Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

domingo, 18 de dezembro de 2011

COMO ESTOU DIRIGINDO?


Muito mal, se quer saber!

Para ter noção de como andam a educação e desrespeito no Brasil, basta você prestar atenção no trânsito. Isso mesmo, no trânsito! As pessoas estão dirigindo muito mal e percebemos isso não só no dia a dia das cidades, mas inclusive em BR's ou quando viajamos.

Sempre que viajo com um amigo pelo Rio Grande do Norte, "nós" salvamos muitas vidas. Não é metáfora ou modo de dizer. Nós, literalmente, salvamos muitas vidas. Hoje, as pessoas responsáveis no trânsito precisam dirigir por elas e pelas outras. Viajar com esse amigo é sempre uma aula de direção, educação e cuidados.

Tudo começa antes mesmo da viagem, quando todos aqueles itens importantes são revisados num posto: calibragem de pneus, óleo, gasolina, água do motor, etc. etc. etc. Com o carro todo pronto, pegamos a estrada, e aí começam várias outras lições.

Em praticamente 100% do tempo da viagem, seja quanto tempo ela dure, o meu amigo está com as duas mãos no volante, mantendo assim o controle do carro e tornando mais fácil possíveis movimentos bruscos, se necessário (algo que nunca precisou). A velocidade média de 80Km/h nos ajuda a chegar sãos e salvos em nosso destino. E sabe o que é mais engraçado? Os que passam por nós a 100, 110, 120, quase sempre  encontramos mais à frente, seja em um semáforo, seja em um pequeno engarrafamento... ou seja, o tempo que ganham em viajar a uma velocidade maior, é, por vezes, mínimo. Apenas o perigo aumenta.

Você pode estar se perguntando como nós salvamos vidas na estrada. Nós impedimos o carro que vem atrás de ultrapassar, quando o local não é propício para o ato. Quando vimos que a tentativa pode ser arriscada, chegamos a aumentar a velocidade apenas para impedir que o carro que vem atrás queira ultrapassar em uma faixa perigosa. Quando há pontes sobre rios e riachos, sempre ficamos parados de um lado da ponte, esperando que o que vem do outro lado passe. Enquanto já vimos, por exemplo, ultrapassagens nas próprias pontes. Sabe o que é pior? Esse "motorista" não arrisca apenas a vida dele. É alguém que não tem amor pela família e muito menos respeito pelos outros. Se morresse só ele, vá lá. Era um irresponsável a menos. Mas o problema está no fato dele levar outras vidas com ele.

Encontrar uma gentileza no trânsito, hoje em dia, é coisa mais rara. Muito pelo contrário, encontramos muito mais os malandros que se acham super inteligentes e cometem infrações para lograr o outro. Como diz meu amigo: "Já pensou se retirassem as buzinas dos carros? O trânsito pararia", pois parece que o povo confunde o acelerador com a buzina. Este meu amigo (campeão de Rallye, diga-se de passagem) muito raramente utiliza a buzina. E quando vê alguém em uma faixa de pedestres, sempre pára, e diz: "Ora se por causa de 20 segundos eu vou perder a oportunidade de fazer uma gentileza a alguém!".

Um dos fatos mais bizarros que já nos aconteceu, foi em Mossoró, quando deixamos o nosso carro no mecânico e fomos atravessar a rua para comprar picolés. Nós estávamos na faixa de pedestres, o semáforo estava VERMELHO, e os carros estavam passando e nós não conseguíamos atravessar. Dá pra acreditar?

Sem falar nos xingamentos, não é? Acredito que todos que estão lendo esta postagem já perceberam a falta de educação no trânsito. Xingamentos e gritos são os campeões... Não há respeito com os mais velhos e preconceito com muitas mulheres. 

Acontece, leitores, que todo esse retrato dos motoristas do Brasil (porque isso acontece em todo o país), nada mais é do que reflexo da falta de educação e moral pela qual o país passa. Quando vemos, por exemplo, carros oficiais com multas e não respeitando a Lei do Trânsito (há várias reportagens sobre isso pelas mídias), as pessoas se acham no direito de fazê-lo também. Ora, se quem deveria dar o exemplo não está fazendo por onde, como cobrar dos demais motoristas? Claro que quem tem um mínimo de consciência, não depende dos exemplos que deveriam vir de cima, pois fazem sua parte independente da situação, mas as demais pessoas pensam dessa forma, infelizmente.

Percebam que o trânsito de países como Alemanha, Inglaterra, Estados Unidos e vários outros (pergunte a quem os conheceu), são INFINITAMENTE mais educados do que o nosso! Há uma política rígida e exemplos que vêm de cima. Não há nesses países o descaso descarado com o bem público e a impunidade plena para com os que estão representando a nação. Enquanto os brasileiros acharem que ser político dá status, e houver um tratamento de realeza para com quem afunda mais e mais o Brasil, não haverá solução. Ser político é ser representante, é ser EMPREGADO da Nação.

Se as pessoas percebessem tudo isso, talvez nosso trânsito fluísse muito melhor.

_____
Como as férias estão chegando, segue um CheckList para que você revise seu carro antes de viajar e contribua para a segurança de sua família e dos outros motoristas:

Verifique os seguintes itens:

1. Nível do óleo,
2. Nível da água da bateria,
3. Parte elétrica,
4. Calibragem dos pneus (não esqueça do estepe),
5. Itens obrigatórios de segurança,
6. Validade do extintor de incêndio
7. Macaco, triângulo e chave de roda,
8. Lâmpadas - estão funcionando?
9. Água do radiador
10. Fluido de freio
11. Encher o tanque de combustível
12. Encher o depósito de água do limpador de pára-brisa e verificar a paleta do limpa-vidros
13. A documentação está em dia (DUT, IPVA, Seguro Obrigatório)?
14. É sempre bom levar uma lanterna e um Guia 4 Rodas com as principais estradas, restaurantes, hotéis, pousadas, postos de polícia rodoviária, etc..

Um comentário:

  1. Juro que esse cara que vc falou sou eu e não sei como vc não citou Arthur kkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir