Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 11 de agosto de 2013

PAI NERD

 Saudações!! Hoje, dia 11, segundo domingo do mês de Agosto, é Dia dos Pais! Acontece que a nossa geração está se transformando em uma das primeiras a compartilhar, com seus filhos, a cultura "Nerd". A paixão pelos video-games, animes, eletrônicos e tal. Não somos essa primeira geração, mas com a internet, somos, de fato, confundidas com a primeira. Fato é que a fantasia do mundo mágico dos desenhos, jogos, etc, faz com que haja mais um motivo para se passar mais tempo com nossos filhos (ok, eu ainda não tenho... mas um dia...). Apesar de que, um Pai criativo sempre vai arrumar um jeito de se divertir com sua cria.

Hoje então é dia de dizer "Feliz dia dos Pais". Fui aprendendo com o tempo, que independente do Pai que você tem (ou da Mãe), respeito é sempre fundamental. Um dia eram como nós e tiveram o sonho de ter um filho.
    
Nos animes costumamos ver diversos tipos de relações entre pais e filhos que, por vezes, traduzem as situações reais vividas por muitos. Educar nossos filhos se utilizando de muitos desses exemplos, nos ajuda com a difícil missão de se criar alguém de forma satisfatória. Devemos ter em mente que nos foi dada a missão de cuidar de um Ser que, um dia, será responsável por cuidar de outro. Sermos exemplo é fundamental!

No dia de hoje, a homenagem não pode ser apenas aos "pais biológicos". Certa vez, ao usar essa expressão perto de um homem muito sábio, ele me corrigiu e disse que não existe "Pai biológico", pois a ideia de "Pai" é algo criado pela sociedade, e "Pai" é quem criar. O que contribuiu com a reprodução de seus genes, é apenas o progenitor, que também pode ser pai. Nem todo progenitor é pai. E nem todo pai, é o progenitor. E eu concordo com isso! Mas ainda há aqueles que tem mais de um pai. Esses possuem o pai que também é progenitor, e o pai que foi uma espécie de padrinho, mas que contribuiu de forma muito bonita e segura na criação do pequeno. Desenvolve-se um amor tamanho que não se pode dizer que também não é um pai.

 "Eu não quero que você morra!"
"Venha aqui, está tudo bem. Este é o caminho que eu escolhi.
Vamos falar sobre outra coisa.
Como o quanto você amadureceu. Você se tornou verdadeiramente um grande guerreiro, Gohan.
E ainda assim, você se mantém humilde.
Você me mostrou que poder não é nada se não for guiado pelo amor.
E assistir você crescer, me ajudou a crescer, Gohan. Por isso estou aqui!
Adeus, meu amigo!"

 Nem sempre entendemos as broncas ou as lições difíceis de serem cumpridas. Mas talvez todas tenham sido pensadas. A gente só descobre depois de muito tempo. Mas nem sempre são pensadas, de fato. Nem sempre nossos pais possuem aquelas qualidades que consideramos essenciais. Nem sempre conseguem ser os herois que imaginamos na infância, ou o maior exemplo do mundo. Mas é preciso perdoá-los também por causa disso. Talvez não estivesse, por algum motivo que não sabemos, ao seu alcance. E é preciso ter paciência. E é preciso tentar entender. O que não quer dizer que seja fácil. Há casos que os filhos precisam ser mais maduros que seus pais.


 Há aqueles que as boas memórias da infância com seus pais, sequer existem. Aqueles pais que tiveram que ir embora deste plano mais cedo e não puderam acompanhar, em vida, o desenvolvimento de seus filhos. Talvez sejam eles os responsáveis por enviar alguém que possa, de certa forma, suprir tal necessidade.
 



 

 Há aqueles que são espécies de pais perfeitos! Pessoas que em seu crescimento, desce criança, foram exemplos a serem seguidos. Tornaram-se exemplos de caráter, força, superação, lealdade... E com esses mesmos valores criaram seus filhos. Nesses casos, é praticamente impossível essa criação dar errado. São crianças que crescem com seu maior heroi dentro de casa, que cuida de você nos momentos difíceis, que sempre estarão prontos para conversar e entender seus problemas. Que se preciso, o acompanha nas lutas do dia a dia, mas também sabe a hora de te deixar caminhar sozinho, te dá a oportunidade de cair sozinho e acompanha você levantando, pois acredita na sua força! Esse é o mais difícil de encontrar por aí... É o teu melhor amigo.
Outro tipo de Pai, é aquele que conseguiu ter tempo para te ensinar muita coisa, mas ainda assim, teve que ir embora antes do tempo... antes de te ver completamente formado. Se bem plantada, essa semente tenderá a gerar bons frutos. É normal em vários momentos da vida, difíceis, alegres, tristes, se sentir a presença desses homens que Deus achou por bem nos ajudar nos primeiros passos.
Pode até não vê-los, 
mas estão de alguma forma perto de seus filhos.

Enfim, o Pai Nerd não só está com seu filho nos melhores momentos da infância, como está também participando diretamente dessa infância. Está mesclando duas épocas diferentes que estão juntas por compartilharem de algumas paixões. Talvez isso seja fácil para aqueles que nunca deixaram o garoto que um dia foram crescerem e se tornarem chatos adultos que só falam de negócios, dinheiro ou estudo. Não critico a forma como nenhum pai cria seu filho. Cada qual sabe de si. Mas não consigo pensar em forma melhor do que ser criança junto com ele... Mas não uma criança qualquer... Uma criança madura!

 

 Esse é um vídeo que eu gosto bastante. Tem quase dez minutos e para muitos é uma tremenda besteira. Para mim, é algo tão emocionante que quase me leva às lágrimas. Um pai (Nerd) alimentando os sonhos de um filho... alimentando todo o mundo fantástico e mágico que, originalmente, deve pertencer às crianças. São delas, então para que roubá-lo? Quem dera pudéssemos, de vez em quando, nos preocupar muito mais com quem pode vencer o Galactus do que com as orbigações que devem ser entregues na segunda no trabalho.

"Se mais pais dissessem isso aos seus filhos,
o mundo teria mais pessoas com poderes cósmicos!"

Outra dica é um blog de um Pai Nerd que conta sua vida com seu filho; postagens bacanas e que nos faz pensar o que realmente importa no nosso contato com eles. É algo que sem dúvida farei assim que souber que serei pai. :)


No mais... Feliz Dia Dos Pais!  Postagem dedicadas a eles, sejam Nerds ou não!

Acho que meus três pais juntos se tornam o Pai perfeito. Cada qual é especial de sua forma...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário