Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

terça-feira, 9 de junho de 2009

A MAIS GRANDIOSA DÚVIDA DOS BRASILEIROS... DA ÚLTIMA SEMANA!


Depois de um sonoro 4x0 no último sábado, e uma ótima apresentação, a Seleção brasileira de futebol quebrou um jejum de 33 anos sem vencer, fora de casa, o Uruguai. Isso, por si só, já produziria uma enorme euforia entre os brasileiros. Contudo, o novo número 9 da seleção Canarinho, Luís Fabiano, foi expulso e ficará fora da próxima partida, a ser realizada na próxima quarta feira (10.06.2009) contra o Paraguai, partida essa que acontecerá no Recife. Então o povo brasileiro está em um dilema: quem ocupará a vaga de Luís “Fabuloso” (como é chamado pelos torcedores): Alexandre Pato (jogador do AC Milan-IT) ou Nilmar (jogador do Internacional-BR)? Eis o que tira o sono dos brasileiros.

Sim, caros leitores... Eis o que tira o sono dos brasileiros! Eis o que se conversa no ambiente de trabalho! Eis o que se conversa entre os nossos jovens nas escolas! Eis o que se conversa entre o grupo privilegiado dos nossos universitários! Eis o que se passa como notícia nos nossos meios de comunicação! Eis a mais grandiosa dúvida da vida dos brasileiros... da última semana! Nilmar ou Alexandre Pato.

Da última semana, pois antes disso já se foi discutido muita coisa importante: para ser o arqueiro brasileiro, quem melhor: Marcos ou Rogério Ceni? Para técnico: Luxemburgo ou Leão? E a questão indecifrável: quem foi melhor, Pelé ou Maradona?

Dúvidas como essas temos aos milhões... Não só sobre a seleção brasileira, mas sobre os times do país, e mesmo fora dele!

Quem seria melhor para presidente do país, ou para governador e perfeito do nosso estado? Está na hora de mudar a forma de governo do Brasil ou não? Por que estaria ou por que não estaria? Temos outras opções? Proposta no Congresso sobre uma possível legitimidade no que diz respeito a um terceiro mandato do presidente Lulla? (Sim! A proposta existe!) Crise na aviação brasileira? Mensalões? Onde é melhor esconder dólares: cuecas ou Bíblias? A justiça brasileira funciona? Por que os políticos brasileiros recebem muito mais do que os de muitos de países desenvolvidos? Por que trabalham três dias na semana e não cinco? Os valores, em nossa sociedade, estão invertidos ou não? Onde foi parar a autoridade dos mestres em sala de aula? O que é o tão apreciado “Jeitinho brasileiro”? Isso é bom ou ruim? Como nós, brasileiros, somos vistos lá fora? Seríamos/somos tratados da mesma forma que Nilmar e Alexandre Pato, se formos à Itália, por exemplo? O que há de tão diferente entre esses brasileiros e nós?

Isso para citar aspectos de nossa sociedade. Aspecto do coletivo. Se formos um pouquinho mais a fundo e fizermos algumas perguntas a nós mesmos: quem sou eu? Eu sou bom? Sou ruim? O que é ser bom e ser ruim? Eu dou o melhor de mim? Eu estou muito aquém do que posso ser? Minha idade tem a ver com minha experiência? Eu busco respostas, ou faço das respostas dos outros, as minhas? Se o fizer, há algum problema nisso?

Ou outras ainda...

Quem foram os homens (sentido de humanidade) mais respeitados do mundo? Os que mais influenciaram o mundo de forma positiva? Estou próximo a eles? Já li algo a respeito deles? Será que suas dúvidas eram as minhas? Há quanto tempo eles viveram, e por que são lembrados até hoje? Eu serei lembrado após minha morte? Alguém se lembrará de minha opinião sobre Alexandre Pato ou Nilmar, após minha morte? Alguém saberá o que respondi sobre o novo atacante da seleção brasileira, na semana seguinte? EU lembrarei de minha opção, na próxima Copa do Mundo??

Ah... A Copa do Mundo! 2014 nos espera! 2014... não é? Acho que é! Qual será a dúvida que tirará o sono dos brasileiros na semana que precederá o início da Copa? Talvez ainda seja sobre quem será o camisa 9 titular! As perguntas não mudam, de fato. O problema é que as pessoas também não!

Viver em um mundo, mais precisamente em um país, onde as pessoas não mudam, nem as perguntas, é torturante! E o que é ainda pior: ter que agüentar os nossos grandes “intelectuais” pichando muros, muitas vezes de órgãos públicos com os dizeres: “Fora Bush!”, “Salvem a Palestina!” Etc... etc... etc... Enquanto o rio que lhes abastece a cidade está poluído, ou o prefeito está envolvido com falcatruas e blábláblá. Realmente, a saída de George Bush da presidência do Bras... quer dizer, dos ESTADOS UNIDOS, é realmente muito importante para nossa vida! Salvar a Palestina então... Nem consigo dormir pensando nisso! Tentar resolver nossos problemas está fora de cogitação... Ou melhor, nem tanto! Creio que amanhã teremos um problema a menos: saberemos se o titular será Alexandre Pato ou Nilmar!

Ainda assim, amigos, eu amo o Brasil! Relação de amor não correspondido? Talvez! Costumo dizer que sou patriota SIM! O Brasil é que não gosta de mim! O ATUAL Brasil, não gosta de mim, melhor assim! Pois sei que sou e serei respeitado pelo Espírito daqueles que tentam e tentaram lutar por uma Nação mais justa, que tentaram mostrar outras perguntas aos brasileiros, outros dilemas.

Mas afinal... Em quem você aposta: Alexandre Pato ou Nilmar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário