Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

segunda-feira, 18 de julho de 2011

CLEPTOCRACIA DO BRASIL

 

Que a nossa república é TOP no quesito corrupção, é fato! Entretanto, nunca antes na história deste país, a prática ficou tão banalizada e escrachada, e o pior de tudo... completamente impune. Talvez o maior problema do Brasil nem seja a corrupção, mas sim a impunidade. Noutras épocas, como no Império, aquele que detinha o Poder Moderador agia como um sentinela da Nação. Qualquer político que aspirasse a um cargo público indicado e tivesse uma nódoa moral em sua carreira, continuaria apenas a aspirar. No Brasil atual parece que ter essa nódoa é pré-requisito para se conseguir o cargo.

Tendo participado do maior escândalo de corrupção que o país já viu (MENSALÃO), acusado de chefiar um esquema de corrupção na época em que era prefeito de Ribeirão Preto (SP), demitido pelo mesmo motivo em 2006 do cargo de Ministro da Fazenda no governo Lula e ainda assim, com todo esse currículo, Antônio Palocci foi escolhido por Dilma para ser seu Ministro Chefe da Casa Civil e... não é novidade, acabou por se demitir depois de ser constatado que aumentou seu patrimônio em vinte vezes na época em que foi deputado federal por quatro anos. A ficha suja é longa, e não cabe aqui detalhar tudo.

Desta vez a crise de corrupção foi escancarada no Ministério dos Transportes. Este mês o ex-ministro Alfredo Nascimento pediu demissão do cargo. Uma das denúncias é a de que pessoas ligadas ao ministério cobravam propinas de empresas prestadoras de serviços. Fato curioso é que inicialmente várias pessoas ligadas ao caso foram demitidas, mas Nascimento foi mantido em seu cargo e ainda foi colocado no comando das investigações pela presidente Dilma. Ou seja, é colocar a raposa para tomar conta do galinheiro. Sorte do Brasil que novas denúncias apareceram e o ministro pediu demissão.

E para piorar, vem aí a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos... Qualquer brasileiro que se preze teria vergonha disso. Os superfaturamentos das obras farão a alegria de muitos...

Este é o Brasil democrático? Um país onde pessoas roubam descaradamente, depois se demitem e pronto? Cadê o dinheiro roubado? O país vive a lei da impunidade. A Nação conta com uma população inerte, que pouco faz contra esses escândalos. Conta com uma oposição que não tem coragem de agir, que não luta pelo país, mas sim também pelos próprios interesses.

Alguém por aí duvida que pessoas como Palocci e Nascimento, em algum tempo, voltarão a ocupar cargos importantes no nosso Brasil (ou seria deles?)? Alguém duvida que o país não vive em uma democracia, e sim numa Cleptocracia (o governo dos ladrões)? Ora, ora... claro que muitos duvidam... A Justiça emprestou por tempo indeterminado a sua cegueira para a população. No Brasil, enquanto a Justiça enxerga muito bem, o povo, por opção, diga-se de passagem, se mantém às escuras.


2 comentários:

  1. Caro Rodrigo, parabéns pelo texto.
    Aconteceu hoje o que Jung chamava de "sincronismo", i.e. a captação simultânea de idéias por algumas pessoas.
    Como sabes, eu dera um tempo para descansar e meditar mais pelo nosso país.
    Pois não é que minha indignação foi num crescendo tal que me vi criando um novo blog:
    http://chutandocachorro-morto.blogspot.com, ao qual peço sua leitura e comentários.
    Foi só depois de criá-lo e editá-lo pela primeira vez, que fui ler teu blog, e nele encontreia a confirmação da observação de Jung.



    http://chutandocachorro-morto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Óitmo nome para o Blog. Parabéns e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir