Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sábado, 24 de dezembro de 2011

O CHEIRO DO NATAL


Vinte e quatro de dezembro de 2011. Véspera de Natal. Provavelmente neste momento em que você está lendo isto, crianças ao redor do mundo estão sorrindo (ou com medo) por estarem vendo o Papai Noel, outras estarão alegres recebendo presentes ou apenas por estarem com a família e amigos reunidos. É o Espírito de Natal. Entretanto, o Natal não parece mais o mesmo de antigamente, na minha opinião...

Pra começar, a característica mais marcante do Natal para mim era o cheiro. O cheiro que a época do ano tinha pelas ruas da cidade que eu andava. Não sei se era coisa de criança ou não, mas fato é que quando chegavam os dias de dezembro, muitos locais tinham um ar diferente. Um cheiro específico do Natal, que eu, obviamente, só sentia nessa determinada época do ano.

Acontece que de um tempo para cá, percebi que não sinto mais esse cheiro. E para mim é como se a data tivesse perdido uma de suas características. Afinal, para onde ele foi parar? Você ainda o sente? Já o sentiu antes?

Mas quem dera se esse fosse o único “desaparecimento” desta época que eu sempre considerei a melhor. Para mim as melhores festas do ano sempre foram as últimas. O real significado do Natal, o nascimento de Jesus, querendo ou não, traz reflexões. E hoje gostaria de pensar com vocês um pouco sobre isso.

Se Jesus nasceu em 25 de dezembro ou em março, não me importo. Se ele era branquinho, moreno ou negro, também não faz diferença. Se ele foi rico ou pobre, nunca achei que caráter estivesse ligado à condição financeira. Se ele tinha olhos claros... que diferença faz? Se ele é ou não o filho de Deus... (todos nós não somos?). Se Jesus é o Deus encarnado ou não, isso não mudaria o que penso sobre ele.

Apesar das fontes históricas (ao menos as que eu ouvi falar) serem poucas sobre ele, não tenho dúvidas de que existiu. E mais... não tenho dúvidas do Ser extraordinário que foi. Se tinha o dom da cura e de acalmar pessoas por ser divino, ou por ser um Espírito de Luz muito evoluído, para mim não muda o fato do que ele representa. Sua sabedoria em falar, aconselhar e agir, o torna exemplo para qualquer situação. Seus enigmas e parábolas servem como livros de ajuda aos milhares que existem por aí. Sua forma de tratar o próximo é extremamente difícil de ser seguida. Na verdade, encarar Jesus como um homem, um ser humano, um homo sapiens sapiens que não é a divindade como a religião prega, para mim é ainda mais grandioso, pois sendo uma divindade, creio que sua missão seria mais fácil aqui na Terra. Todavia, agir como ele agiu sendo um “ser humano comum” é algo único na História. Nunca vi ninguém que conseguiu ser assim. Vi alguns seguindo o exemplo (e fazendo-o muito bem!), mas nunca senti em ninguém o poder que emana dos escritos de suas ações.
  
Um Jesus mais humano... não crucificado,
mas sorrindo e feliz!

Para mim, o Jesus humano é ainda mais forte. É alguém que superou as barreiras do que consideramos “mortal”; é um ser humano completo na mais linda forma da criação. É alguém em quem podemos nos espelhar, afinal, se espelhar em um Deus, além de ser complicadíssimo, ao meu ver, é de uma prepotência que somente os humanos, de todas as criações, possui.

Nós cometemos o grave erro de humanizar Deus, ao meu ver, para nos vangloriar. Colocamos braços e pernas em Deus, vontades, sentimentos humanos, escolhas, dúvidas, face, opiniões... se Deus tivesse tudo isso... já não seria Deus para mim. Podemos falar tudo isso de Jesus. Mas que não tentemos definir Deus. Pois definir é limitar. E o Deus em que acredito (que não sei como é, e nem preciso sabê-lo, apenas senti-lo) não se pode definir. Quem sabe meu Espírito (este sim, essência Dele, pois somos sua criação) um dia O entenda. Meu corpo e mente nunca O entenderão.

Que neste Natal, aproveitemos as características que nos são caras dessa época do ano. Eu posso não sentir mais o cheiro dele, mas ele está guardado em algum lugar da minha mente e dos meus sentidos.

Que Deus esteja em todos nós!


 Feliz Natal!
 

3 comentários:

  1. Mais um lindo texto, parabéns! Feliz Natal e que Deus te abençoe cada vez mais, e torne vc ,cada vez mais, um grande homem e um grande profissional (eu ainda vou ver vc no Jô)heheh. Abração!!! Riquinho

    ResponderExcluir
  2. Olha, primo, não sei se Gledson, Anderson e Léo concordam cmg, mas senti esse cheirinho de natal lá em Gramado ano passado, viu? Vc não pode deixar de conhecer! Eh realmente uma data especial, cheia de significado... assim como suas palavras! Adorei! Bjos, Glêdys

    ResponderExcluir
  3. Nossa que Jesus bonito, sem sofrimento sem tristeza, você disse tudo mais humano, mais próximo, eu vejo Jesus assim, próximo e não distante esta é a forma de ver Jesus.

    ResponderExcluir