Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 24 de março de 2013

HARLEM SHAKE


Acho que todo mundo já ouviu falar do Harlem Shake. Desde fevereiro, este meme (hit da internet) é sucesso em boa parte do mundo. Pessoas de diferentes idades e nacionalidades estão a fazer vídeos com a música Harlem Shake, do norte americano Baauer, de fundo. Essa música foi lançada em maio de 2012, mas apenas em fevereiro deste ano ela estourou na web. E sabe como é, né? Estourou na web é sinônimo de viral.

Em pouco mais de um mês, a ideia de dançar ao som dessa música por 30 segundos e postar no youtube virou mania. Cada vídeo mais criativo do que o outro. O vídeo consiste em um grupo (pequeno ou grande) de pessoas, que estão realizando suas atividades normais enquanto nos 15 peimeiros segundos, um deles, dança sozinho, geralmente com algum adereço extravagante. Depois dos 15 segundos iniciais, todos dançam de forma descontrolada.

O primeiro vídeo que já alcançou mais de 40 milhões de visualizações no youtube, não segue necessariamente esse formato explicado. O vídeo mostra quatro amigos fantasiados (um de ET, outro de Power Ranger, outro de chinês e o último com uma roupa cor de rosa). Foi a partir desse vídeo que a sensação começou. Veja o vídeo abaixo:

Acontece que inevitavelmente, a brincadeira se torna discussão. As pessoas estão cada vez mais bestas, ou é apenas mais uma forma de diversão? Bem... eu acredito nas duas coisas. Acho que enquanto você estiver com vontade de fazer a brincadeira, com um grupo de amigos, só para zoar e postar na internet... de boa. É engraçado e quanto mais criativo melhor. Entretanto, você mobilizar, premeditadamente, uma quantidade enorme de pessoas para ir a algum lugar que termina por atrapalhar o ambiente, ou as pessoas, ou o trânsito... enfim... quando se atinge o direito do outro, aí já não acho legal.

Tenho dois exemplos para mencionar e elucidar essa minha opinião. Uma página famosa do facebook em Natal, minha cidade, conclamou os jovens (seus maiores seguidores) a aparecerem num shopping da cidade, para criarem um vídeo no estilo. Ainda bem que os seguranças do shopping não os deixaram entrar. Ficaram lá por fora mesmo. E ao decidir fazer lá fora, a coisa toda desorganizada gerou tumulto, pois o trânsito foi atrapalhado. Vejam o resultado:


Há algo de engraçado nisso? Há algo de organizado nisso? Na minha opinião, não! Muitos dizem: "Deixe as pessoas serem felizes". Desde que não incomodem os outros, façam o que quiserem. Outros disseram que não foram os shakers que tulmutuaram o trânsito, foram as pessoas que paravam para ver. DÃÃÃÃ Eu me pergunto se essas pessoas que pararam pra ver teriam parado se eles não tivessem feito isso.

Agora um exemplo de algo bem feito, que não incomodou ninguém e que foi engraçado. Pegou o espírito da coisa. Aconteceu em uma sala de aula da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vejam o resultado:


Não se pode negar que a moda pegou. Mas sabemos que esses virais da internet são rápidos de aparecer, e rápidos de sumir. Logo o "Do the Harlem Shake" será deixado de lado para dar espaço a mais um novo viral. Acho legal essas distrações... o problema é quando elas tomam todo o espaço dos protestos. Uma cidade como Natal está um caos, e seria muito bom se houvesse a mesma vontade de protestar. Se cada um começasse a postar vídeos com movimentos de protesto por uma causa justa.

Quem sabe um dia, né?

Abaixo alguns dos mais famosos e criativos Harlem Shakes:








E por último um Top 10 aí...

Nenhum comentário:

Postar um comentário