Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 7 de outubro de 2012

JUSTIFICANDO MEU VOTO


Muito se tem discutido nesses dias sobre a possibilidade de anular o voto nas eleições. Alguns vão dizer que é a melhor saída, outros vão falar em direitos conquistados... Eu vou falar!

Em algumas horas, sairei para "exercer minha cidadania". Ora, palavras bonitas para mascarar a realidade. Cidadania? Por causa do meu voto? Não... não é bem assim que a banda toca. Pensadores de tempos atrás, considerados à frente de seus tempos, criaram teorias que até hoje encontram morada nos livros acadêmicos. A ideia de que o Estado nada mais é do que um contrato social entre governantes e governados, ainda hoje é bastante válida. Mas .. vamos lá: o que é um contrato? De acordo com alguns dicionários a definição é esta: Um contrato é um vínculo jurídico entre dois ou mais sujeitos de direito correspondido pela vontade, da responsabilidade do ato firmado, resguardado pela segurança jurídica em seu equilíbrio social, ou seja, é um negócio jurídico bilateral ou plurilateral. É o acordo de vontades, capaz de criar, modificar ou extinguir direitos.

Se eu fizer um contrato de aluguel de uma residência, e eu ou o outro lado começar a descumprir acordos firmados, tenho o direito de cancelar esse contrato? Juridicamente sim! Correto... então se há um contrato entre governantes e governados, se há um contrato entre o Estado e seu povo, e o Estado passa a descumprir os acordos? Posso cancelar minha participação nesse contrato? No Brasil, parece que não.
O artigo 6º da Constituição diz que:  São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Será mesmo que esses direitos me são assegurados? Eu que trabalho, pago impostos e cumpro minhas obrigações e deveres de cidadão brasileiro? Não! Para uma boa educação, meus pais pagaram por ela, visto que a oferecida pelo governo não era (nem é) de qualidade; pago mensalmente meu plano de saúde, pois depender do SUS chega a ser desumano; tenho que pagar vigia de rua, ou colocar cercas elétricas ao redor de minha residência, pois, mais uma vez, não me é garantido o DIREITO à segurança... enfim. Os governos NÃO cumprem suas partes concernentes ao contrato, mas eu, sou obrigado a cumprir.
Eu sou obrigado a sair da minha casa, em um domingo, para enfrentar uma fila (nem sempre das menores), para votar em candidatos corruptos que, com toda a certeza do mundo, não têm como prioridades a melhoria da sociedade. Isso é democracia? Eu não ter a opção de NÃO votar porque, segundo alguns, muitos lutaram para que eu tivesse esse "direito"? Acontece, meu caro leitor, que no Brasil o voto não é direito, é dever. Eu posso abdicar de um direito, mas não posso abster-me de votar. Posso me abster de votar em ALGUÉM, mas não do ato de votar. Que grande absurdo! O pior de tudo é ver, de dois em dois anos, uma festa que enautece a "democracia" e a "qualidade" de nossas eleições, exemplo para o mundo inteiro.

Aqui começamos outro problema: nosso sistema eleitoral. Criou-se a falácia de que nossas urnas são exemplos em todo o mundo pela sua eficiência na apuração. Meus caros... nosso sistema é COMPLETAMENTE RIDÍCULO E FRAUDULENTO. Não sou apenas eu que digo isso. Políticos com um pingo de vergonha na cara já perceberam isso. Muitas pessoas sérias também defendem essa ideia. Vamos a alguns exemplos... O único país do MUNDO que adota o mesmo sitema eleitoral de urnas como as nossas, é a Índia. Na Alemanha, nosso sistema é considerado INCONSTITUCIONAL. Demos de presente ao Paraguai um lote com muitas urnas para eles, que as utilizaram em uma eleição apenas e depois as devolveu para o Brasil, pois não consideraram o sistema seguro. Veja os dois vídeos a seguir: o primeiro é de um ex deputado Fernando Chiarelli e é um vídeo curto, vale a pena ver. O segundo vídeo é uma belíssima explanação sobre a fraude dessas urnas em um programa on line Jurídico News. Assistir a esses vídeos é uma prova de cidadania muito maior do que votar nas eleições. Não deixe de conferir.

 

Com esses dois vídeos, imagino que sua ideia sobre as urnas eletrônicas possa ter mudado um pouco. Não é de hoje que as eleições do Brasil, ou parte delas, são compradas. Mascara-se tudo isso, repito, com uma falsa ideia de eficiência. Já parou pra se perguntar porque EUA, Canadá, Inglaterra, França e outros países de primeiro mundo não adotam algo parecido com o sistema do Brasil? Pois é... sempre me perguntei isso. 

Voltando ao VOTO NULO.
Alguns vão dizer que votar nulo não anula a eleição. Claro que não. Nunca acreditei nisso. O meu voto nulo tem uma lógica muito simples. Há pessoas que defendem o voto para um candidato dito "menos ruim", para mim, que serei o representado, não aceito representantes ruins ou menos ruins. Quero um BOM representante, no mínimo. E se, dentre os candidatos, não há nenhum bom representante? Eu simplesmente não voto. Não participo dessa pseudo festa da democracia. Assim, quando tudo der errado, poderei ter a consciência tranquila de que não contribuí para isso. Comigo é simples: não há bons candidatos, não tenho porque entregar meu voto a nenhum deles. Votar consciente, para mim, é votar nulo. Votar branco seria mais como não se importar com quem vai vencer. Votar nulo é muito mais protesto do que votar em candidatos "engraçados", que hoje dominam o cenário político brasileiro, o que é uma grande vergonha. Votar nulo é me importar SIM, com quem vai ganhar. É dizer: por mim, nenhum de vocês venceria!

Pois é isto que tinha para dizer a vocês nesse dia de eleição. Irei para uma parada distante da minha casa agora, esperar um ônibos que mal passa durante o domingo, votar nulo e fazer o mesmo percurso de volta para minha casa. Perderei umas duas horas e meia. Tenho provas para elaborar e corrigir, mas, antes disso, sou obrigado a fingir ser cidadão (no conceito de cidadania "deles").

Tenham todos um bom domingo. E que nessas eleições, NÃO VENÇA O MENOS RUIM.
Simplesmente, não vença.


6 comentários:

  1. Falou bonito compadre!
    Não é de hoje que falo a respeito disso também... Sempre tive uma pulga atrás da orelha com relação à urna eletrônica... Apoio sim o que o Chiarelli denuncia, apoio TODOS os especialistas e estudiosos no segundo vídeo, pois sabem sim do que estão falando... Eles possuem provas para isso. A Justiça brasileira julgou como "provas insuficientes", claro... Nada mais conveniente né?
    Agora quanto ao "direito conquistado", "festa da 'democracia'"... Eu só faço rir com essas coisas, meu amigo... Voto no Brasil é dever, como você maravilhosamente expôs na postagem. É OBRIGATÓRIO... Vem cá, será que existe democracia na obrigatoriedade? Não seria mais democrático o voto ser opcional? Seria bom o povo brasileiro pensar mais a respeito...
    Agora o voto nulo não anula eleição, mas há possibilidade de vencer a eleição, sabia? Se o voto nulo vencer o pleito, a eleição terá de ser refeita com NOVOS CANDIDATOS e não mais os que concorreram. Não pesquisei a fundo a lei, mas sei que é previsto isso...
    No mais, parabéns pela postagem! Muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Sei não, acho que votar nulo é o mesmo que sentar e não fazer nada.

    ResponderExcluir
  3. Discordo dessa posição de que votar nulo é diferente de votar em branco. Na prática é a mesma coisa, a diferença é que socialmente buscou-se ressignificar essa anomalia eleitoral chamada "voto nulo", para lhe dar ares de protesto. O voto em branco serve justamente pra isso: dizer que o eleitor não tem capacidade de votar em ninguém, seja pela falta de preparo deste, seja pela excelência/excrecência dos candidatos, ou seja mesmo porque ele não está a fim.

    Em tempo, votei em branco hoje, em protesto ao pseudo-protesto do voto nulo e a esses canalhas que buscam tornarem-se nossos prefeitos.

    ResponderExcluir
  4. Votar no Brasil é uma eterna perda de tempo, nosso voto se perde, por causa do fator de quoeficiente, contagem de votos, procurem saber como esta contagem é prejudicial ao Brasil, eles não querem mudar isso, pois irão perder a boca de ganhar muito e fazerem nada!!! Sabiam que tem deputados que ganham e muito sem comparecerem ao Congresso!!! Matéria do Correio Braziliense aqui de Brasília, só quem vive aqui em Brasília é que fica por dentro de como é suja a política no Brasil,lamentavelmente depois do GOLPE DE 15 DE NOVEMBRO este País só tem indo cada vez mais para o fundo do abismo!!!!
    Sou de Brasília e por aqui a mesma coisa, candidatos espertalhões que não largam o osso, a maioria empresários, e fazendeiros e coronéis modernos de famílias tradicionais na política , candidatos aventureiros querendo se dar bem na vida, e a cidade vira uma LIXEIRA imensa a céu aberto, ou seja sempre é assim, eleição um eterno disco furado!!!! Como pelo resto do Brasil. O nosso sistema político no Brasil está falido, o Congresso o maior balcão de negócios do Mundo, só pensam no bolso deles, uns gatos pingados que querem moralizar mas não conseguem, política no Brasil virou meio de vida só isso!!! Daqui uns 500 anos ou mais talvez algo comece a mudar, mas não estaremos aqui.

    ResponderExcluir
  5. Voto nulo é a única maneira de votar limpo

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo. Disse tudo que penso. Vamos continuar esta idéia.

    ResponderExcluir