Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 5 de novembro de 2011

PRA QUE CRESCER?


O título desta postagem pode desencadear inúmeras respostas! Muitas delas podem até soar tentadoras de serem aceitas, mas isso apenas se entendermos que a maturidade está diretamente ligada ao crescimento! Se isso não for uma verdade (como eu não acho que seja), nenhuma resposta será satisfatória.

Envelhecer nunca foi uma opção. Todos que vivam o suficiente chegarão à chamada "terceira idade". Mas crescer é uma opção! Muita gente opta por crescer antes da hora. Outros tentam seguir o rumo que a sociedade impõe: "Nasce - cresce - reproduz - morre". Se entendermos o "crescer" como uma mudança física, é bem verdade que todos cresceremos. Uns mais outros menos. Todavia, ainda não é este o sentido da palavra "crescer" que estou comentado. Crescer e reproduzir, também são opções.



Quando crianças, não podemos ser "gente grande". Devemos aceitar que alguém está "acima" de nós e tem o poder de nos fazer obedecer. Ainda estamos em uma fase de muitos aprendizados. É necessário haver essa hierarquia. Isso para que possamos, ao passar dos anos, ganhar maturidade para tentar entender como funciona o mundo e a vida. Para este papel, são (ou deveriam ser) importantes nossos pais, professores, familiares e amigos. Todos contribuem de alguma forma para que nossa maturidade vá tomando conta de nossa mente. Acontece que isso não quer dizer, necessariamente, crescer. Muitos (muitos mesmo) podem acreditar que sim. Eu não!


Para muitos, crescer é abandonar as coisas de criança. Eu discordo! Levo em meu coração as lições do Pequeno Príncipe e da Dona Raposa. As pessoas grandes são estranhas. "Todas as pessoas grandes já foram um dia crianças. Mas poucas se lembram disso." É a mais pura verdade. E quão maravilhoso seria o mundo se elas se lembrassem disso todos os dias. Eis uma qualidade minha, bastante perceptível para quem convive comigo: Eu Sou Criança! Eu Não Cresci! E complemento dizendo que sou uma pessoa muito mais madura do que a minha idade de 25 anos exige. Sei conversar com um garotinho de três anos e também com a maior autoridade do país, se necessário! Mas eu não cresci por opção.



Não crescer não é privilégio meu. Tantos outros optaram pela mesma coisa. Mesmo os que são frutos da imaginação de outra pessoa que optou por não ser "uma pessoa grande". O garoto Peter Pan decidiu ser sempre criança. Estou certo de que seu criador nunca abandonou a criança que um dia ele foi. A minha está comigo todo o tempo, e são raros os momentos em que peço para ela dar uma voltinha. Nem gosto desses momentos, por isso raramente eles surgem.


Quando algum adolescente me diz que eu deveria crescer, eu acho graça. Não me indago nem por um instante se minha opção foi a correta! Pelo contrário, penso como esse adolescente perderá de ver o lado bonito da vida se abandonar a criança que um dia foi e tão desesperadamente parece querer esquecer. Mas, como no início da postagem... a decisão cabe a cada um.

É absolutamente incrível como estou rodeado de amigos que não abandonaram essa infância. São adultos de aparência e são crianças de Espírito. Não temos vergonha de rir... Não temos vergonha de afirmar nossos gostos por bonecos, por desenhos animados, por revistas em quadrinhos, por video-games ... Somos poucos... é bem verdade. Mas somos suficientes. Somos o bastante para nós mesmos. Somos Amigos de infância, não por termos nos conhecido quando crianças, mas por termos nossas infâncias à flor da pele. Claro, mistura-se essa infância com compromissos importantes, com namoradas, com empregos e mesmo com construção de famílias próprias, mas uma coisa não impede a outra de existir.

Somos crianças maduras.

4 comentários:

  1. Estou com vc e não abro! As brincadeiras, os jogos, as comidas (quem nunca foi a uma festa de criança de 1 ano não sabe do que estou falando), enfim, por mim eu sempre seria uma criança, mas como não posso, tento pelo menos ter o espírito de criança (até um pouco demais)hehe. Vlw Moore um abração!!!

    ResponderExcluir
  2. Preciso nem dizer que estou entre essas "crianças" que vc citou acima rsrs


    Abração!!

    ResponderExcluir
  3. concordo com o sensei quando voce cresce ainda pode ser uma crianca so tem que te maturidade e agir como um homem nas horas certas quando fica com os meus 50 anos ainda quero continua vendo anime, jogando video game brincando com meus amigos porque se eu para de fazer tudo isso que diser que minha crianca interio morreu.

    ResponderExcluir
  4. Acho que não vou falar nada naum!!!! Moore responde por mim aí!!! kkkkkkkkkkk Mas enfim, crianças sempre, imaturos nunca uhauhahuahuauhahuahu mais ou menos isso!!!!!

    ResponderExcluir