Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 29 de abril de 2012

JÁ PENSOU EM FAZER UM MOCHILÃO?


  Mochilar, é se aventurar!

Quem nunca pensou em colocar uma mochila nas costas, algumas coisas de necessidades básicas e simplesmente... partir? Hoje em dia, essa oportunidade está mais viável. Empresas te ajudam de alguma forma, você tem internet, GPS e tantas outras praticidades. Mas acredito que ainda com toda essa ajudinha tecnológica, a experiência de caminhar por locais nunca vistos e conhecer pessoas diversas é única, principalmente quando se é jovem, quando se tem o vigor e a ânsia de conhecer!

O Velho Mundo (Europa) é um dos destinos favoritos dos mochileiros, mas a América do Sul e a Ásia também está no topo dos destinos mais procurados. Como se tudo der certo, pretendo participar de uma experiência dessa no final deste ano e início do próximo, ando pegando por aí algumas dicas, mas só depois que a viagem se concretizar, postarei aqui algumas dicas, prós e contras da viagem, para evitar escrever besteiras que atrapalhem possíveis mochileiros que lerem esta postagem! :)



Entretanto, talvez seja este o espaço para eu elencar minhas preocupações quanto à viagem. Até por que, se alguém que já passou por isso tiver algumas dicas, por favor, podem postar em forma de comentário!

1° - Destino/Época do ano

Eu e meus amigos decidimos que a Europa será o destino. Por enquanto, como a ideia é passar umas três semanas, os destinos são: Inglaterra (ano novo em Londres) - França (Paris) - Itália (Roma e outra cidade a decidir) - Alemanha (Berlim) - República Tcheca (Praga) - Holanda (Amsterdã) - Grécia (Atenas). Contudo, nós só podemos viajar durante o final e início do ano, ou seja, inverno brabo. Este ano, em Roma, a temperatura chegou a -16°C. T_T O problema da temperatura muito baixa, são as roupas pesadas. Se vamos andar muito, muito peso não é o ideal. E isso está sendo tão complicado que estamos até vendo a possibilidade de conversarmos com empresas de viagem e conhecer seus planos. Pois três semanas andando muito, podemos cansar muito rápido e não aproveitar direito os últimos destinos propostos por causa da fadiga.

2° Dinheiro

Estamos meio perdidos sobre quanto gastaríamos nessa viagem. A ideia é juntar bastante para, se for o caso, sobrar. Entretanto, estamos buscando informações de pessoas que fizeram algo parecido para ter noção de preços. A ideia não é ficar em hoteis. Os albergues serão a melhor opção e o fast-food será recorrente. Lembranças para os amigos e familiares = nem pensar! hehehehe Além de não ser uma viagem comum, com o conforto que as empresas nos vende, não há lugar para guardar lembrancinhas para todos. E para não ser injusto e esquecer alguém, não tem como rolar esse tipo de agrado. Se a proposta não fosse mochilão, seria diferente. Além de que, vamos com orçamento apertado. É um ano inteiro juntando grana e não tem como simplesmente gastar e gastar... :) É simples a coisa!

 3° Planejamento

Planejar é sinônimo de não ter preocupações? A resposta é NÃO! Talvez seja sinônimo de diminuir as preocupações, mas imprevistos sempre acontecerão. Então, acredito que o planejamento é extremamente necessário. O que se quer visitar, horários de visitação das atrações, ideia de preços, filas, onde ficar, como viajar de um país para outro, de uma cidade para outra, vantagens e desvantagens, etc, etc, etc. O planejamento é algo chato de se fazer, mas bastante necessário. Sites de busca de albergues e de atrações pelas cidades a serem visitadas são um ótimo apoio. Se alguém souber alguns legais, favor, comentar!

O planejamento, inclusive, inclui preocupações com documentos necessários (que não são tão poucos) e toda a burocracia para se realizar a viagem.

Além de toda a experiência interessante de conhecer novos lugares e culturas, estar entre bons amigos e compartilhar de boas risadas (mesmo nas dificuldades que surgirão) e de uma experiência que para muitos é única, acredito que muitas coisas ficam dessa vivência! Espero que minha EuroTrip dê tudo certo e que eu possa fazer uma postagem depois contando como foi e dando dicas para quem quiser ir! 

Espero comentários!
Boa semana!


Um comentário:

  1. Só sei de uma coisa... vamos que vamos... kkkkkkkkkk Lá estaremos hehehhe em breve!!! E será única!!! Aconteceu na Europa, morre na Europa!!!

    ResponderExcluir