Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

DICA DE FILME #7: A DAMA DE FERRO


"Quando você pensar em desistir da 
caminhada, aguente até a próxima curva... 
Talvez você encontre uma boa surpresa nela!"

Não sei quem criou essa frase, mas gosto dela.
Hoje o dia não estava dos melhores... Simplesmente foi um dia estranho. Não costumo reclamar pois sei que muitos passaram por coisas que nem se comparam. Na verdade, o dia não foi ruim... ele foi realmente chato. E não gosto de dias chatos. Dias em que as coisas dão errado. Mas talvez elas dêem errado por algum motivo.

Decidi tentar modificar um pouco o rumo do meu dia e acalmei o meu corpo. Percebi que o que me faltava era um cinema tranquilo. Só em minha própria companhia. E assim o fiz! Para minha sorte...

O filme que estava com vontade de ver era o "A Dama de Ferro" (Iron Lady, em inglês). Filme este que conta a trajetória política de Margaret Thatcher, primeira mulher a se tornar Primeira Ministra do Reino Unido.

Fui curioso, pois não sabia muito sobre a trajetória dessa mulher. E apesar de uma obra cinematográfica geralmente enaltecer sua principal personagem, saí do escurinho do cinema admirado pela postura e ao mesmo tempo pensativo... (Pensativo em relação a coisas que não vem ao caso).

A atuação de Meryl Streep está SENSACIONAL! Na minha humilde opinião (opinião de alguém que adora cinema, mas não necessariamente entende), a atriz merece ganhar o Oscar que está concorrendo.


Em um mundo ainda dominado pelo machismo, uma mulher com pensamentos e ideias decide que não nasceu para ser uma dona de casa apenas. Ela tem pulso firme e fala o que pensa. Não cede às pressões, se tiver a certeza que está no caminho certo. Uma mulher que possui fibra e honra (é isso que o filme passa), decide chegar ao lugar onde nenhuma outra mulher chegou antes.

Conhecida como  A Dama de Ferro por ter sobrevivido a uma tentativa de assassinato em 1984, por ter sido de dura oposição aos sindicatos  e pela sua forte crítica à União Soviética, Margaret Thatcher foi Primeira Ministra do Reino Unido por onze anos (1979 - 1990). O filme mostra sua escalada desde à primeira tentativa de se eleger, até sua renúncia em 1990. Contudo, o filme se passa nos atuais dias da Sra. Thatcher, que sofre de problemas de saúde (ao que parece, Alzheimer) e que relembra com muita vivacidade parte de sua história.

Um pouco melancólico, mas muito interessante, o filme "A Dama de Ferro" é uma ótima opção de cultura dentro do lazer proporcionado pelo Cinema! Vale a pena!

> FICHA TÉCNICA

Direção: Phyllida Lloyd
Roteiro: François Ivernel, Damian Jones, Adam Kulick, Cameron McCracken, Anita Overland, Tessa Ross, Colleen Woodcock
Produção: Abi Morgan
Estúdio: The Weinstein Company
Trilha sonora: Thomas Newman
Figurino: Nina Gold
Fotografia: Elliot Davis
Montagem: Justine Wright
Direção de Arte: Justine Wright

"Parece-me bem claro que o Brasil não teve ainda um bom governo, capaz de atuar com base em princípios, na defesa da liberdade, sob o império da lei e com uma administração profissional. Bastaria um período assim, acompanhado da verdadeira liberdade empresarial, para que o país se tornasse realmente próspero."   (Margaret Thatcher)


> ELENCO

Meryl Streep - Margaret Thatcher
Jim Broadbent - Denis Thatcher
Susan Brown - June
Alice da Cunha - Cleaner
Phoebe Waller-Bridge - Susie
Iain Glen - Alfred Roberts
Alexandra Roach - Young Margaret Thatcher
Victoria Bewick - Muriel Roberts
Emma Dewhurst - Beatrice Roberts
Olivia Colman - Carol Thatcher
Harry Lloyd - Young Denis Thatcher

 Margaret Thatcher - Meryl Streep como Thatcher

> TRAILER (YouTube)

4 comentários:

  1. Ela também é responsável (junto com Ronald Reagan) pelo desmantelo do estado de bem estar social na Grã-Bretanha, pelo desregulamento do capital, pela implantação deste maldito neo-liberalismo que gerou em 2008 a atual crise econômica que a Europa está atolada até o momento (aqui seguido a risca por Collor e FHC, e graças a Deus revertido embora não muito, por Lula e Dilma).

    ResponderExcluir