Translate This Blog To Your Language!

Gostou? Então curte aí no FaceBook!

sexta-feira, 29 de março de 2013

COM OLHOS QUE CONTÊM O OLHAR ANTIGO

 "É bom sentá-lo novamente ao lado
Com olhos que contêm o olhar antigo
Sempre comigo um pouco atribulado
E como sempre singular comigo."

- Soneto do Amigo (Vinícius de Moraes)

 E mais uma vez este blog fala sobre a Amizade... Saudações!

Quem acompanha as postagens semanais do Sensei Que Nada Sei, sabe o quanto escrevo sobre Amizade. É um assunto que eu me identifico, pois este é um dos sentimentos que acho mais lindo, mais puro. Não estou falando de coleguismo ou do contato diário com muitas pessoas que terminam por fazer parte do nosso cotidiano. Muitos desses vêm e vão. Estou falando dos AMIGOS! Aqueles que vêm e ... ficam! Sou abençoado por ter algumas amizades assim.

Esta postagem é sobre um desses grupos de amizade. Um grupo que começou maior, mas que no decorrer do tempo, foi-se, naturalmente, permanecendo com os que deveriam permanecer. Nisso o Tempo é imbatível. Ele tem a sabedoria necessária para agir. Este grupo é especial por alguns motivos, mas talvez o mais interessante deles, é que é o meu mais antigo grupo de amizade. Ele é composto por mim e três mulheres garotas. :) Eternas garotas. O Tempo as transformou em mulheres, guias de suas próprias vidas. Mas há algo que o tempo não alterou: o nosso próprio tempo. Somos praticamente os mesmos, quando estamos juntos. Não reconhecemos idades em nós mesmos. Seus nomes: Camila, Paula e Zulmira.
Zulmira - Paula 
Camila 

Em mais ou menos fevereiro de 1996 eu comecei a estudar com Camila (já se vão 17 anos desde que a conheci), Paula e Zulmira conheci dois anos mais tarde. Todas estudaram comigo até a 7ª Série do Fundamental (hoje 8º Ano). Foi quando eu saí da escola na qual estudávamos. Nunca mais voltamos a estudar juntos, mas nunca paramos de nos encontrar. Houve alguns anos que nos encontrávamos apenas umas duas ou três vezes no ano (no nosso aniversário), mas nos encontrávamos! Bobeira que demos, pois hoje, tentamos nos ver todos os meses. Mesmo no caso da distância. Zulmira mora no RJ, mas agora já sabe que tem que nos visitar sempre! :)
 

Foram muitos os momentos bons durante a escola. Não costumava passar o intervalo com elas. Geralmente eu estava ocupado com os meninos na quadra, ou jogando RPG com o grupo dos Nerds. :P Mas em sala, era incrível como sempre sentávamos próximos (era lugar marcado o ano inteiro). Os vários encontros para fazer trabalhos eram divertidíssimos. Lembramos de muita coisa até hoje.


Não lembro de nenhum desentendimento de minha parte com elas. Até porque, como único homem na história, é melhor eu sempre concordar com as garotas. rsrsrs brincadeira. Tínhamos planos que não se concretizaram, como morarmos todos em apartamentos no mesmo prédio. Uma coisa parecida com FRIENDS. Quem sabe um dia ainda, né não?


Camila sempre foi a mais emotiva. Uma garota que para muitos, poderia não ser tão fácil de lidar. Nunca tive problemas com isso! ^^ Uma menina de sorriso singelo, mas forte em suas decisões e pensamentos. Paula sempre foi a razão. A mais nova e ao mesmo tempo a mais experiente. Lembro-me de ter perguntado a ela primeiramente se eu deveria fazer a barba. rsrsrs Acho que ela nem lembra disso. Eu tinha 14 anos (precoce, não?). Não lembro direito a resposta dela, mas lembro que disse para eu ter cuidado se resolvesse fazer, para não me cortar. *__* Já Zulmira era sempre a mais agitada. De animação contagiante, parecia ser a mais "maluca" desse grupo. A que falava mais alto e quase sempre sorrindo.


 

Eu não sei se as pessoas hoje costumam ter por perto seus amigos de infância. Eu espero que sim, pois cada reencontro é recheado de risadas e lembranças. Algo que nos mantêm jovens.



No mais, acredito que cada (re)encontro na nossa vida, acontece por alguma razão. Não sei se já havíamos nos encontrado antes, nalgum outro tempo. Mas de uma coisa tenho certeza, esses encontros não acabam por aqui. Ainda que passemos uns pelos outros, noutros tempos, ainda que apenas nos cruzemos, ainda que estejamos em mesas separadas em um restaurante com rostos diferentes, com outras idades, quero ter a sensação espiritual de que já as conheço. Sei que isso acontece. Assim vejo a vida, e ela fica muito mais bonita. Quero a sensação de que isso vai além. Quero o reencontro, ainda que rápido, noutras estações, ainda que peguemos vagões diferentes ao embarcar. A estação serve para isso: para os rápidos reencontros. Por enquanto, estamos juntos, e devemos aproveitar isso.


 
 
Meninas, garotas, mulheres... obrigado por ser quem são. Obrigado por terem cruzado meu caminho e por permanecerem nele por todos esses anos. Que venham muitos mais. Que estejamos juntos nos momentos alegres e também nos difíceis. Que levemos as crianças que fomos sempre ao nosso lado em cada reencontro. Eles merecem estar sempre juntos.

 
 Amo vocês!
 

2 comentários:

  1. ohh q lindoo!! Oq vc escreveu foi lindo, um texto lindo para expressar em palavras um dos sentimentos mais puros e bonitos a amizade de verdade.
    Adorei as descrições, e devo dizer q realmente n lembrava da pergunta da barba, mas a resposta eh minha cara mesmo kkkkk
    Q Deus abençoe nossa amizade e mesmo q os rumos das nossas vidas nos leve a lugares diferentes, sempre estaremos juntos e qd houver oportunidade com certeza iremos nos encontrar.
    Amo mt vcs! Sempre procuro marcar encontros, pois vcs são das pouquíssimas pessoas q independente de como estou me sentindo conseguem me fazer feliz.
    BJOSSS s2

    ResponderExcluir