Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 12 de fevereiro de 2012

O HOMEM QUE PLANEJAVA


Existiu um Homem, certa vez, que era refém. Era refém de algo que considerava cruel. Existiu um Homem, certa vez, que era refém do Tempo. Tinha sempre muitos afazeres e nunca estava disponível para outras atividades. “Queria que o dia tivesse 30 horas”, era o que costumava dizer quando tinha tempo.

As atividades do cotidiano lhe pareciam sempre inadiáveis, pois se não fosse assim, correria sempre o risco delas se acumularem. E vez por outra se acumulavam, apesar do seu metodismo. Conta sua mãe, que desde cedo o Homem/Menino tinha horários marcados. Esporte. Escola. Dever de casa. Clube. Lazer. Lazer? Lazer! Muitas vezes sozinho, pois não conseguia alterar a agenda pré-programada, para conciliar com seus amigos. Bagunçaria tudo que havia planejado. E este é o segredo de tudo: Planejamento!

O nascimento do Homem que existiu há algum tempo não foi planejado. Mas ele planejou cada passo do nascimento do seu próprio filho. Estava tudo acertado já! Primeiro passaria no vestibular. Depois de formado, procuraria um bom emprego. Com o bom emprego, depois de alguns anos, viria a tão sonhada estabilidade financeira. Depois disso, começaria algum relacionamento sério. Tinha que planejar bem com que tipo de mulher se casaria, e por isso o namoro firme demorou um pouco mais do que pensara. 

Quando noivou, decidiu esperar um pouco mais para casar, afinal, tinha que ter tempo para se organizar e comprar uma casa, arrumá-la, e preparar tudo! Preparar tudo para o que mesmo? Enfim. Ele conseguiu casar. Mas o divórcio não estava em seus planos... Apesar de que, ele já contava que não tinha como tudo sair exatamente perfeito. Pensava em possíveis contratempos. Teve tempo para pensar em várias alternativas e “planos ‘bs’”. Poderia até ter utilizado esse tempo para outras coisas... viagens, passeios, família... Mas decidiu planejar! Afinal, planejar o futuro economiza tempo. E o Homem não via a hora de ter tempo para outras coisas.

Ter tempo... ter tempo... Ah, como isso era difícil. Pensou em organizar horários em sua agenda para todo o semestre. Como isso levou tempo... Não teve sorte quando, uma semana depois de ter terminado o planejamento do semestre, sua maleta foi roubada. Junto com ela sua agenda. Junto com ela, seu planejamento. Junto com ele, muito tempo. Realmente não teve sorte. Planejou tudo de novo, mas dessa vez não foi assaltado.

Quando estamos ocupados, o tempo costuma passar rápido, e como o Homem sempre estava ocupado, seu Tempo voou. Passou de uma forma assustadoramente rápida, que nem se tivesse feito o melhor planejamento de todos, teria tido tempo de executá-lo perfeitamente.

E assim viveu um Homem que existiu certa vez... Algumas décadas se passaram, e ele se lembrou de algo que ficou por planejar. Nunca teve boa memória, por isso planejava. Quando pegou o telefone para ligar para o filho, para saber como andavam os netinhos, percebeu que o esquecera muitos anos antes, numa planilha antiga e uma lágrima escorreu pelo seu rosto. Decidiu então fazer o impensável: replanejar toda a sua vida. E assim o fez. Em sua infância brincou muito mais com seus amigos (e levou uns até o fim de sua vida); fez algumas atividades da escola a tempo, outras não. Não jogou a final do campeonato com o time da escola naquele ano, pois acordou um pouco mais tarde e não chegou a tempo do jogo (mas saiu na foto do time campeão). Passou no primeiro vestibular e não foi o melhor estudante do seu curso, mas conseguiu um bom emprego. Casou-se com a namoradinha que teve desde o último ano do Ensino Médio e teve dois filhos. O primeiro deles não foi planejado. Deixou de comprar uma casa maior para passar duas semanas viajando com a família. Tirou muitas fotos. O Tempo para ele passou rápido. Passou tão rápido que os dois se encontraram, já no final.

O Homem que planejava sentiu remorso de só ter planejado o seu próprio plano, da forma como deveria ter sido, quando não havia mais tempo. E o Tempo passou. E o Homem também.

Certa vez existiu um Homem que planejou não viver. E foi bem sucedido em seu planejamento.



Em, 23.01.2012

2 comentários:

  1. Putz.... Show de bola Roger... Muito massa mesmo!!! De muito parabens a postagem!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Essa postagem chegou ao Top Five!!! Muito boa mesmo, vejo algumas pessoas nesse perfil, ficaria feliz se estas pessoas tomassem como exemplo e mudassem os seus pensamentos, claro que com responsabilidade. Um grande abraço Moore, continue assim!!! Richard Clayderman (Rico)

    ResponderExcluir