24 anos em uma sexta feira 13 e meu próximo aniversário "macabro", será o de 30 anos (prometo fazer festão!).


E você? Como foi sua Sexta-Feira 13 hoje?


3 comentários:

  1. kkkkkkkkkkkkkkkkkk MUITO BOM!!!!!! Sexta feira 13 é o q há de bom!!! kkkkkkkkkkkkk 30 anos... kero só ver!!!!! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. De um a 31...Sexta-feira é SEMPRE bom!!!

    ResponderExcluir