Segundo algumas denominações cristãs, entre as quais a Católica, a Luterana e a Reformada, o batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina da Igreja Católica, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também é necessário para a salvação.
Na Igreja Católica, o batismo é dado às crianças (batismo infantil)
 e a convertidos adultos que não tenham sido antes batizados 
validamente (o batismo da maior parte das igrejas cristãs é considerado
 válido pela Igreja Católica visto que se considera que o efeito chega 
diretamente de Deus independentemente da fé pessoal, embora não da intenção, do sacerdote).
Do mesmo modo, as Igrejas Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas
 também ministram o batismo às crianças e a adultos sem batismo 
considerado como válidos anteriormente. Dentro do conceito de validade, 
apenas os Luteranos e Anglicanos
 mantém como válido todos os batimos cristãos, excetuando-se apenas dos
 grupos considerados pela Ortodoxia Cristã como pára-cristãos (Adventistas,Testemunhas de Jeová e Mórmons). Já nos grupos Reformados (Presbiterianos e Reformados) e nos grupos Metodistas existem diversas versões sobre aceitação ou não do batismo ministrado pela Igreja Católica Romana.
"O rito essencial deste sacramento consiste em imergir na água o 
candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o
 Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" . O Batismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como «nova criatura»".
O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado.
 Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus 
mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. 
Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo.
 Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro
 inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo.
A Igreja Católica e as tradições Luteranas, Anglicanas, Reformadas e Metodistas insistem no batismo às crianças porque "tendo
 nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas 
do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos 
filhos de Deus",
 isto faz com que as pessoas não tnham o direito de, durante seu 
crescimento, pecar novamente já que Jesus Cristo não voltará a Terra para
 novamente morrer na cruz e dar-lhes o direito de ser perdoados. Ainda 
segundo a doutrina da Igreja Católica, embora o batismo seja fundamental para a salvação, os catecúmenos, todos aqueles que morrem por causa da fé (batismo de sangue), [...] todos os que sob o impulso da graça, sem conhecer Cristo e a Igreja, procuram sinceramente a Deus e se esforçam por cumprir a sua vontade (Batismo de desejo), conseguem obter a salvação sem serem batizados porque Cristo morreu para a salvação de todos. Quanto às crianças mortas sem serem batizadas, a Igreja na sua liturgia confia-as à misericórdia de Deus, que é ilimitada e infinita.
Hoje foi o batismo da pequena Lívia, filha da minha prima Alenuska. Seus padrinhos foram seus tios Alessandra e Rodrigo. Há alguns meses, por ocasião do nascimento da pequena, eu fiz uma postagem em sua homenagem, portanto, já é a segunda vez que ela aparece aqui neste blog. :)
Fui o fotógrafo oficial do batizado (hauahuahuahau), e fiquei contente em contribuir um pouco mais com meus familiares. ^^ Os avós da pequena Lívia são os meus padrinhos de batismo. E achei bacana, aproveitar a oportunidade para repetir uma fotografia tirada há 27 anos. A fotografia do meu batismo. :) Vejam o resultado abaixo.
No mais, dentre as várias religiões, doutrinas e crenças que existem no mundo, devo confessar que, mesmo sem ser católico, é a religião cujos ritos acho de beleza grandiosa. Resta apenas torcer para que tantos ritos não fiquem apenas como uma formalidade. Que suas origens de ser, sejam sempre lembradas!
Vale lembrar que eu também já sou padrinho. :) Giovanni ( O Gigio) é o afilhado lindo que tive a oportunidade, até o momento, de apadrinhar. Coisa mais linda e que eu amo demais! Eu mesmo espero nunca me esquecer dessa responsabilidade que me foi dada. Contribuir com sua formação e educação. 
Gigio dando uma provadinha no açaí! :)
Boa semana!




 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário