Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A VENEZUELA SOFRE ENQUANTO VOCÊ FINGE, CONVENIENTEMENTE, QUE NÃO VÊ


Essa postagem não tem imagem, não tem links, não tem vídeos... Só tem um texto!

Neste exato momento, a Venezuela passa por uma guerra civil. Há alguns dias, o povo venezuelano, de forma apartidária, tem tomado as ruas para protestar contra o governo de Nicolás Maduro, o sucessor de Hugo Chavez. A situação lá está muito tensa, pois o governo tem respondido aos protestos de forma violenta. Estudantes foram mortos, população reprimida com armas de fogo, imprensa censurada e há até mesmo relatos de armas químicas e violação dos direitos humanos. Fato é que não se sabe a dimensão do que está acontecendo por lá. Ainda não.

Mas o que eu tenho para falar nessa postagem, é fruto de uma tarde de discussão e pensamento sobre a situação de lá. Fiquei tentando conseguir uma resposta para o fato de ter pessoas que apoiam o governo de Maduro, mesmo com tudo que está acontecendo por lá.

É normal que cada um tenha sua posição política. Eu sei bem o que é "sofrer" na pele as consequências de sua escolha. Sou Monarquista. Há muito preconceito sobre o tema em todos os níveis da sociedade. Justamente por isso, sinto que devo ser mais tolerante com aqueles que pensam radicalmente diferente de mim. E até aí, não tenho (ou não tinha) nenhum problema com isso. Sou amigo de comunistas, esquerdistas, anarquistas, direitistas, conservadores, liberais...

Entretanto, os jovens de minha faixa etária talvez nunca tenham realmente vivido o ambiente que estamos vivendo hoje, cujas teorias políticas (principalmente na América Latina) estão mostrando suas consequências. Eu defendo a Monarquia por achar que é o melhor sistema político para o Brasil hoje, mas não tenho medo em dizer que SE a monarquia fosse restaurada, e ela se mostrasse completamente ineficaz ou desastrosa nos anos seguintes (15/20 anos depois), eu passaria a ser contra tal sistema. Aprendi isso na vida! Aprendi a ter o desapego ideológico caso preciso. Aprendi a ser humilde e dizer que estava errado! Já fiz algumas retratações em público ou não sobre algumas coisas em que eu estava errado. Aprendi que isso é digno e que não me diminui... justamente ao contrário... dignifica!

Hoje vejo, principalmente no facebook, muitos dos que defendiam o governo de Chavez e que defendem o governo de Maduro, calados! Não expõem ou compartilham nada sobre o que está acontecendo na Venezuela, talvez imaginando que sua omissão passe despercebida pelas pessoas. Talvez por vergonha de se dizer A FAVOR de um governo sanguinário, mesmo calcado em teoria no bem estar da população. E ainda há os casos mais graves: são aqueles que DEFENDEM o governo de Maduro e simplesmente IGNORAM os vídeos e relatos que surgem a cada hora da Venezuela. Ignoram estudantes sendo mortos com tiro na cabeça no meio da rua. Ignoram tanques de guerra contra a população civil! Ignoram as armas de fogo utilizadas a mando do governo para acabar com os protestos... Tudo isso em nome de que? Eis o resultado do meu pensamento...

O socialismo, ao meu ver, já não existe mais (se é que existiu um dia). O que há são aproveitadores que fazem as cabeças dos jovens para que eles se apeguem com unhas e dentes ao ideal (que no papel é bonito, mas que nunca foi colocado em prática de forma ideal ao longo da História). Ora, quem não quer o bem estar para todos e a diminuição da desigualdade social? Para os esquerdistas, os que pensam diferente deles não querem isso. Eles se julgam os donos da verdade, os baluartes da ética e moral. Quem não pensa como eles são atrasados mentalmente... Só que ao ver o que o socialismo de FATO gerou na Venezuela, estão calados ou apoiando o governo deles, pois se mostrar contra é NEGAR o que ele pensa! Dizer ser contra Maduro é destruir a base dos seus pensamentos que levou anos a ser construída.  Eles chegam ao cúmulo de dizer que a população está errada em sair às ruas, que não sabem o que é melhor para eles, pois essa é a única opção que resta, senão, teriam que afirmar seu erro de pensamento. 

Entendo que é difícil você, depois de tanto tempo, admitir que o que você acreditava se mostrou errado... Mas aí é onde entra a dignidade de um verdadeiro Homem (no sentido de humanidade). Aceitar o seu erro, ainda que apenas afirmando que o que está ocorrendo na Venezuela é errado, e que continue a acreditar que o socialismo teórico é possível, seria o mínimo a ser feito. Mas é difícil. Vivemos numa sociedade hipócrita que poderá "comê-lo" vivo. Poucas pessoas estão dispostas a se despir da veste do orgulho para dizer: "Eu errei!". Eu, se pudesse, bateria palmas para quem o fizesse.

Pois esta é minha tese!

Você, que apoiava Chavez e que, mesmo hoje, apoia Maduro, é um fraco de Espírito. Não sei se posso te culpar por isso. Acredito em evolução espiritual. E talvez, simplesmente, você não consegue ainda admitir. Eu, por exemplo, tenho muitas coisas que preciso melhorar... Mas uma coisa é certa... Sou muito mais humanista do que muitos que levantam o estandarte dos Direitos Humanos.

Você, pessoa que não conheço, colega ou amigo próximo... Você ou é um hipócrita filho de uma puta ou é só alguém de Espírito pequeno.

Para aqueles que conheço mais de perto, irei ficar com a segunda opção, pois sei que nela há uma possibilidade de você crescer!

Rodrigo Cavalcanti Felipe.
Alguém um pouco cansado... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário